Questões de Psicologia do ano 2008

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O levantamento de necessidades de treinamento pode ser feito em quatro níveis de análise: organizacional, dos recursos humanos, da estrutura de cargos e do treinamento. A análise do treinamento ocorre a partir

  • A.

    do diagnóstico de toda a organização quanto às expectativas de cada colaborador, para que seu desempenho funcional consiga ser aperfeiçoado através de treinamentos comportamentais e técnicos a serem realizados na empresa.

  • B.

    dos objetivos e metas que deverão ser utilizados como critérios para avaliação da eficiência e eficácia do programa de treinamento.

  • C.

    do diagnóstico dos desejos e interesses presentes entre colaboradores e acionistas, para que os objetivos empresariais, durante um dado período, sejam alcançados.

  • D.

    do exame dos requisitos e especificações dos cargos e das destrezas esperadas que cada colaborador cumpra para a execução correta dos seus trabalhos.

  • E.

    do perfil das pessoas, determinando quais os comportamentos que são presentes e aqueles que devem ser alterados através de processos de treinamento no local de trabalho.

As teorias de motivação de abordagem do conteúdo ressaltam a compreensão dos fatores

  • A.

    externos que condicionam os comportamentos dos indivíduos a atuarem sempre buscando oferecer resultados superiores para a empresa.

  • B.

    externos gerenciados pelas empresas que reforçam positivamente os indivíduos que apresentam bom desempenho no trabalho.

  • C.

    internos dos indivíduos que fazem com que eles ajam de determinada maneira.

  • D.

    emocionais presentes no clima do trabalho, garantindo assim que todos os indivíduos tenham suas necessidades fisiológicas e sociais sempre satisfeitas, pois só assim conseguirão empreender energia para o trabalho.

  • E.

    emocionais e racionais presentes nos indivíduos para que possam ser satisfeitas todas as necessidades latentes presentes no ambiente de trabalho.

No trabalho de Desenvolvimento Organizacional são várias as técnicas utilizadas. Dentre elas, podemos citar a Análise Transacional, que procura

  • A.

    auxiliar na identificação dos membros do grupo que necessitam melhorar suas formas de comunicação, diminuindo assim resistências para lidarem com mudanças.

  • B.

    aumentar a sensibilidade entre as pessoas de um grupo de trabalho, criando assim maior afinidade entre os participantes do grupo.

  • C.

    ajudar os membros de um grupo a reverem seu fluxo de atividades, diminuindo possíveis gargalos.

  • D.

    diminuir os hábitos destrutivos de comunicação, no qual o intuito ou o pleno significado das mensagens fica obscuro.

  • E.

    aumentar a capacidade dos membros da equipe em dar feedback negativo no cotidiano do trabalho.

Um problema fundamental na comunicação interpessoal e talvez, principalmente, entre pessoas com cargos de autoridade, é despertar a capacidade de defesa nos receptores. Quando um empregado inventa justificativas para um comportamento que adotou no trabalho e que ele inconscientemente considera que este comportamento é injustificável, está fazendo uso do mecanismo de defesa de

  • A.

    negação.

  • B.

    sublimação.

  • C.

    rejeição.

  • D.

    formação reativa.

  • E.

    racionalização.

A estrutura organizacional que propõe que os empregados sejam designados para um departamento funcional básico e, ao mesmo tempo, são indicados para trabalhar em um determinado produto ou para um determinado cliente é denominada organização

  • A.

    informal.

  • B.

    formal.

  • C.

    de matriz.

  • D.

    ocasional.

  • E.

    hierarquizada.

Uma premissa-chave do Desenvolvimento Organizacional é que, uma vez que as organizações são conjuntos de grupos sobrepostos, se for possível

  • A.

    aumentar a eficácia desses grupos, disso resultará uma maior eficácia da organização como um todo.

  • B.

    interferir na dinâmica do grupo através de programas de sensibilização, o nível de consciência e o desenvolvimento de novas práticas de trabalho poderão ocorrer durante um prazo curto de tempo.

  • C.

    controlar as pessoas para que se mantenham dirigidas para o alcance dos resultados, os fatores desmotivacionais não ocorrerão.

  • D.

    manipular a motivação dos empregados através de premiações financeiras, os resultados acontecerão com maior naturalidade.

  • E.

    criar um sistema de reforçamento positivo para que todos os empregados sejam premiados diariamente, isto fará com que o clima organizacional seja percebido por todos como altamente favorável.

Depois de formados, os grupos podem diferir sobremaneira em sua aparência e comportamento. Interiormente, no entanto, todos têm três elementos básicos: interação, atividades e sentimentos. A interação refere-se

  • A.

    ao padrão mental adotado pelos participantes frente às exigências de resultados a serem apresentados por cada participante da organização.

  • B.

    aos processos mentais e emocionais.

  • C.

    ao grau de interdependência que um indivíduo, dentro de um sistema organizacional, possui em relação aos demais.

  • D.

    ao sistema pelo qual os trabalhos são divididos entre as pessoas que fazem parte da organização.

  • E.

    ao comportamento interpessoal.

No que se refere aos pressupostos básicos de Bion, em relação aos fenômenos das práticas grupais, julgue os itens subseqüentes.

Para Bion, os pressupostos básicos são responsáveis pelo fracasso do trabalho do grupo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos pressupostos básicos de Bion, em relação aos fenômenos das práticas grupais, julgue os itens subseqüentes.

A dependência é a demanda que os grupos apresentam por um líder capaz de satisfazer aos seus membros.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos pressupostos básicos de Bion, em relação aos fenômenos das práticas grupais, julgue os itens subseqüentes.

O acasalamento é um pressuposto que faz crer que o grupo futuramente atenderá às necessidades pessoais de seus membros.

  • C. Certo
  • E. Errado
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