Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao atender uma adolescente recém-chegada a uma unidade assistencial, o psicólogo precisa fazer a conceituação cognitiva do caso para iniciar o processo à luz da teoria cognitivocomportamental. Nessa situação, na fase avaliativa inicial, é pertinente
investigar a natureza do comportamento problemático, incluindo aspectos comportamentais, cognitivos, afetivos e fisiológicos envolvidos.
Com referência ao texto, julgue os itens a seguir.
O jovem pode adentrar o crime organizado como uma opção de fuga da miséria e do poder coercitivo de criminosos, o que mostra o efeito do reforçador negativo no desenvolvimento de comportamentos sociais.
Com referência ao texto, julgue os itens a seguir.
A aprendizagem de comportamentos delinqüentes pode ocorrer por modelação quando, por exemplo, o adolescente observa o poder de domínio e os bens materiais exibidos por traficantes milionários.
Com referência ao texto, julgue os itens a seguir.
A reincidência sugere que comportamentos de conflito com a lei são reforçados no ambiente natural do adolescente.
Assinale a alternativa que contém apenas técnicas projetivas de exame psicológico.
Columbia, 16 PF e Zuliger.
HTP, MMPI e RORSCHACH.
RORSCHACH, WAIS e PMK
TAT, RORSCHACH e CAT-H.
Psicologia - Avaliação Psicológica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Com relação ao modelo de comprometimento de Morrow (1993), assinale a alternativa incorreta:
Afirma-se nesse modelo que o um indivíduo pode se sentir comprometido com diferentes pontos focais no trabalho – no seu cargo, na sua organização e na sua profissão.
A pessoa que possui um alto comprometimento com sua profissão, necessariamente possui um alto comprometimento organizacional.
Quando há um alto comprometimento com a profissão, a pessoa pode mudar de empregador, mas permanecer na mesma área de atuação profissional.
Se a pessoa tem um alto comprometimento organizacional e um baixo envolvimento com o cargo, indica que ela esteja propensa a uma mudança de cargos dentro da mesma organização.
O profissional de enfermagem é um exemplo de alto comprometimento profissional e baixo comprometimento organizacional.
João, de 32 anos de idade, trabalha há 10 meses com atividades burocráticas que envolvem redação, arquivamento e encaminhamento de documentos, além de reuniões periódicas com a equipe para tomada de decisões. João comete muitos erros e esquece tarefas importantes com relativa freqüência. Seu chefe notou que essas dificuldades permaneceram mesmo após o período de treinamento e chamou sua atenção. João ficou ansioso, temeroso de perder o emprego, mas não conseguiu melhorar. Foi honesto com seu chefe e contou que essa característica o acompanha desde muito jovem e que já causou muitos problemas, mas que estava disposto a fazer todos os esforços para desempenhar suas tarefas a contento. O chefe sugeriu uma visita ao serviço de psicologia e João recebeu o diagnóstico de transtorno do deficit da atenção com hiperatividade.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.
O diagnóstico de hiperatividade em adulto pode se manifestar por uma sensação subjetiva de inquietude, ao invés de comportamento motor contínuo.
Em uma equipe de cuidados básicos à saúde, um psicólogo participa de um programa que atende grupos de gestantes tabagistas, obesas e alcoolistas. Acerca do trabalho do psicólogo e das patologias tratadas nesse contexto, julgue os itens a seguir.
A investigação de pensamentos automáticos, conforme o modelo cognitivo, deve ser feita sempre por meio de perguntas de final aberto.
Walter Trinca propõe a utilização do desenho livre como estímulo de apercepção temática e como técnica de investigação da personalidade, solicitando ao sujeito Desenhos-Estórias. Acredita que são raras as citações na literatura especializada do uso de estórias associadas a técnicas ou testes gráficos, entendidos como aqueles em que o sujeito, para se comunicar, faz uso não da fala, mas de grafismos, ou seja, desenhos, pinturas, traçados etc. Aponta que grande número de testes gráficos dirigidos utiliza-se de um recurso auxiliar denominado "inquérito", ou seja, um conjunto de perguntas
José Bleger, em sua obra Temas de Psicologia - Entrevista e Grupos, informa que a diferença básica entre entrevista e qualquer outro tipo de relação interpessoal (como a anamnese) é que a regra fundamental da entrevista, sob este aspecto, é
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...