Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do trabalho do psicólogo em uma instituição prisional, julgue os itens que se seguem.
O trabalho do psicólogo junto ao encarcerado tem objetivos corretivos e preventivos.
Acerca do trabalho do psicólogo em uma instituição prisional, julgue os itens que se seguem.
A avaliação psicológica de características de personalidade do preso é relevante para orientar a execução da individualização penal.
Acerca do trabalho do psicólogo em uma instituição prisional, julgue os itens que se seguem.
Para preservar o vínculo familiar, em casos de famílias com crianças, o psicólogo pode solicitar que o preso com boa conduta e um sexto da pena cumprida tenha acesso a telefone celular para contatar seus familiares.
A abordagem transformativa à prática de terceiros baseiase em determinadas suposições sobre os efeitos e a dinâmica da intervenção. Uma suposição importante da abordagem é que processos como a mediação possuem o potencial de gerar efeitos transformativos e que esses efeitos são extremamente valiosos para as partes e para a sociedade. Como efeito transformativo potencial da mediação tem-se que o processo pode reforçar a capacidade das pessoas de
manipularem o contexto na direção de seus interesses individuais, pois o importante é estabelecer um acordo e não compreender a perspectiva ou situação de vida do outro.
defenderem interesses coletivos e de agirem com relativa estratégia, não sendo necessário esclarecer o que está em jogo para as partes, mas garantir a decisão em relação à situação em questão.
pensarem como advogados e assistentes sociais de si mesmos, sendo o mediador o conselheiro.
identificarem os interesses ocultos por trás das propostas de ambas as partes e atuarem como conselheiros e administradores de si mesmos, sendo o mediador o psicólogo.
tomarem decisões sozinhas e de verem e considerarem as perspectivas dos outros.
O mediador desempenha numerosas funções no processo de mediação, entre elas, facilita a comunicação, cria contextos alternativos, busca a clareza de todas as idéias e atribui a decisão
final ao mediador.
aos protagonistas.
a uma das partes.
à parte contratante.
aos advogados das partes envolvidas.
A mediação é um método de resolução de conflitos
e um meio de resolução de controvérsias, referentes exclusivamente a direitos patrimoniais disponíveis, no qual ocorre a intervenção de um terceiro independente e imparcial.
no qual o procedimento restringe-se a uma reunião entre as partes e o conciliador.
em que um terceiro independente e imparcial coordena reuniões conjuntas ou separadas com as partes envolvidas em conflito.
em que ocorre a intervenção de um terceiro independente e imparcial, que recebe poderes de uma convenção denominada arbitral para decidir por elas.
que não requer o conhecimento da inter-relação das partes em conflito, para que se possa obter maior imparcialidade.
A mediação é um dos vários métodos chamados de alternativos para a resolução de conflito, constituindo-se em opção ao sistema tradicional de justiça. Uma característica marcante dos métodos alternativos de resolução de conflitos é o emprego da negociação. Existem alguns recursos à disposição dos mediadores. A técnica de enquadrar ou contextualizar diretamente o problema em outro âmbito, que pode ser mais ou menos amplo ou apenas diferente, dependendo das circunstâncias, é denominada de
conotação positiva.
reenquadramento.
reformulação ou ressignificação.
pautas técnicas.
formas de questionamento.
As metodologias para a resolução alternativa de conflitos facilitam a definição e a administração – por indivíduos, organizações e comunidades – dos próprios conflitos e o caminho para as soluções. A mediação e outras metodologias podem facilitar o diálogo e prover destrezas para a resolução de situações conflituosas. As novas metodologias levam precisamente a resolver os conflitos entre as partes de forma
consensual, em que se busca obter a concordância de sentimentos ou idéias, obtendo-se a pacificação dos vínculos.
interventiva, promovendo o entendimento entre as partes, por intermédio de seus legítimos representantes, para concluir tratados, contratos ou convênios.
avaliativa, de modo a conseguir um acordo entre duas ou mais pessoas que transferem entre si algum direito ou se sujeitam a alguma obrigação.
colaborativa, promovendo a mudança mediante a busca de soluções consensuais e a construção de "lugares" sociais legítimos para os participantes.
altruísta, promovendo a dissolução de conflitos e a tranqüilidade da alma, a favor do sossego das pessoas envolvidas.
Uma mulher de 28 anos de idade morreu atropelada pelo marido, de 33 anos de idade. O casal discutia dentro do carro parado quando a mulher desceu e tentou atravessar a rua. O marido colocou o veículo em movimento, atingiu a mulher e a arrastou até imprensá-la contra um muro. Ela caiu sobre o capô do carro e morreu em conseqüência de traumatismo craniano e hemorragia. Os filhos do casal, um de 5 e outro de 11 anos de idade, estavam no carro e assistiram à cena. O criminoso disse à polícia que matou a mulher porque ela havia se decidido pelo divórcio e acabara de lhe reafirmar essa decisão. Disse ainda que não havia planejado o atropelamento, estava arrependido e agira motivado por ciúmes. Ainda assim, ele poderá ser condenado a 30 anos de prisão.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Se o pai agressor for condenado, durante o cumprimento da pena seu contato familiar com os demais membros da família e com os amigos deve ser restringido ao mínimo necessário, de modo a favorecer suas chances de reabilitação social e psicológica.
Julgue os itens subseqüentes quanto ao tipo de abordagem em que se enquadra a psico-oncologia.
Disciplina autônoma, assim é entendida atualmente a psicooncologia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...