Questões de Psicologia do ano 2008

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Com relação às visões de profissionais que trabalham com adolescentes infratores, julgue os itens seguintes.

Na concepção subjetiva, os adolescentes que não encontraram, na família e na sociedade, valores e referenciais, fazem um lugar para si no mundo do crime, através, por exemplo, da imagem viril, ofertada pelo traficante que se tornou herói.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens a seguir.

De acordo com os estudos da aprendizagem humana, a noção de necessidades básicas deve ser utilizada como incentivo para a aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas relações humanas, a comunicação ocorre tanto digital como analogicamente. A linguagem analógica refere-se a

  • A. tudo que se maneja com a sintaxe lógica da linguagem.
  • B. tudo o que seja comunicação verbal.
  • C. tudo o que seja comunicação não-verbal.
  • D. comunicação simétrica.
  • E. comunicação complementar.

M. J. Spink trata da Psicologia Social da Saúde como um campo ampliado de atuação do psicólogo nas instituições de saúde, que tem como características principais a atuação centrada em uma perspectiva

  • A. social, na qual as relações interpessoais na família serão valorizadas.
  • B. individual e o respeito aos valores da origem e estrutura familiar.
  • C. sistêmica, na qual todas as pessoas da comunidade serão consideradas.
  • D. coletiva e o comprometimento com os direitos sociais e com a cidadania.
  • E. pessoal, na qual os desejos e as necessidades do atendido serão considerados.

De acordo com a teoria do "campo de força" de Kurt Lewin, qualquer comportamento é resultante de um equilíbrio entre forças de

  • A.

    atração e de repulsão.

  • B.

    impulsão e de restrição.

  • C.

    ação e de reação.

  • D.

    atração e de reação.

  • E.

    ação e de repulsão.

Uma das críticas ao modelo de liderança de Fiedler é o fato de desconsiderar o seguidor. Este ponto que falta em sua teoria é o aspecto focalizado em outra proposição, feita por Hersey e Blanchard. Para esses autores, a maturidade do subordinado, avaliada em termos de

  • A.

    grau de capacidade e interesse de fazer um bom trabalho, é a principal característica da situação que qualquer líder enfrenta.

  • B.

    disposição para realizar o trabalho e fatores motivacionais presentes, é a principal característica da situação que qualquer líder enfrenta.

  • C.

    motivação e recursos intelectuais presentes para realizar um trabalho, é a principal característica da situação que qualquer líder enfrenta.

  • D.

    recursos emocionais e intelectuais presentes para realizar um trabalho, é a principal característica da situação que qualquer líder enfrenta.

  • E.

    potencial e motivação presentes para realizar um trabalho, é a principal característica da situação que qualquer líder enfrenta.

O método de avaliação de desempenho que se baseia no princípio da responsabilidade de linha e da função staff no processo de avaliação do desempenho e que requer entrevistas entre um especialista em avaliação com gerentes para, em conjunto, avaliarem o desempenho dos respectivos funcionários é denominado

  • A.

    Escolha Forçada.

  • B.

    Pesquisa de Campo.

  • C.

    Fatores Críticos.

  • D.

    Fatores Simples.

  • E.

    Escalas Gráficas.

A socialização organizacional constitui o esquema de recepção e de boas-vindas aos novos participantes. Na realidade, a socialização representa uma etapa de iniciação particularmente importante para moldar um bom relacionamento em longo prazo entre o indivíduo e a organização. Os principais itens que um programa de socialização deve abordar, segundo Idalberto Chiavenato, em Gestão de Pessoas, são:

  • A.

    assuntos organizacionais; benefícios oferecidos; relacionamento e deveres do novo participante.

  • B.

    identificação das expectativas do novo empregado; políticas de cargos e salários; concorrentes e expectativas de conduta a serem praticados pelo novo empregado frente às exigências de seu cargo.

  • C.

    descrição de função; identificação das expectativas do novo empregado; políticas de salários; direitos e deveres e conhecimento do organograma da empresa.

  • D.

    assuntos comerciais; estratégias de mercado; missão; valores e boas práticas de trabalho.

  • E.

    assuntos comerciais; estratégicas de mercado; missão; valores e direitos e deveres.

Nos processos de seleção, os testes psicológicos são utilizados como uma medida de desempenho e se baseiam em amostras estatísticas de comparação, sendo aplicados sob condições padronizadas. Os testes psicológicos apresentam três características que as entrevistas e provas tradicionais objetivas não têm: preditor, validade e precisão. Por validade entende-se a capacidade do teste de

  • A.

    apresentar resultados semelhantes em várias aplicações na mesma pessoa.

  • B.

    oferecer resultados prospectivos capazes de servir como prognósticos para o desempenho do cargo.

  • C.

    garantir que o indivíduo terá condições de se adaptar às exigências do cargo em aberto.

  • D.

    aferir exatamente aquela variável humana que se pretende medir.

  • E.

    garantir a consistência da mensuração e ausência de discrepâncias na medida, caso seja repetido o teste por várias vezes na mesma pessoa.

A entrevista de seleção é um processo de comunicação entre duas ou mais pessoas que interagem entre si e no qual uma das partes está interessada em conhecer melhor a outra. A entrevista que determina o tipo de resposta desejada, mas não especifica as questões, ou seja, deixa as perguntas a critério do entrevistador é denominada entrevista

  • A.

    formal.

  • B.

    não-diretiva.

  • C.

    padronizada apenas nas perguntas.

  • D.

    totalmente padronizada.

  • E.

    diretiva.

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