Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia Jurídica - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Penas alternativas são medidas:
Aplicadas ao infrator reincidente.
De caráter substitutivo.
Aplicadas a adolescentes.
De privação da liberdade.
De caráter não substitutivo.
Psicologia - Psicologia Jurídica - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Medidas de Proteção:
I. São aplicadas de maneira isolada ou cumulativamente, bem como, podem ser substituídas a qualquer tempo.
II. Quando são aplicadas, não consideram as necessidades pedagógicas.
III. Podem ser aplicadas sem preocupações com o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, pois está recluso em instituição educacional.
IV. Aplicam-se apenas à criança de zero a 12 anos.
Está incorreto apenas o que se afirma em:
I, II e III.
II, III e IV.
Todas.
I.
II e III.
Psicologia - Psicologia Jurídica - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Verificada a prática de ato infracional, as medidas sócio-educativas que a autoridade competente pode aplicar são:
Advertência, notificação, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, internação em estabelecimento educacional.
Advertência, pagamento de taxas financeiras ao Estado, prestação de serviços à comunidade, prisão.
Notificação, restrição dos direitos de sair de casa sozinho, internação em regime de semiliberdade, internação em sistema prisional.
Advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade, inserção em regime de semiliberdade, internação em estabelecimento educacional.
Advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, inserção em regime de semiliberdade, internação em estabelecimento educacional.
Psicologia - Psicologia Jurídica - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
As medidas sócio-educativas são restritivas de direitos e aplicadas, apenas, por ordem judicial, a pessoas que tenham cometido ato infracional. Assim, aplicam-se:
Às crianças que estão na primeira infância.
Às crianças que estão na segunda infância.
Às pessoas que infracionam pela primeira vez. Os chamados reús primários.
Quando a pessoa é maior de 21 anos.
Nenhuma das questões anteriores.
Psicologia - Psicologia Jurídica - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Sobre o Poder Familiar, no que tange às disposições gerais, está incorreto afirmar que:
Os filhos estão sujeitos ao poder familiar, enquanto menores.
Durante o casamento e a união estável, compete o poder familiar aos pais; na falta ou impedimento de um deles, o outro o exercerá com exclusividade.
O filho, não reconhecido pelo pai, fica sob poder familiar exclusivo da mãe; se a mãe não for conhecida ou capaz de exercê-lo, ele terá que ser abrigado em instituição de acolhimento, mediante determinação judicial.
A separação judicial, o divórcio e a dissolução da união estável não alteram as relações entre pais e filhos senão quanto ao direito, que, aos primeiros cabe, de terem em sua companhia, os segundos.
Divergindo os pais quanto ao exercício do poder familiar, é assegurado, a qualquer deles, recorrer ao juiz para solução do desacordo.
Psicologia - Psicologia Jurídica - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
O Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu Art. 86, reza: "A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-seá através de um conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios".
Podemos afirmar então, que o artigo diz:
Que o Estado não pode interferir na politica de atendimento dos direitos da criança e do adolescente.
Que a sociedade é a responsável em dar a assistência para fazer cumprir a política de atendimento ao Direito da Criança e do Adolescente.
Da exigência de articulação das ações governamentais e não-governamentais, mediante a contínua integração nos três níveis da administração pública do Estado para fazer cumprir a política de atendimento do Direito da Criança e do Adolescente.
Que não há necessidade de integralidade de ações para a política de atendimento do Direito da Criança e do Adolescente.
Que a estrutura da política de atendimento ao Direito da Criança e do Adolescente deve ser transitória.
Psicologia - Psicologia Jurídica - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
O Conselho Tutelar:
I. É um órgão que compõe o eixo de defesa do Sistema de Garantias e Direitos da Criança e do Adolescente.
II. Tem suas atribuições previstas no art. 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente.
III. É um órgão de fiscalização. A ele, compete averiguar o descumprimento dos direitos fundamentais que têm as crianças e os adolescentes.
IV. É composto por membros escolhidos, por eleição, pela comunidade.
Está correto apenas o que se afirma em:
II.
I e II.
I e III.
II e III.
Todas.
Psicologia - Psicologia Jurídica - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
O Conselho Tutelar é um Órgão:
Permanente, autônomo e não jurisdicional, com competência de averiguar o descumprimento dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes.
Permanente, autônomo e jurisdicional, com competência de averiguar o descumprimento dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes.
Temporário, sem autonomia, dependendo da justiça para averiguar o descumprimento dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes.
Temporário, sem autonomia e jurisdicional, com a função de averiguar o descumprimento dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes.
Permanente, sem autonomia e jurisdicional que julga o descumprimento dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes.
Psicologia - Psicologia Jurídica - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
O Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente se compõe de três eixos, são eles:
Política, Direitos e Cidadania.
Promoção de Direitos, Defesa de Direitos e Controle Social (Efetivação dos Direitos).
Educação, Proteção e Direitos.
Proteção, Mobilização social e Cidadania.
Vigilância, Proteção e Mobilização social.
Psicologia - Psicologia Jurídica - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
A Doutrina que orienta o Estatuto da Criança e do Adolescente é a:
Da Situação Irregular.
Da Prevenção.
Da Garantia de Direitos.
Da Proteção Integral.
Da Defesa de Direitos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...