Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do processo ensino-aprendizagem, julgue os itens de 111 a 117.
Cabe ao docente zelar pela aprendizagem dos estudantes e estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.
Acerca do processo ensino-aprendizagem, julgue os itens de 111 a 117.
A interdisciplinaridade é um recurso para ampliar as possibilidades de interação entre disciplinas e entre grupamentos de disciplinas, independentemente das características culturais e econômicas e dos âmbitos locais e regionais.
Acerca do processo ensino-aprendizagem, julgue os itens de 111 a 117.
A avaliação escolar é um processo transformador que requer reflexão constante sobre as dificuldades dos alunos e visa à obtenção de maiores escores possíveis.Julgue os itens a seguir, acerca dos preconceitos presentes no cotidiano escolar.
Segundo Lajonquière, uma das facetas do processo de psicologização do cotidiano escolar é a ilusão psicopedagógica: os professores imaginam que existem na criança e no adolescente capacidades psicológicas, em estado germinal, que devem ser desenvolvidas por práticas pedagógicas adequadas.
Julgue os itens a seguir, acerca dos preconceitos presentes no cotidiano escolar.
A respeito dos preconceitos presentes no cotidiano escolar, constata-se que houve avanço no que se refere às concepções das professoras que, por trabalharem fora, deixaram de atribuir o fracasso de seus alunos ao fato de as mães também trabalharem fora.
Julgue os itens a seguir, acerca dos preconceitos presentes no cotidiano escolar.
Considere a seguinte fala de uma professora, adaptada de Collares e Moysés (1996): Eu acredito também que a pobreza e toda aquela série de problemas por que os alunos passam influenciam a aprendizagem, a postura retraída e a concentração da criança. É correto afirmar que essa fala representa uma reafirmação da teoria da privação cultural.
Julgue os itens a seguir, acerca dos preconceitos presentes no cotidiano escolar.
A crença em sua capacidade preditiva é generalizada entre os professores; no entanto, não é correto afirmar que suas relações com os alunos são influenciadas por suas previsões.
Julgue os itens seguintes, que tratam da especificidade da atuação do psicólogo escolar no contexto das instituições educacionais brasileiras.
Mapear e analisar a instituição escolar não é uma etapa básica do processo de intervenção institucional para o qual o psicólogo escolar deve desenvolver competências.
Julgue os itens seguintes, que tratam da especificidade da atuação do psicólogo escolar no contexto das instituições educacionais brasileiras.
A atuação do psicólogo escolar deve ser concretizada em uma dimensão preventiva, em resposta às reais e complexas demandas que a escola, como instituição sociocultural, lhe apresenta.
Julgue os itens seguintes, que tratam da especificidade da atuação do psicólogo escolar no contexto das instituições educacionais brasileiras.
Participar da elaboração da proposta pedagógica, tendo como referencial as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, principalmente quanto ao desenvolvimento de competências e habilidades no corpo docente e discente e à organização do currículo de forma ampliada, constitui tarefa que exige pouca atuação da psicologia escolar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...