Questões de Psicologia do ano 2008

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O ambiente organizacional é formado por grupos, equipes e relacionamentos entre indivíduos. Esses relacionamentos e a estrutura formal compõem uma intrincada rede de jogos de poder exercido pelos membros organizacionais. A respeito dos grupos, das equipes e do poder nas organizações, julgue os itens a seguir.

Os grupos sociais devem estabelecer normas de comportamento que podem direcionar os comportamentos dos seus membros, desde que não violem as leis e regras explícitas das organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma empresa de origem européia com filiais no Brasil contrata seus novos empregados sob indicação dos mais antigos da casa. Essa prática tem funcionado bem desde a instalação da empresa no país. Os novos empregados aprendem suas funções passando por um treinamento de seis meses na matriz da Europa. A empresa trabalha por demanda de produção: em certas épocas do ano, ocorrem picos de demanda e é necessário contratar trabalhadores temporários para dar conta da produção. Justamente nessas épocas, por algum motivo, ocorre um aumento significativo das horas extras dos empregados mais antigos, que alegam que os temporários não têm muita noção do que deve ser feito, ficam perdidos — às vezes até parados — e precisam de contínua assistência. Os empregados mais antigos, por sua vez, valorizam muito seu trabalho, sentem-se mais indispensáveis, melhores no trabalho e dizem que os temporários não sabem fazer nada direito. G. Dessler. Administração de recursos humanos. 2.ª ed. São Paulo: Pearson-Prentice Hall, 2003 (com adaptações).

                                       

Com referência à situação descrita no texto acima, julgue os itens de 70 a 76.

Certamente, a situação ilustrada afeta a satisfação no trabalho dos empregados temporários.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma empresa de origem européia com filiais no Brasil contrata seus novos empregados sob indicação dos mais antigos da casa. Essa prática tem funcionado bem desde a instalação da empresa no país. Os novos empregados aprendem suas funções passando por um treinamento de seis meses na matriz da Europa. A empresa trabalha por demanda de produção: em certas épocas do ano, ocorrem picos de demanda e é necessário contratar trabalhadores temporários para dar conta da produção. Justamente nessas épocas, por algum motivo, ocorre um aumento significativo das horas extras dos empregados mais antigos, que alegam que os temporários não têm muita noção do que deve ser feito, ficam perdidos — às vezes até parados — e precisam de contínua assistência. Os empregados mais antigos, por sua vez, valorizam muito seu trabalho, sentem-se mais indispensáveis, melhores no trabalho e dizem que os temporários não sabem fazer nada direito. G. Dessler. Administração de recursos humanos. 2.ª ed. São Paulo: Pearson-Prentice Hall, 2003 (com adaptações).

                                       

Com referência à situação descrita no texto acima, julgue os itens de 70 a 76.

Na situação descrita, os empregados temporários possuem menor índice de comprometimento com a organização que os permanentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma empresa de origem européia com filiais no Brasil contrata seus novos empregados sob indicação dos mais antigos da casa. Essa prática tem funcionado bem desde a instalação da empresa no país. Os novos empregados aprendem suas funções passando por um treinamento de seis meses na matriz da Europa. A empresa trabalha por demanda de produção: em certas épocas do ano, ocorrem picos de demanda e é necessário contratar trabalhadores temporários para dar conta da produção. Justamente nessas épocas, por algum motivo, ocorre um aumento significativo das horas extras dos empregados mais antigos, que alegam que os temporários não têm muita noção do que deve ser feito, ficam perdidos — às vezes até parados — e precisam de contínua assistência. Os empregados mais antigos, por sua vez, valorizam muito seu trabalho, sentem-se mais indispensáveis, melhores no trabalho e dizem que os temporários não sabem fazer nada direito. G. Dessler. Administração de recursos humanos. 2.ª ed. São Paulo: Pearson-Prentice Hall, 2003 (com adaptações).

                                       

Com referência à situação descrita no texto acima, julgue os itens de 70 a 76.

É correto inferir que os empregados mais antigos possuem maior envolvimento com o trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma empresa de origem européia com filiais no Brasil contrata seus novos empregados sob indicação dos mais antigos da casa. Essa prática tem funcionado bem desde a instalação da empresa no país. Os novos empregados aprendem suas funções passando por um treinamento de seis meses na matriz da Europa. A empresa trabalha por demanda de produção: em certas épocas do ano, ocorrem picos de demanda e é necessário contratar trabalhadores temporários para dar conta da produção. Justamente nessas épocas, por algum motivo, ocorre um aumento significativo das horas extras dos empregados mais antigos, que alegam que os temporários não têm muita noção do que deve ser feito, ficam perdidos — às vezes até parados — e precisam de contínua assistência. Os empregados mais antigos, por sua vez, valorizam muito seu trabalho, sentem-se mais indispensáveis, melhores no trabalho e dizem que os temporários não sabem fazer nada direito. G. Dessler. Administração de recursos humanos. 2.ª ed. São Paulo: Pearson-Prentice Hall, 2003 (com adaptações).

