Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um dos princípios básicos utilizados por Coll em seu projeto curricular, refletindo na maneira de concretizá-lo e nas decisões sobre sua estrutura formal, desenvolvimento e aplicação, está em considerar
a prioridade da aprendizagem sobre o ensino.
a consciência prévia dos conhecimentos já adquiridos.
a organização lógica e formal dos conteúdos escolares.
a noção de tempo e espaço, constitutivas da cognição.
o nível de desenvolvimento operatório dos alunos.
Se, no entender de Coll, a elaboração do currículo deve utilizar informações provenientes de diferentes fontes, as que derivam da análise psicológica merecem atenção especial por serem
isentas dos processos subjacentes ao crescimento pessoal, mantendo o processo educacional constante e idêntico para todos.
úteis para selecionar os objetivos do ensino, permitindo estabelecer seqüências eficazes para a aprendizagem dos conteúdos tratados e definir como melhor ensinar e avaliar.
permeadas de argumentos importantes para subsidiar a tomada de decisão dos professores quanto às habilidades que devem ser incorporadas pelos alunos.
eficazes para promover o desenvolvimento cognitivo dos alunos, via modificação da estrutura assimilatória dos esquemas simples de ação e reflexão.
fundamentais para a elucidação dos problemas enfrentados pelos alunos e professores no decorrer do processo pedagógico, levando a uma efetiva assimilação dos conteúdos propostos.
Tiago, Gabriela e Marcelo foram convidados, pelo professor, a se retirarem da sala de aula após seguidas solicitações, durante a primeira meia hora de aula, para interromperem as conversas paralelas, o que estava atrapalhando o andamento da aula. Os três alunos reagiram de forma agressiva à intervenção do professor, fazendo ameaças a ele e prometendo organizar uma manifestação para retirá-lo da escola, uma vez que ninguém gostava dele. Ao serem recebidos pela coordenadora pedagógica, foram lembrados de que essa era a quarta vez, na semana, que eles compareciam à coordenação, pelo mesmo motivo e pelo encaminhamento de três diferentes professores. Os alunos foram, então, encaminhados ao serviço de psicologia da escola para avaliação.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.O profissional que atua como psicólogo institucional dentro da escola deverá buscar uma intervenção que auxilie no processo de tomada de consciência por parte de Tiago, Gabriela e Marcelo sobre si mesmos nas relações que vêm estabelecendo com os professores e com a escola em geral.
Tiago, Gabriela e Marcelo foram convidados, pelo professor, a se retirarem da sala de aula após seguidas solicitações, durante a primeira meia hora de aula, para interromperem as conversas paralelas, o que estava atrapalhando o andamento da aula. Os três alunos reagiram de forma agressiva à intervenção do professor, fazendo ameaças a ele e prometendo organizar uma manifestação para retirá-lo da escola, uma vez que ninguém gostava dele. Ao serem recebidos pela coordenadora pedagógica, foram lembrados de que essa era a quarta vez, na semana, que eles compareciam à coordenação, pelo mesmo motivo e pelo encaminhamento de três diferentes professores. Os alunos foram, então, encaminhados ao serviço de psicologia da escola para avaliação.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.O psicólogo clínico que atua na escola terá de avaliar a escola como um todo, buscando identificar todos os aspectos que concorreram negativamente para a aprendizagem desses alunos.
Tiago, Gabriela e Marcelo foram convidados, pelo professor, a se retirarem da sala de aula após seguidas solicitações, durante a primeira meia hora de aula, para interromperem as conversas paralelas, o que estava atrapalhando o andamento da aula. Os três alunos reagiram de forma agressiva à intervenção do professor, fazendo ameaças a ele e prometendo organizar uma manifestação para retirá-lo da escola, uma vez que ninguém gostava dele. Ao serem recebidos pela coordenadora pedagógica, foram lembrados de que essa era a quarta vez, na semana, que eles compareciam à coordenação, pelo mesmo motivo e pelo encaminhamento de três diferentes professores. Os alunos foram, então, encaminhados ao serviço de psicologia da escola para avaliação.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.O psicólogo institucional que atua na escola deve realizar, em uma primeira etapa do diagnóstico da situação apresentada por Tiago, Gabriela e Marcelo, a avaliação individual dos diferentes professores que expulsaram de sala de aula os referidos alunos, investigando eventual abuso de autoridade por parte dos professores.
