Questões de Psicologia do ano 2007

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um dos princípios básicos utilizados por Coll em seu projeto curricular, refletindo na maneira de concretizá-lo e nas decisões sobre sua estrutura formal, desenvolvimento e aplicação, está em considerar

  • A.

    a prioridade da aprendizagem sobre o ensino.

  • B.

    a consciência prévia dos conhecimentos já adquiridos.

  • C.

    a organização lógica e formal dos conteúdos escolares.

  • D.

    a noção de tempo e espaço, constitutivas da cognição.

  • E.

    o nível de desenvolvimento operatório dos alunos.

Se, no entender de Coll, a elaboração do currículo deve utilizar informações provenientes de diferentes fontes, as que derivam da análise psicológica merecem atenção especial por serem

  • A.

    isentas dos processos subjacentes ao crescimento pessoal, mantendo o processo educacional constante e idêntico para todos.

  • B.

    úteis para selecionar os objetivos do ensino, permitindo estabelecer seqüências eficazes para a aprendizagem dos conteúdos tratados e definir como melhor ensinar e avaliar.

  • C.

    permeadas de argumentos importantes para subsidiar a tomada de decisão dos professores quanto às habilidades que devem ser incorporadas pelos alunos.

  • D.

    eficazes para promover o desenvolvimento cognitivo dos alunos, via modificação da estrutura assimilatória dos esquemas simples de ação e reflexão.

  • E.

    fundamentais para a elucidação dos problemas enfrentados pelos alunos e professores no decorrer do processo pedagógico, levando a uma efetiva assimilação dos conteúdos propostos.

Tiago, Gabriela e Marcelo foram convidados, pelo professor, a se retirarem da sala de aula após seguidas solicitações, durante a primeira meia hora de aula, para interromperem as conversas paralelas, o que estava atrapalhando o andamento da aula. Os três alunos reagiram de forma agressiva à intervenção do professor, fazendo ameaças a ele e prometendo organizar uma manifestação para retirá-lo da escola, uma vez que ninguém gostava dele. Ao serem recebidos pela coordenadora pedagógica, foram lembrados de que essa era a quarta vez, na semana, que eles compareciam à coordenação, pelo mesmo motivo e pelo encaminhamento de três diferentes professores. Os alunos foram, então, encaminhados ao serviço de psicologia da escola para avaliação.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O profissional que atua como psicólogo institucional dentro da escola deverá buscar uma intervenção que auxilie no processo de tomada de consciência por parte de Tiago, Gabriela e Marcelo sobre si mesmos nas relações que vêm estabelecendo com os professores e com a escola em geral.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tiago, Gabriela e Marcelo foram convidados, pelo professor, a se retirarem da sala de aula após seguidas solicitações, durante a primeira meia hora de aula, para interromperem as conversas paralelas, o que estava atrapalhando o andamento da aula. Os três alunos reagiram de forma agressiva à intervenção do professor, fazendo ameaças a ele e prometendo organizar uma manifestação para retirá-lo da escola, uma vez que ninguém gostava dele. Ao serem recebidos pela coordenadora pedagógica, foram lembrados de que essa era a quarta vez, na semana, que eles compareciam à coordenação, pelo mesmo motivo e pelo encaminhamento de três diferentes professores. Os alunos foram, então, encaminhados ao serviço de psicologia da escola para avaliação.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O psicólogo clínico que atua na escola terá de avaliar a escola como um todo, buscando identificar todos os aspectos que concorreram negativamente para a aprendizagem desses alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tiago, Gabriela e Marcelo foram convidados, pelo professor, a se retirarem da sala de aula após seguidas solicitações, durante a primeira meia hora de aula, para interromperem as conversas paralelas, o que estava atrapalhando o andamento da aula. Os três alunos reagiram de forma agressiva à intervenção do professor, fazendo ameaças a ele e prometendo organizar uma manifestação para retirá-lo da escola, uma vez que ninguém gostava dele. Ao serem recebidos pela coordenadora pedagógica, foram lembrados de que essa era a quarta vez, na semana, que eles compareciam à coordenação, pelo mesmo motivo e pelo encaminhamento de três diferentes professores. Os alunos foram, então, encaminhados ao serviço de psicologia da escola para avaliação.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O psicólogo institucional que atua na escola deve realizar, em uma primeira etapa do diagnóstico da situação apresentada por Tiago, Gabriela e Marcelo, a avaliação individual dos diferentes professores que expulsaram de sala de aula os referidos alunos, investigando eventual abuso de autoridade por parte dos professores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tiago, Gabriela e Marcelo foram convidados, pelo professor, a se retirarem da sala de aula após seguidas solicitações, durante a primeira meia hora de aula, para interromperem as conversas paralelas, o que estava atrapalhando o andamento da aula. Os três alunos reagiram de forma agressiva à intervenção do professor, fazendo ameaças a ele e prometendo organizar uma manifestação para retirá-lo da escola, uma vez que ninguém gostava dele. Ao serem recebidos pela coordenadora pedagógica, foram lembrados de que essa era a quarta vez, na semana, que eles compareciam à coordenação, pelo mesmo motivo e pelo encaminhamento de três diferentes professores. Os alunos foram, então, encaminhados ao serviço de psicologia da escola para avaliação.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Como psicólogo clínico, o profissional do serviço de psicologia da escola deverá atender os alunos a ele encaminhados para avaliação individual, já prevenido sobre a questão do conflito da adolescência com a autoridade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A prevenção da doença mental sugere que a escola seja um local de promoção da saúde física e mental. Facilitando o desenvolvimento de estratégias que possibilitem o desenvolvimento da personalidade normal. Como conclusão, na escola, docentes e discentes devem estudar assuntos que envolvam os temas:

