Questões de Psicologia do ano 2006

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Segundo Decio Garfinkel, são marcas do toxicômano a

  • A. a frustração para lidar com temas recorrentes na comunicação com a figura paterna.
  • B. tolerância a situações de espera e certa inatividade.
  • C. incapacidade de esperar e a intolerância à frustração.
  • D. idealização do mundo e maneirismos maníacos.
  • E. obstinação por um objetivo e a inconformidade com as regras.

O complexo de Édipo, sob o ponto de vista interpretativo de Erich Fromm, retrata

  • A. a necessidade da criança de invejar o poder que a figura paterna exerce sobre a família a que pertence.
  • B. o desejo incondicional que a criança demonstra pela figura materna.
  • C. o desejo incondicional que a criança demonstra pelas figuras parentais.
  • D. a necessidade da criança em manifestar sensações antagônicas de amor e ódio para com a figura do pai.
  • E. o esforço da criança para libertar-se de sua dependência infantil e tornar-se indivíduo.

Na concepção behaviorista clássica, a motivação é colocada em perspectivas muito diferentes das demais teorias. A resposta ou reação do indivíduo e, portanto, sua atividade em uma direção qualquer, é função

  • A. da relação parental.
  • B. dos fatores hereditários.
  • C. do ambiente.
  • D. da ação estímulo e resposta condicionada.
  • E. da ação estímulo e resposta incondicionada.

Rogers concentrou suas preocupações em torno das atitudes que devem ser desenvolvidas caso se queira, realmente, promover alterações benéficas na personalidade dos clientes. Três condições são necessárias por parte do psicólogo terapeuta:

  • A. congruência e autenticidade; consideração positiva incondicional e compreensão empática do cliente.
  • B. capacidade de leitura do não verbal; empatia condicional e compreensão dos símbolos inconscientes.
  • C. capacidade de escuta desenvolvida; empatia condicional e assertividade.
  • D. assertividade; capacidade de provocar associações livres e comunicação indutiva.
  • E. maturidade; experiência comprovada na condução de grupos de ajuda e capacidade de escuta desenvolvida.

O grupo de encontro ou grupo de encontro básico pretende

  • A. favorecer o entendimento da tarefa de um grupo num contexto empresarial.
  • B. acentuar o crescimento pessoal, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da comunicação e relações interpessoais, por meio do processo experimental.
  • C. acentuar o poder de sensibilização das pessoas para o entendimento do outro em cenários de conflito.
  • D. indicar caminhos e promover aconselhamento entre os participantes do grupo, na intenção de revelarem posicionamentos subjacentes a frustrações e dificuldades de relacionarem-se no núcleo familiar.
  • E. movimentar as pessoas para atuarem de forma sinérgica num ambiente ético e de verdadeira troca de experiências psico-físicas.

Enquanto Freud crê na universalidade e na primazia do instinto sexual, Adler crê na universalidade e na primazia da

  • A. ação prazerosa.
  • B. superioridade.
  • C. inferioridade.
  • D. sexualidade.
  • E. normalidade.

Desde a constituição, mesmo incompleta, do superego, assiste-se, dentro do indivíduo, a uma luta entre as forças do inconsciente, representadas pelas necessidades e pelas idéias, e as do superego, que representam exigências sociais externas. O superego detém, no nascedouro, a idéia inaceitável no plano social e, assim, a impede de passar para o nível consciente e de traduzir-se em ato. Deve-se acentuar que essa luta se passa integralmente ao nível do inconsciente e que o sujeito não tem conhecimento algum a seu respeito. Essa ação de repelir uma idéia indesejável é chamada de

  • A. formação reativa.
  • B. mecanismo de defesa.
  • C. sublimação.
  • D. rejeição.
  • E. recalque.

Alguns neofreudianos contribuíram com outros pontos de vista a respeito do superego. Fromm, entre outros, distingue duas instâncias na função do superego, as quais denomina consciência autoritária e consciência humanitária. A consciência humanitária é

  • A. o que Jung definiu como inconsciente coletivo.
  • B. idêntica à noção de superego proposta por Freud.
  • C. idêntica à noção de libido proposta por Freud.
  • D. uma espécie de voz interior que informa ao indivíduo a respeito de como funcionam as várias instâncias de sua personalidade.
  • E. um sistema de autocrítica que conduz o indivíduo a operar regulações em seu aparelho psíquico.

A peculiaridade da posição de Freud decorre do fato de que ele parecia acreditar que o determinismo pode ser abolido se os impulsos puderem ser colocados sob a influência do processo secundário. Desta maneira, o paciente realiza o controle do eu, em vez do controle do

  • A. impulso.
  • B. superego.
  • C. do prazer.
  • D. instinto de morte.
  • E. instinto de vida.

Jung considerava a libido uma energia

  • A. sexual e instintiva.
  • B. vital e biológica.
  • C. instintiva e reacional.
  • D. sexual e reacional.
  • E. compensatória e instintiva.
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