Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A idéia piagetiana de que a ação é o ponto de partida da razão e fonte da organização e reorganização contínua da percepção, é corretor afirmar que:
o processo de equilibração tem uma relação correspondente à organização lógica.
o ensino organizado e sistemático é a única forma capaz de chegar à estruturação da inteligência.
as características fundamentais da inteligência: objetivação, generalização, classificação e ordenação são prejudicadas pelo processo de subjetivação.
a dinâmica de articulação entre os níveis de inteligência, do desejo, do organismo e do corpo não é afetada pelo problema de aprendizagem.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Os afetos são formados e estão diretamente relacionados às mais variadas experiências que as crianças e adolescentes vivenciam ao decorrer de suas vidas, determinam assim sua percepção em relação aos objetos. Sendo assim, é correto afirmar que:
o sintoma deve ser entendido como único código através do qual a criança pode dizer de si.
a dificuldade que a família moderna encontra em impor limites à criança é determinante para a geração de uma construção sintomática.
embora tenha a característica de tradução da criança, o sintoma também apresenta o que há de sintomático na família.
a criança apresenta um sintoma a partir do momento em que se sente frustrada nas suas demandas básicas.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Em seu texto "Três ensaios sobre a teoria da sexualidade" (1935), Freud apresenta as fases psicossexuais da organização da libido. Estas são intrinsecamente importantes para entender o desenvolvimento infantil e aspectos fundamentais do adolescente em virtude dos afetos que elas engendram. Assim, é correto afirmar que:
não se pode identificar como sexual o prazer causado pela excitação ritmada nas zonas corporais.
a sucção do recém-nascido, a sucção do polegar, do cigarro e o beijo, não são atividades que podem ser consideradas como fazendo parte do mesmo processo erótico.
a ambivalência descoberta pela criança na fase anal, faz com que esta se apresente sensibilizada e, por isso, seu pensamento é caracterizado pelo bom senso, pela prudência, pela objetividade de observação.
o comportamento da criança, do adolescente e até mesmo do adulto só pode ser compreendido a partir das fases de desenvolvimento psicossexuais.
Em relação ao processo de entrevista, é incorreto afirmar que
quando realizada com crianças, para que se favoreça a transferência ou empatia, é preciso estabelecer uma relação simétrica, inclusive na definição do enquadre.
no contexto hospitalar, alguns aspectos do enquadre, por exemplo, o tempo de duração de entrevista, deve, muitas vezes, ser adequado à condição da hospitalização.
num psicodiagnóstico, utilizamos a entrevista de devolução para transmitir ao cliente a compreensão dos resultados obtidos, em seus aspectos positivos e negativos.
numa entrevista psicoterápica, na qual prevaleça uma relação empática, veremos o psicólogo tentando perceber o outro tal qual ele se percebe.
numa entrevista, o processo comunicativo compreende tanto a linguagem verbal como a não-verbal, esta última em todas as suas modalidades de ocorrência.
Atualmente, observa-se a discussão de uma situação de estresse vinculada as situações de trabalho: a Síndrome de Burnout. Assinale a alternativa cuja afirmação, em relação a essa síndrome, é incorreta.
Decorre de uma constante e repetitiva pressão emocional associada a um intenso envolvimento com pessoas por longos períodos de tempo.
Sua manifestação está associada à existência de distúrbios psicopatológicos que a precedem.
Dentre as manifestações físicas que apresenta, temos: fadiga crônica, freqüentes dores de cabeça, problemas com o sono, úlceras digestivas, hipertensão arterial etc.
A ênfase está nos sintomas comportamentais e mentais e não, nos sintomas físicos.
Ocorrem manifestações emocionais do tipo: falta de realização pessoal, tendências a avaliar o próprio trabalho de forma negativa, vivências de insuficiência profissional, sentimentos de vazio, esgotamento, fracasso, impotência e baixa auto- estima.
No âmbito do grupo e, em particular, das relações de vínculo familiar, ocorre um fenômeno que pode ser descrito assim: "Trata-se de experiências vivenciais em que o impasse, a ambivalência e a confusão mentais são a conseqüência de mensagens comunicativas contraditórias e impossíveis de ser logicamente obedecidas." (Osório, 2000).
Assinale a alternativa que identifica corretamente este fenômeno.
