Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens subseqüentes, a respeito das idéias e contribuições das teorizações elaboradas por Piaget, Vygotsky e Wallon.
Na psicogenética de Henry Wallon, a dimensão afetiva ocupa lugar central, tanto do ponto de vista da construção da pessoa, quanto do ponto de vista da construção do conhecimento.
Os pressupostos filosóficos e as implicações educacionais do pensamento vigotskiano têm como fundamentos uma nova concepção no campo da psicologia. Ainda com relação às idéias de Vigotsky, assinale a opção que apresenta uma definição correta de uma corrente de pensamento defendida por esse pensador.
O espontaneísmo é uma perspectiva pedagógica que deixa a escola desvalorizada e isenta de cumprir seu papel, embasada nas teorias filosóficas que reforçam a incapacidade do homem em transformar sua vida por acreditar em um determinismo preexistente.
A concepção ambientalista é inspirada nas filosofias empirista e positivista e atribui exclusivamente ao ambiente as características humanas e privilegia a experiência como fonte de conhecimento e de formação de hábitos de comportamento.
Desde o nascimento, há uma interação do ser humano com o meio social e cultural no qual está inserido. Essa concepção se fundamenta no materialismo dialético, que acredita que o conhecimento envolve sempre um fazer e um atuar do homem.
Inspirada nas premissas das filosofias racionalista e idealista, a abordagem inatista se baseia na crença de que as capacidades básicas de cada ser humano já se encontram praticamente prontas no momento do nascimento.
Vigotsky, em seus estudos, dedica especial atenção à questão da linguagem, que, para ele, é um sistema simbólico fundamental em todos os grupos humanos e, por isso, exerce importante papel na formação das características psicológicas humanas. À luz dessas idéias, assinale a opção correta.
A linguagem humana é a representação da evolução da linguagem animal. Um indício disso é que os animais nãohumanos emitem sons que expressam seus estados e contagiam seus semelhantes. Nesse sentido, a linguagem humana e a dos outros animais não diferem do ponto de vista qualitativo.
Para Vigotsky, a linguagem é uma ferramenta que o homem utiliza com a finalidade de passar conhecimento de uma geração para outra. Nesse sentido, a linguagem humana tem como fim primordial a transmissão dos conhecimentos acumulados pelas gerações anteriores.
O surgimento da linguagem imprime mudanças essenciais nos processos psíquicos do homem, tais como: permite lidar com objetos do mundo exterior mesmo quando eles estão distantes; possibilita a conceituação, a ordenação e a classificação dos objetos; designa coisas, ações e significados precisos.
Para Vigotsky, a linguagem humana é, primeiro, interior, depois, egocêntrica e, por último, exterior. Dessa forma, para conseguir uma fala social ou cultural, o indivíduo inicia o processo de dentro para fora.
Vigotsky buscou elaborar uma teoria que superasse as tendências antagônicas presentes na psicologia de sua época. Nesse sentido, estabeleceu as teses que se encontram presentes em sua obra. Assinale a opção correta com relação às idéias de Vigotsky.
As características tipicamente humanas estão presentes no indivíduo desde o seu nascimento e, à medida que o homem transforma o seu meio, transforma-se a si mesmo.
O cérebro é um sistema fechado, e sua estrutura e seu sistema de funcionamento foram moldados ao longo da história humana.
A relação do homem com o mundo é direta, inexistindo mediação entre pensamento e ações humanas.
As funções psicológicas humanas se originam nas relações do indivíduo com seu contexto social e cultural.
Na visão de Elsa Grassano, os testes gráficos adquirem um papel central dentro do psicodiagnóstico porque são os que detectam, com maior precisão, os níveis profundos de integração e estruturação, uma vez que a possibilidade de controle intelectual e de disfarce, consciente ou inconsciente, diminui marcadamente nesses testes em relação com os testes verbais. Segundo Grassano, são os primeiros que detectam desordens psicóticas. Ao pensar a adequação ou inadequação lógico-forma das figuras gráficas, Grassano afirma que os traços adaptativos se referem a figuras centradas e de tamanho médio. Na patologia com qualidades psicóticas ou psicopáticas, os gráficos
adquirem um tamanho desmedidamente grande em relação com a folha, que representa o mundo com o qual se incluem.
apresentam excessiva diminuição de tamanho, referindo-se a sentimentos de menos valia, inibição intelectual, social e bloqueio.
apresentam figuras pequenas em uma folha com mais outras figuras.
permanecem à esquerda da folha, em tamanho médio
os gráficos permanecem à direita da folha, em tamanho próximo ao médio.
