Questões de Psicologia do ano 2006

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A idéia piagetiana de que a ação é o ponto de partida da razão e fonte da organização e reorganização contínua da percepção, é corretor afirmar que:

  • A.

    o processo de equilibração tem uma relação correspondente à organização lógica.

  • B.

    o ensino organizado e sistemático é a única forma capaz de chegar à estruturação da inteligência.

  • C.

    as características fundamentais da inteligência: objetivação, generalização, classificação e ordenação são prejudicadas pelo processo de subjetivação.

  • D.

    a dinâmica de articulação entre os níveis de inteligência, do desejo, do organismo e do corpo não é afetada pelo problema de aprendizagem.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Os afetos são formados e estão diretamente relacionados às mais variadas experiências que as crianças e adolescentes vivenciam ao decorrer de suas vidas, determinam assim sua percepção em relação aos objetos. Sendo assim, é correto afirmar que:

  • A.

    o sintoma deve ser entendido como único código através do qual a criança pode dizer de si.

  • B.

    a dificuldade que a família moderna encontra em impor limites à criança é determinante para a geração de uma construção sintomática.

  • C.

    embora tenha a característica de tradução da criança, o sintoma também apresenta o que há de sintomático na família.

  • D.

    a criança apresenta um sintoma a partir do momento em que se sente frustrada nas suas demandas básicas.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em seu texto "Três ensaios sobre a teoria da sexualidade" (1935), Freud apresenta as fases psicossexuais da organização da libido. Estas são intrinsecamente importantes para entender o desenvolvimento infantil e aspectos fundamentais do adolescente em virtude dos afetos que elas engendram. Assim, é correto afirmar que:

  • A.

    não se pode identificar como sexual o prazer causado pela excitação ritmada nas zonas corporais.

  • B.

    a sucção do recém-nascido, a sucção do polegar, do cigarro e o beijo, não são atividades que podem ser consideradas como fazendo parte do mesmo processo erótico.

  • C.

    a ambivalência descoberta pela criança na fase anal, faz com que esta se apresente sensibilizada e, por isso, seu pensamento é caracterizado pelo bom senso, pela prudência, pela objetividade de observação.

  • D.

    o comportamento da criança, do adolescente e até mesmo do adulto só pode ser compreendido a partir das fases de desenvolvimento psicossexuais.

Em relação ao processo de entrevista, é incorreto afirmar que

  • A.

    quando realizada com crianças, para que se favoreça a transferência ou empatia, é preciso estabelecer uma relação simétrica, inclusive na definição do enquadre.

  • B.

    no contexto hospitalar, alguns aspectos do enquadre, por exemplo, o tempo de duração de entrevista, deve, muitas vezes, ser adequado à condição da hospitalização.

  • C.

    num psicodiagnóstico, utilizamos a entrevista de devolução para transmitir ao cliente a compreensão dos resultados obtidos, em seus aspectos positivos e negativos.

  • D.

    numa entrevista psicoterápica, na qual prevaleça uma relação empática, veremos o psicólogo tentando perceber o outro tal qual ele se percebe.

  • E.

    numa entrevista, o processo comunicativo compreende tanto a linguagem verbal como a não-verbal, esta última em todas as suas modalidades de ocorrência.

Atualmente, observa-se a discussão de uma situação de estresse vinculada as situações de trabalho: a Síndrome de Burnout. Assinale a alternativa cuja afirmação, em relação a essa síndrome, é incorreta.

  • A.

    Decorre de uma constante e repetitiva pressão emocional associada a um intenso envolvimento com pessoas por longos períodos de tempo.

  • B.

    Sua manifestação está associada à existência de distúrbios psicopatológicos que a precedem.

  • C.

    Dentre as manifestações físicas que apresenta, temos: fadiga crônica, freqüentes dores de cabeça, problemas com o sono, úlceras digestivas, hipertensão arterial etc.

  • D.

    A ênfase está nos sintomas comportamentais e mentais e não, nos sintomas físicos.

  • E.

    Ocorrem manifestações emocionais do tipo: falta de realização pessoal, tendências a avaliar o próprio trabalho de forma negativa, vivências de insuficiência profissional, sentimentos de vazio, esgotamento, fracasso, impotência e baixa auto- estima.

No âmbito do grupo e, em particular, das relações de vínculo familiar, ocorre um fenômeno que pode ser descrito assim: "Trata-se de experiências vivenciais em que o impasse, a ambivalência e a confusão mentais são a conseqüência de mensagens comunicativas contraditórias e impossíveis de ser logicamente obedecidas." (Osório, 2000).

