Questões de Psicologia do ano 2007

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para controlar as conseqüências do uso abusivo de drogas, foram desenvolvidos em diversas partes do mundo programas de prevenção que variam de acordo com a população alvo que se pretende atingir. No tocante aos tipos de intervenção preventiva, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    As estratégias de prevenção terciária visam garantir a adesão do dependente químico ao tratamento e promover sua reinserção social.

  • B.

    A prevenção secundária é endereçada a uma população alvo de alto risco ou que já consumiu drogas com o objetivo de evitar que se instale um estado de dependência.

  • C.

    A execução dos programas de prevenção primária é exclusiva dos profissionais da área de saúde, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde em portaria específica.

  • D.

    Na política de redução de danos, a ênfase é colocada na diminuição das conseqüências adversas decorrentes do consumo de drogas lícitas ou ilícitas.

  • E.

    A oferta de opções saudáveis de lazer, cultura e educação para a população jovem faz parte das estratégias de prevenção primária do consumo de drogas.

Acerca dos cuidados e das características específicas da intervenção em grupos para a promoção da saúde mental, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Para que uma proposta seja bem-sucedida, as características da clientela, incluindo seus problemas, modos de enfrentamento, estilos de vida, crenças, valores e necessidades, devem ser conhecidas antes que o programa seja desenvolvido e que os procedimentos sejam escolhidos.

  • B.

    Os procedimentos grupais se beneficiam de uma organização homogênea, como grupo de adolescentes em situação de risco, grupo de pais com dificuldades para lidar com seus filhos e grupo de mulheres no climatério.

  • C.

    Quando de caráter informativo, os grupos dotam os participantes de recursos para fazer escolhas e tomar decisões sobre aspectos da vida e da saúde, incluindo noções em saúde mental, desenvolvimento da criança e do adolescente, redução de danos no uso de álcool e outras drogas e remoção de crenças disfuncionais sobre o tratamento em saúde mental.

  • D.

    Os grupos informativos podem utilizar jogos, dinâmicas e material pedagógico para abordar os diferentes temas propostos, como o corpo humano que sente prazer, se reproduz, adoece e precisa de cuidados; os métodos contraceptivos; e as diferentes opções sexuais.

  • E.

    A sexualidade entre jovens é tema de relevância para o trabalho preventivo, cuja implantação depende do acordo explícito da rede de ensino local e das famílias da comunidade.

Um psicólogo iniciou um trabalho de prevenção primária do uso de substâncias psicoativas destinado a crianças e jovens de 10 a 15 anos. Como parte do programa, crianças e jovens eram estimulados a adotar comportamentos de saúde por meio do envolvimento em diferentes modalidades esportivas.

Assinale a opção correta acerca dos objetivos e dos procedimentos possíveis para o projeto referido na situação hipotética acima.

  • A.

    O projeto visa à redução das seqüelas deixadas pelo uso de substâncias ilícitas.

  • B. O foco do trabalho é a redução de danos.
  • C.

    É importante desenvolver a percepção de vulnerabilidade pessoal dos jovens.

  • D.

    O estímulo às práticas esportivas é um reforçador negativo para participantes obesos.

  • E.

    O estímulo às práticas esportivas é procedimento de prevenção secundária e não, de prevenção primária.

O diretor de um curso universitário pretende selecionar alunos para atividades burocráticas e serviços simples de digitação. Para isso, considerou alguns critérios como desempenho acadêmico, avaliação dos professores e disponibilidade.

O desempenho do aluno e a avaliação do professor em cada disciplina serão acompanhados durante um ano logo após o ingresso do aluno na universidade. Para comprovar a validade preditiva dos testes que pretende aplicar para selecionar os alunos, o diretor deve:

  • A.

    estabelecer um coeficiente de correlação entre o êxito escolar e a disponibilidade de tempo;

  • B.

    comparar as notas dos alunos no momento em que foram aprovados, o desempenho acadêmico e a avaliação dos professores;

  • C.

    calcular a média de todos os alunos aprovados e comparar com a média dos alunos não- aprovados;

  • D.

    comparar os resultados dos novos alunos com os resultados dos alunos que já se formaram;

  • E.

    testar os alunos ao ingressarem na universidade e no último período do curso.

Um psicólogo aplicou um teste de raciocínio verbal composto de 30 itens em 30 crianças e decidiu verificar se elas eram ou não portadoras de lesão cerebral. Para atuar corretamente, o psicólogo deve validar o teste em questão com :

  • A.

    a validade concomitante;

  • B.

    a validade lógica;

  • C.

    a validade de constructo;

  • D.

    a validade preditiva;

  • E.

    a validade de conceito.