Tiago, Gabriela e Marcelo foram convidados, pelo professor, a se retirarem da sala de aula após seguidas solicitações, durante a primeira meia hora de aula, para interromperem as conversas paralelas, o que estava atrapalhando o andamento da aula. Os três alunos reagiram de forma agressiva à intervenção do professor, fazendo ameaças a ele e prometendo organizar uma manifestação para retirá-lo da escola, uma vez que ninguém gostava dele. Ao serem recebidos pela coordenadora pedagógica, foram lembrados de que essa era a quarta vez, na semana, que eles compareciam à coordenação, pelo mesmo motivo e pelo encaminhamento de três diferentes professores. Os alunos foram, então, encaminhados ao serviço de psicologia da escola para avaliação.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.Como psicólogo clínico, o profissional do serviço de psicologia da escola deverá atender os alunos a ele encaminhados para avaliação individual, já prevenido sobre a questão do conflito da adolescência com a autoridade.
A prevenção da doença mental sugere que a escola seja um local de promoção da saúde física e mental. Facilitando o desenvolvimento de estratégias que possibilitem o desenvolvimento da personalidade normal. Como conclusão, na escola, docentes e discentes devem estudar assuntos que envolvam os temas:
afetividade;
agressividade;
sexualidade;
família;
todos mencionados.
Os psicólogos entendem a personalidade como um conjunto de traços e características singulares. Os psicólogos procuram conhecer a personalidade de seus alunos pois:
a inteligência do aluno não faz parte da sua personalidade;
todos têm na mesma faixa etária a mesma personalidade;
precisam avaliar o que pode ser modificado na personalidade dos alunos;
os alunos tendo diferentes personalidades devem receber atenção diferenciada;
as turmas de aula devem ser montadas com alunos de personalidade similares.
Psicologia - Psicologia Escolar - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
O Psicólogo Escolar dispõe de uma grande variedade de instrumentos para ajudá-lo a realizar uma completa avaliação individual. Para avaliar o funcionamento cognitivo, ele conta com Testes de Inteligência, onde o escore é representado pelo Quoeficiente Intelectual (Q. I),que significa:
verificar se a criança está no nível de desenvolvimento intelectual considerado normal para sua idade
a proporção entre idade cronológica e idade mental mais 100
a proporção entre idade mental e cronológica menos 100
verificar se a criança está evoluindo satisfatoriamente em seus aspectos psíquicos
a proporção entre idade mental e maturacional mais 100
Marcos, com 9 (nove) anos, foi encaminhado para um serviço municipal cujo objetivo é erradicar o trabalho infantil. Marcos relatou que há um ano abandonou a escola e que, na época em que a freqüentava, não aprendia as operações mais simples de matemática, e que seus professores consideravam que ele tinha dificuldades de concentração e de memorização. Atualmente, Marcos vende balas nas ruas, mostrandose capaz de rapidamente calcular preços, fazer o troco e negociar abatimentos para quem compra grandes quantidades. Um psicólogo que adote uma perspectiva que não naturalize o fenômeno psicológico poderá avaliar da seguinte forma a situação de Marcos:
Na época em que esteve na escola, ele apresentava problemas de maturação neurológica.
Os profissionais da escola não atuaram como mediadores de sua aprendizagem.
Os problemas que apresentava na escola exigiam a atuação de um psicólogo educacional.
As dificuldades de memorização e de concentração não se manifestam na rua.
As dificuldades de Marcos não tinham qualquer relação com o modelo de ensino e a qualificação dos professores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...