A Bateria de Piaget-Head corresponde a uma bateria de testes
para avaliar a dominância de membros inferiores, nas quais observa-se a preferência do indivíduo para chutar e pisar com um ou outro pé.
que pretende por em evidência a organização perceptivo motriz através da cópia de figuras fáceis.
motóricos destinados a avaliar a habilidade manual, que incluem provas de pontilhado.
de orientação direita-esquerda (orientação espacial), que consiste em propor à criança uma série de perguntas cada vez mais complexas, em que as noções de direita-esquerda têm que se revelar como firmemente estabelecidas.
que visam avaliar a estruturação temporal através de provas de reprodução de estruturas rítmicas, tendo sido utilizadas por Stambak em uma investigação sobre dislexias.
A técnica projetiva de desenho da Casa-Árvore-Pessoa (House-Tree-Person, HTP) tem sido utilizada para obter informação sobre como uma pessoa experiencia sua individualidade em relação aos outros e ao ambiente do lar. Segundo John N. Buck, autor do Manual e Guia de Interpretação do teste, o HTP
estimula a livre expressão por parte do examinando, podendo, nesses casos, ser dispensada a fase de Inquérito.
permite a discriminação do alcance das estruturas cognitivas.
favorece a expressão de elementos caracteriológicos, apresentados na fase adulta.
estimula a projeção de elementos da personalidade.
permite o pensamento simbólico e o relato, por parte do examinando, de ocorrências recentes significativas.
O Conselho Federal de Psicologia − CFP divulgou os pareceres dos testes psicológicos considerados favoráveis ou desfavoráveis, segundo os critérios estabelecidos na Resolução CFP no 002/2003. O psicólogo deve manter-se atualizado e utilizar somente instrumentos que tenham obtido parecer favorável do CFP para uso. Os testes que podem ser utilizados, tendo por referência as tabelas disponíveis e divulgadas no site do CFP em janeiro de 2008 são:
Teste Zulliger; Teste de Personalidade 16 PF; Teste Raven de Operações Lógicas – RTLO.
Questionário Desiderativo; Teste das Cores; Teste de Apercepção Infantil com Figuras Humanas - CAT-A.
Rorschach - Sistema Compreensivo; Teste de Apercepção Temática - TAT.
Teste do Desenho - WARTEGG; Teste de Capacidades Intelectuais; Bateria de Testes de Aptidões Gerais II -–BTAG II.
Teste de Apercepção Temática para Idosos e Adultos - SAT; Inventário Ilustrado de Interesses - GEIST; Teste de Apercepção Infantil com Figuras de Animais - CAT-A.
Eduardo Kalina acredita que toda adição é uma psicose e uma enfermidade suicida a curto ou longo prazo e que a drogadição tem um tipo de delírio que pode afetar uma área parcial ou a totalidade do self de uma pessoa, já que o adito não responde à prova de realidade e não tem consciência de doença ou a tem parcialmente. Nesse contexto, Kalina acredita que a internação, em regra geral, deveria ser a primeira medida a ser tomada para tentar a reabilitação do adito. Ao interná-lo numa instituição, com um programa especialmente preparado para o tratamento de aditos e ao suprimir-lhe o consumo de drogas, estabelece- se o limite, gerando conflitos para poder começar a trabalhar terapeuticamente. Kalina acredita que durante o período de internação, o fundamental é ensinar-lhes a dizer NÃO, havendo a necessidade de ensinar-lhes a
controlar os impulsos e a agressividade.
importância de assumir um vínculo saudável com a vida.
discriminar ações destrutivas das construtivas.
aceitar a experiência vivenciada como ela acontece e não como gostariam que acontecesse.
relacionarem-se adequadamente dentro do grupo familiar, aceitando as posições assumidas por outras pessoas.
Para Eduardo Alberto Braier, o foco constitui talvez um dos elementos mais característicos e distintivos da atual Psicoterapia Breve. Braier aponta que muitos autores assinalaram a conveniência de focalizar, ou seja, de concentrar a tarefa terapêutica em determinado
tema, trazido pelo paciente e sua família como originário dos distúrbios presentes.
sintoma, problemática ou setor da psicopatologia do paciente.
problema gerado de experiência traumática, com desdobramentos em sintomas psíquicos.
comportamento indesejado, instaurado em algum momento da etapa evolutiva do paciente.
setor da dinâmica psicológica, que vem afetando as aspirações e desejo de realizações futuras, mencionadas pelo paciente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...