Duplo Vínculo de Amor.
Vínculo de Ódio.
Duplo Vínculo.
Vínculo de Conhecimento.
Vínculo de Reconhecimento.
Em relação ao conceito de grupo no contexto da prática psicoterápica, é incorreto afirmar.
O tamanho do grupo deve considerar a viabilidade do processo comunicativo verbal e não-verbal em suas várias possibilidades, ou seja, visual, auditiva e verbal.
Um conjunto de pessoas forma um grupo, quando desenvolvem ações voltadas para objetivos que podem ou não ser compartilhados.
Num processo grupal, é possível distinguir dois níveis de identidade: aquela genuína ao grupo e aquela específica a cada membro do grupo.
Os membros de um grupo habitam um campo dinâmico no qual as interações afetivas gravitam em torno de fantasias, ansiedades, papéis etc.
No processo grupal, observa-se tanto uma força de fortalecimento como de desintegração da coesão grupal.
Sobre os fundamentos teóricos e técnicos do atendimento clínico psicoterápico com o adolescente, é incorreto afirmar que
as vivências adolescentes devem ser abordadas, considerando-se a organização do tempo que lhes é peculiar, ou seja, em função da realidade e não, do seu desejo imediato.
a participação dos pais na psicoterapia é uma exigência legal, todavia, ainda que não o fosse, seria necessária a inserção dos mesmos, uma vez que os lutos típicos da adolescência são vivenciados com eles.
numa perspectiva psicanalítica, diríamos que a contratransferência do analista poderá ocorrer tanto em relação ao adolescente como em relação aos pais deste.
numa perspectiva psicanalítica, diríamos que a contratransferência do analista poderá ocorrer tanto em relação ao adolescente como em relação aos pais deste.
a utilização de atividades como pintura e desenho são, muitas vezes, evitadas pelo adolescente, pois, dentre outros motivos, colocam-no num funcionamento infantilizado, o que, no contexto do luto pela identidade, gera angústia.
No âmbito dos fundamentos teóricos que subsidiam o atendimento clínico à criança, temos o conceito de objeto transacional proposto Winnicott. Assim, observe as seguintes afirmações:
I. Para nós, o objeto transacional é oriundo do exterior, mas, do ponto de vista da criança, não o é. Para a criança, ele provém de dentro, é uma alucinação.
II. A mãe, sendo suficientemente boa, deve modificar o objeto transacional e, assim, permitir que a criança simbolize a experiência de perda, ou seja, de castração.
III. O objeto transacional, uma vez que é apreendido pela criança como um objeto amado, exclusivamente amado, permite o deslocamento do ódio e da culpa para a realidade externa, portanto, enquanto elementos controláveis pelo seu ego.
Assinale a alternativa que identifica o(s) item(ns) incorreto(s).
I e II, apenas.
I e III, apenas
II e III, apenas.
I, apenas.
I, II e III.
Considere a seguinte situação: "João, de 7 anos, estava numa loja de brinquedos. Queria um carrinho, mas sua mãe, por não ter condições, disse que não compraria. João comportou-se de forma mal-criada: chorou, xingou e gritou com ela. Ao chegar em casa, a mãe, por estar com muita raiva, preferiu não abordar o acontecido, mas, dias depois, para que ele não repetisse o comportamento de mal-criação, conversou com ele e o colocou de castigo: ficou sem ver televisão por um dia. Alguns dias depois, indo a mesma loja, diante de um novo brinquedo que a mãe também não comprou, João novamente foi malcriado com ela: chorou, xingou e gritou".
Considerando os fundamentos teóricos do behaviorismo, identifique a alternativa que, tal qual a situação descrita, explica corretamente a repetição do comportamento de João.
O reforço utilizado pela mãe foi negativo, quando deveria ser positivo.
O comportamento de mal-criação de João era respondente, mas a mãe o abordou como se fosse operante.
A mãe agiu corretamente, mas houve uma generalização da resposta de mal-criação (chorar, xingar e gritar), o que impediu sua extinção.
O procedimento da mãe não permitiu o estabelecimento de uma relação de contigüidade entre o comportamento de mal- criação e o reforço utilizado (punição).
O esquema de reforçamento utilizado pela mãe diante do comportamento de mal-criação foi de razão variável, quando deveria ser de razão fixa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...