Questões de Psicologia do ano 2005

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Tendo ainda o texto como referência, julgue os itens subseqüentes. A recorrência de pensamentos sobre tocar o corpo de uma criança para satisfação sexual, ou visualizar imagens de violência sexual contra uma criança, na ausência ou na presença da criança, é suficiente para o diagnóstico de pedofilia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo ainda o texto como referência, julgue os itens subseqüentes. A pessoa que mantém relações sexuais forçadas com uma criança, toca seus genitais ou seu corpo de modo erótico é pedófila.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo ainda o texto como referência, julgue os itens subseqüentes. Crianças abusadas sexualmente podem desenvolver pedofilia no futuro, como mostram os estudos sobre a etiologia dessa condição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo ainda o texto como referência, julgue os itens subseqüentes. Pedofilia é considerada uma condição crônica, para a qual um processo terapêutico bem sucedido não resulta em cura, mas no controle de comportamentos abusivos, na identificação e no controle de estímulos desencadeadores da resposta abusiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens, acerca de comportamento sexual e pedofilia.

A incidência de pedofilia entre padres é maior que entre outros grupos masculinos como médicos, desportistas e professores, provavelmente devido ao celibato imposto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens, acerca de comportamento sexual e pedofilia.

O baixo nível de competência social e a dificuldade para obter satisfação em relações sexuais consentidas têm sido associados à etiologia do abuso sexual de crianças.

  • C. Certo
  • E. Errado


Julgue os itens seguintes, relativos aos procedimentos e técnicas interventivas possíveis para o tratamento de Maria, na situação hipotética descrita no texto.

O questionamento socrático seria contra-indicado para Maria porque ela tem história de dificuldades de relacionamento e problemas múltiplos, que poderiam se estender ao contexto psicoterapêutico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando-se o que Sigmund Freud informa nos textos Psicopatologia da vida cotidiana, Análise de uma fobia em um menino de cinco anos e Neurose e psicose, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    a expressão histeria de angústia é usada, pelo autor, como sinônimo de fobia, pois essa estrutura psicológica é muito semelhante à da histeria, distinguindo-se dela por, apenas, um ponto — o fato de que, na histeria de angústia, a libido, que é liberada do material patogênico pela repressão, não se converte, ou seja, não se desvia da esfera mental para uma somatização, mas é posta em liberdade na forma de ansiedade.

  • B.

    a formação de substituições e contaminações ocorrentes nos lapsos da fala é um co-meço do trabalho de deslocamento e pode ser encontrada em atividade, de forma se-melhante, quando da construção de chistes.

  • C.

    a neurose é o resultado de um conflito entre o ego e o id, ao passo que a psicose é o desfecho análogo de um distúrbio semelhante entre o ego e o mundo externo, embora os delírios psicóticos funcionem como um remendo exatamente no lugar em que apa-rece uma fenda na relação do ego com o mundo externo.

  • D.

    três condições são necessárias para o esquecimento de um nome acompanhado de uma ilusão de memória: certa predisposição para esquecer o nome; um processo de supressão realizado um pouco antes; e a possibilidade de se estabelecer uma associa-ção externa entre o nome em questão e o elemento previamente recalcado.

Freud descreve cinco tipos de resistência do sintoma à cura. São resistências provenientes, EXCETO:

  • A.

    do recalque.

  • B.

    do sofrimento.

  • C.

    da transferência.

  • D.

    do ganho secundário da doença.

O processo de associação livre é o processo através do qual, por meio do discurso e da palavra, pode-se acessar o inconsciente do sujeito e o sujeito do inconsciente. Em relação à associação livre, ocorre:

  • A.

    uma arbitrariedade na ligação entre significante e significado, que permite o acesso ao inconsciente do sujeito.

  • B.

    um encadeamento de idéias que denotam, antes de tudo, as resistências do sujeito ao tratamento através da palavra.

  • C.

    uma escolha de signos lingüísticos mutáveis e imutáveis que revelam a contradição lingüística da língua.

  • D.

    uma seleção, algo que se desenrola em uma sucessividade que permite diferenciar a noção de tempo psíquico da noção de tempo real e que permite definir os circuitos do desejo.

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