Luciana observava um grupo de médicos neurologistas conversando e, ao passar, ouviu um deles falar: ""Houve baixa concordância entre o diagnóstico e o teste a ser validado." A afirmativa significa que:

  • A.

    o diagnóstico clínico apresentado pelos neurologistas não serve como um bom critério externo para validar o teste;

  • B.

    o critério e o teste são válidos, a baixa concordância não significa nada;

  • C.

    o contraste de indivíduos normais e portadores de uma determinada lesão detectada pelos neurologistas é baixo;

  • D.

    o diagnóstico clínico está totalmente errado;

  • E.

    não se tem como identificar a discordância.

Sobre desenvolvimento do conhecimento na área médica para a compreensão de várias patologias, avalie as afirmativas a seguir:

I- psicoses pós-parto são desencadeadas por situações de estresse concomitantes ao parto, e raramente tem recuperação;
II- a disforia histeróide é um sub-grupo de depressão no qual os pacientes apresentam sentimentos de intolerância à rejeição, manifestando reações coléricas e de hostilidade;
III- o diagnóstico de estresse pós traumático supõe, obrigatoriamente, que o indivíduo tenha vivenciado uma situação de risco como seqüestros, assaltos violentos ou acidentes graves;
IV- pacientes do sexo feminino cometem mais suicídios porque são mais suscetíveis a situações traumáticas do cotidiano.

  • A.

    apenas a afirmativa I está correta;

  • B.

    apenas a afirmativa II está correta;

  • C.

    apenas as afirmativas III e IV estão corretas;

  • D.

    apenas as afirmativas I, II e III estão corretas;

  • E.

    todas as afirmativas estão corretas.

Um grupo de psicometristas resolveu construir um teste de inteligência geral e validá-lo. Correlacionaram os resultados obtidos na aplicação do teste com os resultados da aplicação do G-36 e encontraram um coeficiente de correlação igual a 0,82.
Assinale a única afirmativa correta em relação ao enunciado da questão:

  • A.

    entre a variável de critério e o preditor não se pôde verificar a validade concorrente;

  • B.

    o teste deve ser desprezado, pois a validade só é considerada boa se o coeficiente for igual ou maior que 0,25;

  • C.

    o novo instrumento psicológico é válido, pois apresenta uma boa validade simultânea;

  • D.

    o teste psicológico utilizado como critério não foi capaz de indicar a validade concomitante;

  • E.

    o teste a ser validado mede o que se propõe a medir independente do preditor.

Na redação de um laudo, algumas regras de redação devem sempre ser levadas em conta e algumas informações devem estar sempre presentes. A partir do texto, avalie as afirmativas a seguir:

I- para a compreensão de alguns casos, os dados de anamnese e os dados sobre a dinâmica familiar são essenciais, enquanto em outros, estas informações podem ser omitidas;
II- um laudo deve sempre registrar as técnicas utilizadas, descrever os resultados da testagem organizados em tópicos conforme o objetivo do exame e apresentar um prognóstico;
III- além das informações do laudo escrito, às vezes, é importante uma comunicação oral para que alguns itens sejam esclarecidos, evitando-se o risco de interpretações dúbias, especialmente em resultados quantitativos;
IV- o psicólogo deve relatar de forma clara e concisa o que é pertinente aos objetivos do exame e do interesse do destinatário do laudo, incluindo justificativas para o ponto de vista exposto;
V- o psicólogo, ao relatar os resultados de uma avaliação, deve evitar o uso de termos técnicos nas referências a aspectos patológicos, que devem ser apenas descritos de modo geral.

  • A.

    todas as afirmativas são corretas;

  • B.

    apenas as afirmativas I, II e III são corretas;

  • C.

    apenas as afirmativas I e III são corretas;

  • D.

    apenas as afirmativas I, II , III e IV são corretas;

  • E.

    apenas as afirmativas II, III , IV e V são corretas.

Um adolescente procurou o Serviço de Orientação Vocacional e realizou uma bateria de testes de aptidões que revelou percentis muito altos em todos eles. O psicólogo percebeu que esses resultados serviriam de fortes preditores para quaisquer atividades ligadas às Ciências Humanas. Com base no que o psicólogo diz, é correto afirmar que:

  • A.

    os resultados não servem para auxiliar uma boa escolha;

  • B.

    todo teste é um bom preditor;

  • C.

    são tantas as variáveis que interferem na aplicação de um teste que não é confiável quanto às opções de escolha oferecidas;

  • D.

    os testes de orientação vocacional dependem apenas de inteligência para se escolher a profissão desejada;

  • E.

    de acordo com o preditor, a probabilidade de se fazer uma escolha ligada à área de Ciências Humanas com resultados favoráveis é alta.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...