                                       

Com referência à situação descrita no texto acima, julgue os itens de 70 a 76.

Há possibilidade de conflitos entre grupos com identidades diferenciadas no caso exposto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma empresa de origem européia com filiais no Brasil contrata seus novos empregados sob indicação dos mais antigos da casa. Essa prática tem funcionado bem desde a instalação da empresa no país. Os novos empregados aprendem suas funções passando por um treinamento de seis meses na matriz da Europa. A empresa trabalha por demanda de produção: em certas épocas do ano, ocorrem picos de demanda e é necessário contratar trabalhadores temporários para dar conta da produção. Justamente nessas épocas, por algum motivo, ocorre um aumento significativo das horas extras dos empregados mais antigos, que alegam que os temporários não têm muita noção do que deve ser feito, ficam perdidos — às vezes até parados — e precisam de contínua assistência. Os empregados mais antigos, por sua vez, valorizam muito seu trabalho, sentem-se mais indispensáveis, melhores no trabalho e dizem que os temporários não sabem fazer nada direito. G. Dessler. Administração de recursos humanos. 2.ª ed. São Paulo: Pearson-Prentice Hall, 2003 (com adaptações).

                                       

Com referência à situação descrita no texto acima, julgue os itens de 70 a 76.

O tipo de recrutamento realizado na empresa em questão é o recrutamento interno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma empresa de origem européia com filiais no Brasil contrata seus novos empregados sob indicação dos mais antigos da casa. Essa prática tem funcionado bem desde a instalação da empresa no país. Os novos empregados aprendem suas funções passando por um treinamento de seis meses na matriz da Europa. A empresa trabalha por demanda de produção: em certas épocas do ano, ocorrem picos de demanda e é necessário contratar trabalhadores temporários para dar conta da produção. Justamente nessas épocas, por algum motivo, ocorre um aumento significativo das horas extras dos empregados mais antigos, que alegam que os temporários não têm muita noção do que deve ser feito, ficam perdidos — às vezes até parados — e precisam de contínua assistência. Os empregados mais antigos, por sua vez, valorizam muito seu trabalho, sentem-se mais indispensáveis, melhores no trabalho e dizem que os temporários não sabem fazer nada direito. G. Dessler. Administração de recursos humanos. 2.ª ed. São Paulo: Pearson-Prentice Hall, 2003 (com adaptações).

                                       

Com referência à situação descrita no texto acima, julgue os itens de 70 a 76.

Informalmente, os empregados permanentes realizam treinamento em serviço para os empregados temporários.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma empresa de origem européia com filiais no Brasil contrata seus novos empregados sob indicação dos mais antigos da casa. Essa prática tem funcionado bem desde a instalação da empresa no país. Os novos empregados aprendem suas funções passando por um treinamento de seis meses na matriz da Europa. A empresa trabalha por demanda de produção: em certas épocas do ano, ocorrem picos de demanda e é necessário contratar trabalhadores temporários para dar conta da produção. Justamente nessas épocas, por algum motivo, ocorre um aumento significativo das horas extras dos empregados mais antigos, que alegam que os temporários não têm muita noção do que deve ser feito, ficam perdidos — às vezes até parados — e precisam de contínua assistência. Os empregados mais antigos, por sua vez, valorizam muito seu trabalho, sentem-se mais indispensáveis, melhores no trabalho e dizem que os temporários não sabem fazer nada direito. G. Dessler. Administração de recursos humanos. 2.ª ed. São Paulo: Pearson-Prentice Hall, 2003 (com adaptações).

                                       

Com referência à situação descrita no texto acima, julgue os itens de 70 a 76.

O caso ilustra como o processo de aprendizagem no trabalho é imprescindível para o desempenho satisfatório.

  • C. Certo
  • E. Errado

João, gerente de uma loja de departamentos, foi nomeado há aproximadamente um mês e atualmente trabalha sob muita pressão, pois as orientações sobre seu trabalho provêm de três diferentes departamentos da empresa. Sua gerência fica ligada apenas ao departamento de operações, mas as orientações oferecidas pelos outros departamentos são divergentes dos objetivos da sua área e possuem conseqüências distintas.

Acerca das fundamentações teóricas da ergonomia da atividade e da situação acima descrita, julgue os itens de 56 a 60.

Grandes mudanças no conteúdo do trabalho ou na sua organização podem causar ou precipitar transtornos depressivos ou ansiedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

João, gerente de uma loja de departamentos, foi nomeado há aproximadamente um mês e atualmente trabalha sob muita pressão, pois as orientações sobre seu trabalho provêm de três diferentes departamentos da empresa. Sua gerência fica ligada apenas ao departamento de operações, mas as orientações oferecidas pelos outros departamentos são divergentes dos objetivos da sua área e possuem conseqüências distintas.

Acerca das fundamentações teóricas da ergonomia da atividade e da situação acima descrita, julgue os itens de 56 a 60.

Ignorar as orientações dos outros departamentos seria uma estratégia de mediação possível para João resolver a situação em apreço.

  • C. Certo
  • E. Errado
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