Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o processo de avaliação psicológica, é correto afirmar
Na aplicação de um teste, temos uma situação em que o sujeito é submetido a um conjunto de tarefas que são definidas e executadas situacionalmente, ou seja, conforme o rapport estabelecido entre o psicólogo e o cliente.
Quando necessário, em função do princípio de adaptabilidade, o qual orienta todo processo avaliativo, deve-se adequar as orientações de aplicação, por exemplo, as instruções e o tempo, à especificidade de cada situação de testagem.
Compreende um momento de devolução da avaliação ao cliente, sendo que neste são repassados os resultados aferidos, as interpretações feitas e as bases que fundamentam tais conclusões
Um processo avaliativo, por suas limitações teóricas, práticas e éticas, limita-se à formulação de um diagnóstico e prognóstico. Quando a avaliação é solicitada por outro profissional, por exemplo, um psiquiatra, caberá a este definir o processo de intervenção.
Observemos a seguinte citação adaptada de Aberastury e Knobel (2000) sobre a adolescência: "O pai que recrimina o seu filho para que estude, porque tem uma prova no outro dia, fica desconcertado frente à resposta do adolescente: Dá para estudar, a prova é só amanhã!". Como sublinham os autores, a adolescência é um momento do desenvolvimento em que a urgência é enorme, e a postergação, irracional. Desta forma, assinale a alternativa que identifica corretamente a característica da adolescência apontada pelos autores.
Necessidade de intelectualizar e fantasiar.
Atitude social reivindicatória.
Deslocalização temporal.
Flutuação de humor.
A tendência ao vínculo grupal.
O desenvolvimento da linguagem, se considerarmos o ciclo vital do indivíduo, é extremamente acelerado, pois já nos primeiros anos de vida ocorre a aquisição da língua em sua estrutura fonética, morfológica, semântica e sintática. Um dos primeiros estágios dessa aquisição é aquele em que uma verbalização como "oné" pode significar "tira o boné". Neste contexto, assinale a alternativa que identifica corretamente o estágio do desenvolvimento da linguagem caracterizado nesse exemplo.
Observe o seguinte extrato de um exame realizado por Piaget com uma criança: "Se uma pedra cai por terra, ela sente – Sim. – Por quê? – Porque isto a quebra. – Uma mesa pode sentir dor? – Não. – Ela sente se a quebrarmos? – Sim, claro". Assinale a alternativa que identifica corretamente essa forma de pensar da criança.
Realismo Nominal.
Sincretismo.
Artificialismo.
Fabulação.
Animismo.
Considerando o processo grupal, assinale a alternativa incorreta.
Um grupo constitui-se da associação de duas ou mais pessoas que interagem e partilham objetivos comuns, possuem uma relação estável, são mais ou menos independentes e têm a percepção de pertencer a um grupo.
Um grupo constitui-se da associação de duas ou mais pessoas que interagem e partilham objetivos comuns, possuem uma relação estável, são mais ou menos independentes e têm a percepção de pertencer a um grupo.
O papel corresponde ao prestígio desfrutado pelo membro de um grupo no âmbito deste, podendo se dar em função da percepção que o sujeito tem de si ou de como o grupo o percebe.
A coesão é definida como a resultante das forças que agem sobre um membro para que ele permaneça no grupo.
A influência social refere o fato de uma pessoa induzir outra a um determinado comportamento, podendo esta influência assentar em diferentes bases de poder: recompensa, coerção, conhecimento, informação etc.
Discordando dessa técnica de abordagem, uma psicóloga propôs outro tipo de atendimento para L.S: "Vamos estabelecer uma relação na qual tenhamos uma posição ativa através de intervenções cujo foco seja o tratamento dos sintomas de Déficit de Atenção/Hiperatividade, mas isso em função da relação existente entre o impulso, a ansiedade e a defesa a eles subjacente. Desta forma, nossa atividade interpretativa visará aos conflitos subjacentes aos sintomas, mediante a manipulação da relação transferencial". Considerando essa descrição, assinale a alternativa que identifica corretamente essa outra abordagem terapêutica.
Terapia Comportamental
Terapia Cognitiva.
Psicodrama.
Terapia Breve.
Psicanálise (Análise).
Para o tratamento de L.S., criança mencionada na questão anterior, uma psicóloga do Serviço de Psicologia que a avaliou propôs o seguinte tratamento: "Inicialmente, vamos utilizar uma técnica de automanejo, cuja finalidade é a de ensiná-la a identificar e registrar os comportamentos associados ao seu déficit de Atenção/Hiperatividade. Em seguida, vamos desenvolver um conjunto de estratégias de pensamento que lhe permita se auto-instruir e, assim, modular seu comportamento para controlá-lo". Considerando essa descrição, assinale a alternativa que identifica corretamente essa abordagem terapêutica.
Terapia Comportamental.
Terapia de Apoio.
Terapia Centrada-no-Cliente.
Psicodrama.
Terapia Breve.
Uma outra criança, chamada LS, com aproximadamente 7 anos, também foi avaliada neste Serviço de Psicologia. Considere, então, as seguintes afirmações:
I. Agita as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira.
II. Mostra dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer.
III. Freqüentemente abandona sua cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado.
IV. Corre ou escala em demasia, em situações nas quais isto é inapropriado.
V. Mostra-se facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa que realiza. Considerando que desta vez a psicóloga levantou a hipótese de Déficit de Atenção/Hiperatividade, assinale a alternativa correta.
A criança pode ter apresentado os sintomas contidos nos itens I, II, III e IV, apenas.
A criança pode ter apresentado os sintomas contidos nos itens II, III, IV e V, apenas.
A criança pode ter apresentado os sintomas contidos nos itens I, II, III e V, apenas.
A criança pode ter apresentado os sintomas contidos nos itens I, II, IV e V, apenas.
A criança pode ter apresentado os sintomas contidos nos itens I, II, III, IV e V.
Uma criança, denominada R.T, que apresenta um comprometimento acentuado e geral do desenvolvimento, foi avaliada num Serviço de Psicologia. Neste contexto, considere as seguintes afirmações:
I. Acentuado comprometimento dos comportamentos não-verbais (contato visual, expressão facial, postura corporal e gestos), que regulam a interação social.
II. Padrões restritos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades (maneirismos motores repetitivos e estereotipados e preocupação persistente com as partes dos objetos).
III. Desaceleração do crescimento craniano e perda das habilidades manuais voluntárias.
IV. Severo e persistente prejuízo da interação social e desenvolvimento de padrões restritos e repetitivos de comportamento. Inexiste um atraso geral clinicamente significativo na linguagem, no desenvolvimento cognitivo e nas habilidades de auto-ajuda.
V. Prejuízo na atividade comunicativa (acentuada dificuldade para iniciar ou desenvolver uma conversação e linguagem estereotipada). Considerando que a criança foi diagnosticada, segundo a hipótese de autismo, assinale a resposta correta.
A criança pode ter apresentado os sintomas contidos nos itens I, II e III, apenas.
A criança pode ter apresentado os sintomas contidos nos itens III, IV e V, apenas.
A criança pode ter apresentado os sintomas contidos nos itens II, III e IV, apenas.
A criança pode ter apresentado os sintomas contidos nos itens I, II e V, apenas.
A criança pode ter apresentado os sintomas contidos nos itens I, II, III e V, apenas.
Dentre os transtornos psíquicos, um dos mais relevantes é a esquizofrenia. Assinale a alternativa cujo sintoma não é característico para a formulação do diagnóstico deste transtorno.
Agorofobia.
Alucinações.
Delírios.
Comportamento amplamente desorganizado ou catatônico.
Discurso desorganizado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...