Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Diante do enorme volume de informações disponíveis num campo organizacional, um dos grandes desafios dos sistemas de TD&E tornou-se a transformação desse manancial existente em conhecimento útil e aproveitável, o mais rápido possível, pelo maior número de membros da organização. Para isso, um procedimento eficaz é a criação de:
mapas de aprendizagem.
universidades corporativas.
medidas de suporte social.
medidas de aprendizagem e transferência.
novas capacidades, habilidades e atitudes (CHA).
Sobre a atuação do psicólogo na equipe multiprofissional, a questão é:
Questões de 11 a 40 = Específica.
Nas questões que se seguem serão avaliados além dos conhecimentos específicos em Psicologia, sua capacidade de estabelecer relações e de aplicar os conhecimentos adquiridos em situações da vida cotidiana. Neste sentido, leia com atenção os enunciado das questões antes de marcar a alternativa que achar mais correta para cada situação. BOA SORTE!!!
Tânia preferiu atuar junto a uma equipe multidisciplinar formada por assistente social, médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, ajudando pessoas doentes ou em processo de recuperação em instituições de saúde. Neste caso, Tânia, faz:
psicologia hospitalar;
psicologia forense;
psicologia educacional;
psicologia organizacional.
Acerca de equipes assistenciais, julgue os seguintes itens.
Equipes interdisciplinares podem emergir de equipes multidisciplinares sem a necessidade de mudar os membros das equipes.
Acerca de equipes assistenciais, julgue os seguintes itens.
Equipes multidisciplinares caracterizam-se por modificarem seus entendimentos a partir da intercomunicação entre os profissionais de diferentes disciplinas.
Acerca de equipes assistenciais, julgue os seguintes itens.
Considere que um ambulatório de pediatria conta com pediatras, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos. A equipe se reúne uma vez por semana e, após discussão dos casos, toma decisões acerca da conduta a ser adotada para todos os pacientes assistidos por mais de um dos profissionais do serviço. Nessa situação, é correto afirmar que se trata de uma equipe interdisciplinar.
O psicólogo que trabalha em projetos voltados para a inclusão de portadores de necessidades especiais deve:
Utilizar os testes reconhecidos pelo CFP como forma de diagnóstico.
Solicitar a um médico que identifique as deficiências intransponíveis.
Implementar programa de diagnósticos das crianças matriculadas no ensino regular.
Priorizar os diagnósticos realizados por equipes multidisciplinares.
Planejar atividades fundamentadas em aprendizagem por condicionamento.
Geraldo, com 76 anos de idade, acaba de ficar viúvo, após ter vivido 31 anos de relacionamento conjugal, no qual se via muito dependente da esposa, que cuidava de todas as coisas, chegando a determinar, diariamente, a roupa que ele deveria usar. Para ele, essa relação estreita foi a continuidade da ligação que tinha com sua mãe, da qual só pôde se separar após a morte dela, quando se encontrava com 45 anos, e quando decidiu se casar. Ele relata passar o dia todo trancado no quarto, revendo fotos e alimentando as lembranças dos bons momentos que passou com sua mulher, com quem não teve filhos. Chora muito, recusa alimentar-se e a sair, mesmo que o convite seja de sua irmã ou de amigos.
A partir do relato hipotético acima, julgue os itens seguintes quanto aos objetivos de uma intervenção em psicoterapia psicanalítica breve para GeraldoNo processo psicoterápico breve para Geraldo, é fundamental adotar procedimentos extra-sessões, como indicações de leituras, incentivo para participar de atividades sociais e entrevistas com familiares.
Uma criança de seis anos de idade foi levada ao psicólogo pela mãe, após vários relatos vindos da escola sobre o seu comportamento de inibição, que a impede de se relacionar com outras crianças e provoca seu isolamento. Acerca da avaliação psicodiagnóstica nesse caso hipotético, julgue os itens subseqüentes.
O psicólogo deve orientar a mãe para que busque junto à coordenação da escola todas as informações a respeito do filho no ambiente escolar, bem como junto à professora, sobre comportamentos da criança em sala de aula.
Uma criança de seis anos de idade foi levada ao psicólogo pela mãe, após vários relatos vindos da escola sobre o seu comportamento de inibição, que a impede de se relacionar com outras crianças e provoca seu isolamento. Acerca da avaliação psicodiagnóstica nesse caso hipotético, julgue os itens subseqüentes.
Na avaliação lúdica de crianças inibidas, o psicólogo deve adotar uma atitude passiva e acolhedora para promover na criança um sentimento de aceitação e garantir que esta retorne para a sessão seguinte, quando, então, deverá iniciar o processo para colocar limites para a criança.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...