Questões de Psicologia do ano 2004

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A análise de cargo visa a

avaliar as condições de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes quanto à importância das relações humanas no contexto de trabalho.

O estilo de liderança depende indiretamente das relações de poder e define a motivação das equipes de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acredita-se que existam três processos que influenciam a atuação do indivíduo em grupos. São eles: complacência, identificação e internalização. Identificação no processo grupal é adotar uma atitude:

  • A.

    avorável de uma terceira pessoa ou grupo, mas sem aceitar ou crer nessa atitude ou opinião.

  • B.

    como sendo sua por coadunar com suas perspectivas.

  • C.

    de repúdio em relação ao grupo.

  • D.

    de outra pessoa, ou opinião, incorporando-a à sua auto-imagem.

  • E.

    sem compreender de fato o que está acontecendo.

Kurt Lewin afirma que determinados elementos são funda- mentais para a sobrevivência de um grupo. São eles:

  • A.

    independência, contemporaneidade e garra.

  • B.

    atmosfera social, existência e dependência.

  • C.

    existência, interdependência e contemporaneidade.

  • D.

    adaptação, independência e comunicação.

  • E.

    autoritarismo, garra e comunicação.

A depressão puerperal exacerbada, conhecida comumente como psicose puerperal, caracteriza-se por:

  • A.

    repúdio total ao bebê, permanente tristeza, afastamen- to, ausência, insônia, inapetência, descuido com a pró- pria aparência.

  • B.

    reação emocional transitória a um "evento menor", com duração de poucas horas a poucos dias e raramente interferindo gravemente no funcionamento individual.

  • C.

    expressão de alegria sem preocupação com o bebê, agindo como se nada tivesse acontecido.

  • D.

    grandiloqüência, amoralidade, impulsividade intensa.

  • E.

    excesso de zelo da mãe com o bebê recém-nascido.

Na depressão reativa (luto sem complicação - DSM III-R), destacam-se como sinais e sintomas predominantes:

  • A.

    euforia temporária imediatamente seguida de momentos depressivos.

  • B.

    culpa injustificada, agitação psicomotora (inquietação) e amorfismo afetivo.

  • C.

    isolamento, não-percepção do que gera o estado anímico e ambivalência afetiva (caracterizada sobretudo pela querelância e refratariedade).

  • D.

    entristecimento, perda localizada no tempo e espaço histórico do indivíduo, empobrecimento de afeto e sentimento de angústia ligada ao contexto de perda.

  • E.

    idéias auto-destrutivas, insônia, hipersonia, estreitamento das perspectivas existenciais até seu anulamento.

A expressão "terceira força", selecionada como forma de transmitir uma divergência radical do que têm sido as for- ças maiores da Psicologia Moderna, surgiu com a(o):

  • A.

    Psicanálise e a Teoria Marxista.

  • B.

    Gestalt e a Fenomenologia.

  • C.

    Gestalt e a Teoria Cognitivo-Comportamental.

  • D.

    Existencialismo e Teorias Comportamentais.

  • E.

    Behaviorismo e a Teoria Psicanalítica.

Ao psicólogo clínico cabe realizar, entre outras atividades, o psicodiagnóstico. Este pode ser entendido como uma:

  • A.

    classificação de características e itens idênticos e pode ser adotado com diferentes objetivos.

  • B.

    revelação de reações individuais que não se vale de auto-relatos ou da avaliação do classificador.

  • C.

    percepção do que o indivíduo de fato faz, que pode ser de difícil interpretação e representar ou não todos os comportamentos de uma pessoa.

  • D.

    identificação das forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologias.

  • E.

    elaboração do estilo comportamental real e peculiar, bem como de sutilezas e emoções, tendendo a ser difíceis sua codificação e interpretação.

Segundo Skinner, "o que propicia a aprendizagem dos comportamentos é a ação do organismo sobre o meio e o efeito resultante, no sentido de satisfazer-lhe alguma necessidade, ou seja, a relação que se estabelece entre uma ação e seu efeito". Essa conceituação diz respeito à(ao):

  • A.

    teoria da aprendizagem social.

  • B.

    reforçamento primário.

  • C.

    reforçamento secundário.

  • D.

    condicionamento operante.

  • E.

    condicionamento clássico.

Wundt, como outros teóricos, contribuíram para a Psicologia Moderna que surgiu na Alemanha, no século XIX, bus cando delimitar seu campo de estudo. Além desta participação, que papel teve Wundt na História da Psicologia?

  • A.

    Formulou a lei de causa e efeito.

  • B.

    Passou a produzir o conhecimento científico em laboratórios.

  • C.

    Foi um grande pesquisador sobre os sonhos.

  • D.

    Definiu a razão como essência e peculiaridade do homem.

  • E.

    Iniciou os estudos sobre "o inconsciente".

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...