  • A.

    afetividade;

  • B.

    agressividade;

  • C.

    sexualidade;

  • D.

    família;

  • E.

    todos mencionados.

Os psicólogos entendem a personalidade como um conjunto de traços e características singulares. Os psicólogos procuram conhecer a personalidade de seus alunos pois:

  • A.

    a inteligência do aluno não faz parte da sua personalidade;

  • B.

    todos têm na mesma faixa etária a mesma personalidade;

  • C.

    precisam avaliar o que pode ser modificado na personalidade dos alunos;

  • D.

    os alunos tendo diferentes personalidades devem receber atenção diferenciada;

  • E.

    as turmas de aula devem ser montadas com alunos de personalidade similares.

O Psicólogo Escolar dispõe de uma grande variedade de instrumentos para ajudá-lo a realizar uma completa avaliação individual. Para avaliar o funcionamento cognitivo, ele conta com Testes de Inteligência, onde o escore é representado pelo Quoeficiente Intelectual (Q. I),que significa:

  • A.

    verificar se a criança está no nível de desenvolvimento intelectual considerado normal para sua idade

  • B.

    a proporção entre idade cronológica e idade mental mais 100

  • C.

    a proporção entre idade mental e cronológica menos 100

  • D.

    verificar se a criança está evoluindo satisfatoriamente em seus aspectos psíquicos

  • E.

    a proporção entre idade mental e maturacional mais 100

Marcos, com 9 (nove) anos, foi encaminhado para um serviço municipal cujo objetivo é erradicar o trabalho infantil. Marcos relatou que há um ano abandonou a escola e que, na época em que a freqüentava, não aprendia as operações mais simples de matemática, e que seus professores consideravam que ele tinha dificuldades de concentração e de memorização. Atualmente, Marcos vende balas nas ruas, mostrandose capaz de rapidamente calcular preços, fazer o troco e negociar abatimentos para quem compra grandes quantidades. Um psicólogo que adote uma perspectiva que não naturalize o fenômeno psicológico poderá avaliar da seguinte forma a situação de Marcos:

  • A.

    Na época em que esteve na escola, ele apresentava problemas de maturação neurológica.

  • B.

    Os profissionais da escola não atuaram como mediadores de sua aprendizagem.

  • C.

    Os problemas que apresentava na escola exigiam a atuação de um psicólogo educacional.

  • D.

    As dificuldades de memorização e de concentração não se manifestam na rua.

  • E.

    As dificuldades de Marcos não tinham qualquer relação com o modelo de ensino e a qualificação dos professores.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...