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Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens que se seguem, acerca das transformações do mundo do trabalho.
Historicamente, as inovações tecnológicas radicais que alteraram os modos de trabalhar com o intuito de colocar o homem como apêndice da máquina foram recebidas com forte resistência dos trabalhadores.
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O trabalho do psicólogo em organizações demanda conhecimentos específicos sobre técnicas de recrutamento, seleção, treinamento, avaliação e remanejamento de pessoal. Considerando que seu trabalho pode incluir a realização ou assessoria para realização desses processos, julgue os itens a seguir.
A descrição do cargo é um instrumento útil na psicologia organizacional porque favorece os processos de recrutamento, seleção, treinamento, avaliação, promoção e remanejamento de pessoal.
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Uma funcionária de 25 anos de idade procurou o serviço de psicologia do órgão em que trabalha, queixando-se de desânimo, irritabilidade, dor de cabeça matinal e muito desinteresse pelo trabalho. Disse que estava cansada e que não gostava dos colegas nem do chefe, porque eles eram inconvenientes em suas brincadeiras. Nunca participava de reuniões sociais e tinha dificuldade em participar de reuniões de trabalho, porque não conseguia expressar suas opiniões nem recusar tarefas para as quais era indicada, mesmo que estivesse sobrecarregada. Estava com dificuldade para dormir e, à noite, rolava na cama, pensando no quanto trabalhava enquanto seus colegas tinham tempo para um cafezinho e um bate-papo na copa da repartição.
Julgue os itens seguintes, relativos ao atendimento psicológico para essa funcionária.
O ensaio comportamental é uma técnica útil para treinar essa paciente a recusar tarefas na situação de trabalho.
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Uma funcionária de 25 anos de idade procurou o serviço de psicologia do órgão em que trabalha, queixando-se de desânimo, irritabilidade, dor de cabeça matinal e muito desinteresse pelo trabalho. Disse que estava cansada e que não gostava dos colegas nem do chefe, porque eles eram inconvenientes em suas brincadeiras. Nunca participava de reuniões sociais e tinha dificuldade em participar de reuniões de trabalho, porque não conseguia expressar suas opiniões nem recusar tarefas para as quais era indicada, mesmo que estivesse sobrecarregada. Estava com dificuldade para dormir e, à noite, rolava na cama, pensando no quanto trabalhava enquanto seus colegas tinham tempo para um cafezinho e um bate-papo na copa da repartição.
Julgue os itens seguintes, relativos ao atendimento psicológico para essa funcionária.
A descrição de variáveis específicas do ambiente de trabalho é irrelevante para a avaliação da queixa.
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A revista Veja, em sua edição de 11/2/2004, apontou os policiais e os agentes de segurança privados como líderes em respostas de estresse relacionado ao trabalho. Segundo a reportagem, esses profissionais estão em estado de alerta 24 horas por dia, temem represálias dos bandidos e não conseguem relaxar durante os períodos de folga e de férias. Considerando a complexidade e o risco inerente às atividades desenvolvidas diariamente por esses profissionais, julgue os itens a seguir, relativos ao estresse e à assistência a policiais.
O estado de alerta contínuo e a incapacidade para relaxar não são indicadores de estresse para policiais porque a tarefa que a eles compete requer esse tipo de comportamento.
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Nas organizações, diversos indicadores negativos têm gerado preocupações crescentes para gestores do trabalho. Tais indicadores aparecem sob as formas de rotatividade de pessoal, absenteísmo, incidência de agravos à saúde e licenças médicas. Tendo em vista esse cenário de inquietação organizacional, as empresas e instituições públicas têm implementado os programas de qualidade de vida no trabalho (QVT). Com base na temática de QVT, julgue os seguintes itens.
Um programa de QVT deve reforçar a dicotomia entre bem-estar e produtividade como um valor fortemente presente em certos modelos de gestão do trabalho.
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Nas organizações, diversos indicadores negativos têm gerado preocupações crescentes para gestores do trabalho. Tais indicadores aparecem sob as formas de rotatividade de pessoal, absenteísmo, incidência de agravos à saúde e licenças médicas. Tendo em vista esse cenário de inquietação organizacional, as empresas e instituições públicas têm implementado os programas de qualidade de vida no trabalho (QVT). Com base na temática de QVT, julgue os seguintes itens.
As ações em QVT devem ter como alvo, a médio e longo prazos, a prevenção de agravos à saúde, primando por criar um ambiente social de trabalho que estimule e propicie as vivências de bem-estar dos trabalhadores.
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Nas organizações, diversos indicadores negativos têm gerado preocupações crescentes para gestores do trabalho. Tais indicadores aparecem sob as formas de rotatividade de pessoal, absenteísmo, incidência de agravos à saúde e licenças médicas. Tendo em vista esse cenário de inquietação organizacional, as empresas e instituições públicas têm implementado os programas de qualidade de vida no trabalho (QVT). Com base na temática de QVT, julgue os seguintes itens.
A implantação de um programa de QVT de natureza preventiva deve ter como pressuposto uma sinergia organizacional, na qual é imprescindível a cooperação de profissionais de formação diversa, o compromisso de gestores de diferentes escalões hierárquicos e a realização de parcerias intersetoriais no âmbito das organizações.
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Nas organizações, diversos indicadores negativos têm gerado preocupações crescentes para gestores do trabalho. Tais indicadores aparecem sob as formas de rotatividade de pessoal, absenteísmo, incidência de agravos à saúde e licenças médicas. Tendo em vista esse cenário de inquietação organizacional, as empresas e instituições públicas têm implementado os programas de qualidade de vida no trabalho (QVT). Com base na temática de QVT, julgue os seguintes itens.
As práticas antiestresse que geralmente compõem os programas de QVT (como ginástica laboral, ioga e tai chi chuan), embora sejam importantes atividades de compensação do desgaste originado nos ambientes de trabalho, são paliativos, pois não atuam nas causas efetivas do estresse, como posto de trabalho inadequado e estilo gerencial autoritário.
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As organizações constituem cenários nos quais processos de relacionamento interpessoal acontecem. Dessa forma, quando o objetivo é compreender as razões subjacentes a comportamentos e desempenhos é imprescindível atentar ao fato de eles ocorrerem em uma determinada organização que possui características específicas. Em face dessa assertiva, julgue os itens a seguir.
O conhecimento constitui um dos elementos que fazem alguém deter poder na organização, desde que esse conhecimento seja considerado importante, necessário e insubstituível por outros membros.
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