Assinale a alternativa que identifica corretamente este fenômeno.

  • A.

    Duplo Vínculo de Amor.

  • B.

    Vínculo de Ódio.

  • C.

    Duplo Vínculo.

  • D.

    Vínculo de Conhecimento.

  • E.

    Vínculo de Reconhecimento.

Em relação ao conceito de grupo no contexto da prática psicoterápica, é incorreto afirmar.

  • A.

    O tamanho do grupo deve considerar a viabilidade do processo comunicativo verbal e não-verbal em suas várias possibilidades, ou seja, visual, auditiva e verbal.

  • B.

    Um conjunto de pessoas forma um grupo, quando desenvolvem ações voltadas para objetivos que podem ou não ser compartilhados.

  • C.

    Num processo grupal, é possível distinguir dois níveis de identidade: aquela genuína ao grupo e aquela específica a cada membro do grupo.

  • D.

    Os membros de um grupo habitam um campo dinâmico no qual as interações afetivas gravitam em torno de fantasias, ansiedades, papéis etc.

  • E.

    No processo grupal, observa-se tanto uma força de fortalecimento como de desintegração da coesão grupal.

Sobre os fundamentos teóricos e técnicos do atendimento clínico psicoterápico com o adolescente, é incorreto afirmar que

  • A.

    as vivências adolescentes devem ser abordadas, considerando-se a organização do tempo que lhes é peculiar, ou seja, em função da realidade e não, do seu desejo imediato.

  • B.

    a participação dos pais na psicoterapia é uma exigência legal, todavia, ainda que não o fosse, seria necessária a inserção dos mesmos, uma vez que os lutos típicos da adolescência são vivenciados com eles.

  • C.

    numa perspectiva psicanalítica, diríamos que a contratransferência do analista poderá ocorrer tanto em relação ao adolescente como em relação aos pais deste.

  • D.

    numa perspectiva psicanalítica, diríamos que a contratransferência do analista poderá ocorrer tanto em relação ao adolescente como em relação aos pais deste.

  • E.

    a utilização de atividades como pintura e desenho são, muitas vezes, evitadas pelo adolescente, pois, dentre outros motivos, colocam-no num funcionamento infantilizado, o que, no contexto do luto pela identidade, gera angústia.

No âmbito dos fundamentos teóricos que subsidiam o atendimento clínico à criança, temos o conceito de objeto transacional proposto Winnicott. Assim, observe as seguintes afirmações:

I. Para nós, o objeto transacional é oriundo do exterior, mas, do ponto de vista da criança, não o é. Para a criança, ele provém de dentro, é uma alucinação.

II. A mãe, sendo suficientemente boa, deve modificar o objeto transacional e, assim, permitir que a criança simbolize a experiência de perda, ou seja, de castração.

III. O objeto transacional, uma vez que é apreendido pela criança como um objeto amado, exclusivamente amado, permite o deslocamento do ódio e da culpa para a realidade externa, portanto, enquanto elementos controláveis pelo seu ego.

Assinale a alternativa que identifica o(s) item(ns) incorreto(s).

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Considere a seguinte situação: "João, de 7 anos, estava numa loja de brinquedos. Queria um carrinho, mas sua mãe, por não ter condições, disse que não compraria. João comportou-se de forma mal-criada: chorou, xingou e gritou com ela. Ao chegar em casa, a mãe, por estar com muita raiva, preferiu não abordar o acontecido, mas, dias depois, para que ele não repetisse o comportamento de mal-criação, conversou com ele e o colocou de castigo: ficou sem ver televisão por um dia. Alguns dias depois, indo a mesma loja, diante de um novo brinquedo que a mãe também não comprou, João novamente foi malcriado com ela: chorou, xingou e gritou".

Considerando os fundamentos teóricos do behaviorismo, identifique a alternativa que, tal qual a situação descrita, explica corretamente a repetição do comportamento de João.

  • A.

    O reforço utilizado pela mãe foi negativo, quando deveria ser positivo.

  • B.

    O comportamento de mal-criação de João era respondente, mas a mãe o abordou como se fosse operante.

  • C.

    A mãe agiu corretamente, mas houve uma generalização da resposta de mal-criação (chorar, xingar e gritar), o que impediu sua extinção.

  • D.

    O procedimento da mãe não permitiu o estabelecimento de uma relação de contigüidade entre o comportamento de mal- criação e o reforço utilizado (punição).

  • E.

    O esquema de reforçamento utilizado pela mãe diante do comportamento de mal-criação foi de razão variável, quando deveria ser de razão fixa.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...