Questões de Psicologia do ano 2006

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação aos fundamentos teóricos da Gestalt-Terapia, considere as seguintes afirmações:

I. O campo organismo/ambiente forma uma unidade inseparável, uma totalidade cujo significado emerge das inter e intra-relações entre as partes que formam um dado todo.

II. Contato é o processo psíquico ou comportamento pelo qual o indivíduo entra em relação consigo, com o outro e com o mundo em busca da diferenciação. É um processo ativo e consciente de ajustamento criativo e enfatiza o indivíduo como um ser relacional.

III. As formas como o organismo estabelece contato com seu meio e como o transforma podem ser mais ou menos saudáveis ou mais ou menos adoecedoras. A doença é uma perturbação no processo de formação- destruição-reforma de Gestalten, a qual interrompe o fluxo natural da experiência.

IV. É a dimensão do aqui-agora, com sua ênfase no sentir, nos afetos, nas sensações, no relacional, traz a possibilidade de transformação. Trata-se de valorizar o sentir acima do pensar; a experiência, acima do pensar sobre. É nesta perspectiva que se desconsidera a história de vida do indivíduo como relevante para compreensão de sua condição existencial.

Assinale a alternativa que identifica o(s) item(ns) correto(s).

  • A.

    III e IV, apenas.

  • B.

    I e IV, apenas.

  • C.

    II e IV, apenas.

  • D.

    I, III e IV, apenas

  • E.

    I, II e III, apenas.

Considere a seguinte descrição: "A teoria psicanalítica explica sua gênese em dois registros relativamente heterogêneos, quer vendo nele um aparelho adaptativo, diferenciado a partir do id em contato com a realidade exterior, quer definindo- o como o produto de identificações que levam a formação no seio da pessoa de um objeto de amor investido pelo id" (Laplanche & Pontalis, 1986).

 Assinale o item que identifica corretamente o conceito descrito:

  • A.

    Ideal do ego.

  • B.

    Ego ideal

  • C.

    Ego

  • D.

    Narcisismo

  • E.

    Superego.

Observe a seguinte afirmação: "Os pacientes com doenças psicossomáticas mostram uma marcante dificuldade para utilizar a linguagem para expressar e descrever seus sentimentos. Afastam as representações afetivas da mente, e as tensões físicas não encontram caminho para o psíquico. Essa característica também é encontrada em outros pacientes, todavia é bastante significativa naqueles que apresentam essas doenças, o que a torna um fator de vulnerabilidade psicossomática" (Adaptado de Silva e Cadeira, 1992)

Assinale a alternativa que identifica corretamente essa característica.

  • A.

    Eutimia

  • B.

    Mutismo acinético.

  • C.

    Alexitimia

  • D.

    Embotamento discursivo

  • E.

    Ecolalia.

Observe o seguinte relato de uma enfermeira: "A Sra. R (55 anos) é um caso muito difícil. Parece que ela sempre se vê doente, como se nunca melhorasse. Sua família age igual, como se não a visse melhorar. Parece que a quer doente. E, estranhamente, quando vai ter alta, a Sra. R piora. A família também reluta em tirá-la do hospital, embora os médicos digam que esteja em condições de receber alta."

Assinale a alternativa que identifica corretamente essa reação psicológica da Sra. R e seus familiares.

  • A.

    Ansiedade de separação.

  • B.

    Negação.

  • C.

    Contratransferência.

  • D.

    Despersonalização.

  • E.

    Hospitalismo.

Considere as seguintes descrições:

I. Atraso ou ausência total de desenvolvimento da linguagem falada (não acompanhada de uma tentativa de compensação através de modos alternativos de comunicação, tais como gestos ou mímica).

II. Preocupação insistente com um ou mais padrões estereotipados e restritos de interesse, anormais em intensidade ou foco.

III. Preocupação persistente com partes de objetos. Assinale a alternativa que identifica o(s) item(ns) correto(s) para o diagnóstico do autismo.

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Considere a seguinte definição: "São percepções reais falsificadas. Trata-se, na realidade, da interpretação distorcida de um objeto real, uma falsificação da percepção de um objeto que, de fato, existe. É uma percepção enganosa de um objeto real." (Balone, 2005). Assinale a alternativa que identifica corretamente o sintoma descrito

  • A.

    Alucinação.

  • B.

    Hipoestesia.

  • C.

    Agnosia.

  • D.

    Hiperestesia

  • E.

    Ilusão.

A esquizofrenia, cujas origens conceituais remetem às observações de Kraepelin e Bleuler, é uma das principais formas de transtorno psicótico. Considerando o conjunto dos sintomas que definem seu diagnóstico, assinale a alternativa que identifica o item incorreto para realizá-lo.

  • A.

    Delírio.

  • B.

    Alucinação.

  • C.

    Embotamento afetivo.

  • D.

    Pensamento suicida

  • E.

    Catatonia

Observe a seguinte descrição: "O sentimento subsistente é o de que não há mais tempo para recomeçar e não há sentido no que foi feito. O sentimento de desconfiança consigo mesmo eclode, e muitas vezes a desestruturação emocional da velhice tem sua origem neste sentimento de fracasso vivencial" (Rappaport, 1982).

Assinale a alternativa que, segundo Erickson, identifica corretamente esse momento do desenvolvimento psicossocial.

  • A.

    Autonomia versus vergonha e dúvida.

  • B.

    Confiança versus desconfiança.

  • C.

    Generatividade versus estagnação.

  • D.

    Intimidade versus isolamento.

  • E.

    Indústria versus inferioridade.

Considerando o processo de desenvolvimento e seu estudo, observe as afirmações abaixo.

I. Para Vygotsky, o desenvolvimento da linguagem se caracteriza pela passagem da fala exterior para a fala egocêntrica e, posteriormente, para a fala interior. Nesta última, temos o momento em que o discurso, adquirindo uma função planejadora, serve ao pensamento, ou seja, permite ir além da experiência imediata e elaborar uma ação futura.

II. Uma criança diz: "Porque estou muito triste, mamãe atrasou". Considerando o desenvolvimento cognitivo segundo Piaget, diríamos que ela, não tendo adquirido a permanência de objeto e estando no pré-operatório, mostra um pensamento egocêntrico, o qual, dentre outras coisas, se caracteriza pela impossibilidade do sujeito de se colocar no lugar do outro.

III. Erickson focaliza o desenvolvimento, enquanto um processo de constituição da identidade, segundo uma sucessão de estágios psicossociais. Em relação ao adolescente, o conflito central está no binômio identidade versus confusão de papéis, o qual, dentre outras características, mostra a integração no self daquilo que o adolescente gostaria de ser e fazer no desempenho do seu papel sexual.

Assinale a alternativa que identifica o(s) item(ns) correto(s).

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    III, apenas

  • E.

    I, II e III.

Em relação a determinado teste psicológico, é possível fazer as seguintes afirmações: i) caracteriza-se por ser um teste projetivo, ii) pressupõe que as crianças têm mais facilidade de se identificarem com personagens animais do que humanos, iii) permite a identificação do estágio de desenvolvimento infantil e a dinâmica das relações interpessoais e iv) compreende a elaboração de uma história a partir de uma cena presente na prancha. Assinale a alternativa que identifica corretamente o teste que, em uma de suas versões, apresenta esse conjunto de características.

  • A.

    CAT (Teste de Apercepção Temática Infantil).

  • B.

    Teste de Wartegg (Teste de Complementação de Desenhos).

  • C.

    Z-teste (Teste de Zulliger).

  • D.

    TAT (Teste de Apercepção Temática).

  • E.

    Bender.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...