Questões de Psicologia do ano 2007

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre o conceito de resiliência avalie as afirmativas a seguir:

I - o conceito de resiliência supõe que alguns indivíduos são invulneráveis a fatores estressantes;
II- indivíduos resilientes apresentam traços de resiliência em todas as situações traumáticas vividas;
III- uma incorporação pouco cuidadosa do conceito de resiliência pode implicar no risco de uma leitura estigmatizadora sobre os não-resilientes;
IV- em alguns casos, é importante nomear um tutor de resiliência.

  • A.

    apenas a afirmativa I está correta;

  • B.

    apenas as afirmativas I e II estão corretas;

  • C.

    apenas a afirmativa III está correta;

  • D.

    apenas as afirmativas I e IV estão corretas;

  • E.

    todas as afirmativas estão corretas.

Um teste envolvendo duas características psicométricas tem alta validade preditiva ( r = 0.92). Nesse caso:

  • A.

    ele deve ser considerado ineficaz quanto a essas duas características;

  • B.

    nada se pode concluir sem informações adicionais sobre a variável critério;

  • C.

    ele deve ter baixa fidedignidade para que um teste seja válido;

  • D.

    ele deve ser selecionado para compor uma bateria de testes e/ou ser usado como teste individual, pois revela, também, alta precisão de resultados;

  • E.

    ele deve ser desconsiderado como instrumento psicológico de medida, pois as duas características são incompatíveis.

"Os psicólogos devem ter como objetivos a transformação da realidade, a partir dos conhecimentos teóricos e técnicos da teoria adotada e do projeto político que se propõem concretizar, a partir de seus valores e das condições da sociedade em que se inserem." Esta é a conceituação sobre a ética profissional do psicólogo, na abordagem:

  • A.

    psicanalítica;

  • B.

    existencial humanista;

  • C.

    comportamental cognitivista;

  • D.

    sócio-histórica;

  • E.

    positivista.

A redação de um laudo confiável resulta de uma eficiência do psicólogo não apenas na escrita, mas na operacionalização de todo o processo de psicodiagnóstico. A capacidade de elaborar um laudo resulta de numerosos fatores relacionados com a formação profissional do psicólogo, que serão atualizados no momento da realização do psicodiagnóstico, e na explicitação dos seus resultados no laudo.

A partir do argumento acima, analise as afirmativas a seguir:

I- O laudo psicológico visa descrever as características de uma pessoa, tendo em vista um determinado objetivo, como avaliação clínica, avaliação de habilidades no desempenho profissional, etc. A exatidão e o alcance do laudo se fundamentam na eficiência de diversas técnicas, cuja validade deve ser cientificamente comprovada, mas o ponto chave é o próprio psicólogo;
II- A confiabilidade de um laudo, em termos de descrever as características da pessoa avaliada, é facilitada quando o psicólogo teve boa formação técnica e já passou por um processo psicoterapêutico;
III- No caso de um laudo sobre habilidades relacionadas com o desempenho de tarefas objetivas inerentes a uma função profissional, não é relevante que o psicólogo se detenha sobre características de ordem subjetiva da pessoa avaliada. O mais importante é que ele domine o uso das técnicas de avaliação, devendo privilegiar as informações obtidas através destes instrumentos de medida, que garantem a confiabilidade dos resultados.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    apenas a afirmativa I está correta;

  • B.

    apenas as afirmativas I e II estão corretas;

  • C.

    apenas a afirmativa III está correta;

  • D.

    apenas as afirmativas I e III estão corretas;

  • E.

    todas as afirmativas estão corretas.

Opondo-se à psicanálise, que se centra no indivíduo isolado, Moreno trata do homem em relação. Surge, então, a psicoterapia em grupo, sustentada pela idéia de que:

  • A.

    "um homem não requer outro homem e, sim, a presença de Deus, tendo em vista seu status de proximidade, acolhimento".

  • B.

    "a principal categoria de análise é, no caso das doenças mentais, contar com a presença de um clarificador".

  • C.

    "a meta essencial do trabalho terapêutico é sobrepujar o caráter religioso e axiométrico do pensamento não-partilhado".

  • D.

    "uma pessoa não pode ser feliz isolada, visto sua espontaneidade só ser alcançada em situações sociais".

  • E.

    "um paciente é um agente terapêutico dos outros; um grupo é um agente terapêutico para outros grupos".

Na fenomenologia, "epoché" refere-se:

  • A.

    à consciência subjetiva do mundo exterior, ou seja: o "eu puro" que atua como observador neutro.

  • B.

    à suspensão de todo e qualquer juízo sobre as coisas enquanto existentes exteriormente.

  • C.

    ao interesse do sujeito plenamente purificado por intermédio da redução transcendental.

  • D.

    à constituição do objeto pensado, produto da relação entre sujeito e objeto (conhecimento produzido).

  • E.

    à compreensão da redução da consciência ao nível de atos intencionais transcendentais.

Propondo-se a criar as bases da verdadeira fundamentação da Filosofia, Hursserl estabelece algumas exigências:

  • A.

    contar com um grau elevado de intuição; significar intencionalmente o objeto; considerar sua presença.

  • B.

    intuir o preenchimento da intenção; ser perfeitamente evidente; dar plenitude ao preenchimento.

  • C.

    buscar a verdade; introduzir a verdade na essência; assumir o raciocínio dialético.

  • D.

    ser independente da experiência; não ter nenhum pressuposto; ser evidente por si mesmo.

  • E.

    descrever o fenômeno; retornar à "coisa-mesma"; fornecer elementos para a intenção.

Para Jung, a psique engloba três níveis:

  • A.

    consciente, pré-consciente e inconsciente.

  • B.

    id, ego e super-ego.

  • C.

    consciente, inconsciente pessoal e inconsciente coletivo.

  • D.

    consciente, inconsciente transpessoal e identitário.

  • E.

    consciente, pré-inconsciente e inconsciente.

De acordo com a perspectiva piagetiana, quando a estrutura cognitiva do sujeito entra em desequilíbrio, mecanismos a priori são acionados. Eles são conhecidos como:

  • A.

    descentração e equilibração.

  • B.

    adaptação e integração.

  • C.

    intermediação e imitação.

  • D.

    assimilação e acomodação.

  • E.

    interação e construção.

Segundo Piaget, o conhecimento é sempre alcançado a partir de

  • A.

    uma estrutura cognitiva que o sujeito já possui.

  • B.

    um distúrbio da constituição física do sujeito aprendiz.

  • C.

    uma análise equilibrada das funções psicológicas superiores.

  • D.

    um movimento impreciso, embora recíproco, entre organismo e meio.

  • E.

    um diálogo entre a perspectiva adulta e a infantil sobre o real.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...