Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O tipo de validade de testes que, apesar de frequentemente citado na literatura, não pode ser utilizado para satisfazer requisitos oficiais é a validade
Acerca da psicopatologia, julgue os itens a seguir.
Essa ciência está voltada apenas ao estudo dos estados mentais patológicos e não abrange a manifestação de comportamentos e experiências que podem indicar estado mental ou psicológico anormal.
Acerca da psicopatologia, julgue os itens a seguir.
A psicopatologia tem como característica promover fenômenos aleatórios do psiquismo humano e presta colaboração indispensável aos profissionais que trabalham com saúde mental.
Acerca da psicopatologia, julgue os itens a seguir.
Como um sistema de teorias, normas e prestações, a psicopatologia é tradicionalmente racionalista, centrada no problema-solução, doença-cura.
"Ao crescer, o indivíduo liberta-se da autoridade dos pais, o que constitui um dos mais necessários, ainda que mais dolorosos resultados do curso do seu desenvolvimento." A respeito dessa fase de transição entre a dependência familiar e a posterior separação que a criança vive, é incorreto afirmar:
A criança pequena tem um desejo intenso de se igualar aos pais (isto é, ao progenitor do mesmo sexo) e ser grande como seu pai e sua mãe.
As pessoas a quem a criança se acha ligada no inicío da vida são os pais, irmãos e irmãs. Todos que vêm a conhecer mais tarde tornam-se figuras substitutas desses primeiros objetos de seus sentimentos.
A mãe é identificada pelo menino como perturbadora máxima de sua vida instintiva; torna-se um modelo não apenas a ser imitado, mas também a ser eliminado para que possamos tomar o seu lugar.
O sexo influencia as tendências da criança, já que o menino tem maiores tendências de sentir hostilidade contra o pai do que contra a mãe, tendo um desejo bem intenso de libertar-se mais do pai que da mãe.
Os pequenos fatos da vida da criança que a tornam descontente, fornecem-lhe um pretexto para começar a criticar os pais.
Assinale (V) verdadeiro e (F) falso para as afirmações sobre a Psicanálise e Freud e depois marque a alternativa correta.
( ) Freud foi um determinista rígido que acreditava que todo o comportamento tem causa; ações, assim como pensamentos e sentimentos, não ocorrem acidentalmente, ou por acaso.
( ) No começo de sua carreira, Freud chegou à conclusão de que a hipnose poderia auxiliar na descoberta das razões fundamentais de problemas psicológicos.
( ) Foucault descobriu que era possível que os sintomas da histeria fossem produzidos em pacientes sob hipnose.
( ) Em 1923, Freud publicou o Ego e o Id, que apresentou uma outra maneira de se enxergar a personalidade: de um modelo estrutural que consiste em id, ego e superego.
( ) O Superego começa a se desenvolver logo após o nascimento, enquanto o bebê começa a interagir com o seu ambiente.
V, V, V, F, V
F, F, V, V, V
V, V, F, V, F
V, F, F,V, V
V, V, V, V, V
Considere as seguintes informações sobre os Transtornos de Ansiedade:
I. Incluem um grupo de transtornos em que a ansiedade é o principal sintoma (ansiedade generalizada e transtornos do pânico) ou é experimentada quando o indivíduo tenta controlar certos comportamentos de inadaptação (transtornos fóbicos e obsessivo-compulsivos e o transtorno de estresse pós-traumático).
II. Destacam-se 4 tipos de sintomas de ansiedade: somáticos, cognitivos, comportamentais e esquiva.
III. Uma crise de pânico caracteriza-se por um episódio de apreensão ou terror agudo e esmagador, no qual o indivíduo tem certeza de que algo terrível está prestes a acontecer. Essa sensação geralmente é acompanhada por sintomas como palpitações cardíacas, falta de ar, perspiração, tremores musculares, desfalecimento e náusea.
IV. O DSM-IV divide os transtornos fóbicos em três grandes categorias: fobias simples, fobias sociais e agorafobia.
Quais estão corretas?
I, II, III, IV.
Apenas I, II e IV.
Apenas I, III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
Assinale a resposta correta.
A inteligência para Piaget é o mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e, como tal, implica construção contínua de novas estruturas.
A Psicanálise defendia uma concepção atomista, segundo a qual as operações e processos mentais são a organização de sensações elementares, que se associam.
Henri Wallon coloca que: dos 7 anos aos 11 anos é o período em que o indivíduo consolida as conservações de número, substância, volume e peso.
O Behaviorismo (ou psicologia da forma) nasceu por oposição à Psicologia do século XIX, que tinha como objeto os estados de consciência . Os elementos mais simples seriam as sensações, que associadas, somadas, constituiriam a percepção.
A Teoria da Aprendizagem, como a de Piaget e a de Freud, volta-se principalmente para o comportamento manifesto da criança.
Assinale Falso (F) e Verdadeiro (V) para as afirmações sobre As Noções de Paradigma e Ciência Normal Aplicada à Psicologia e depois marque a alternativa correta.
( ) A Psicanálise visa a compreender as forças inconscientes em sua luta contra as exigências da realidade e define a "interpretação" como o instrumento adequado para tanto.
( ) O Comportamentalismo, tanto na versão associacionista russa quanto na vertente ambientalista norte-americana, dá ênfase às ações exteriores do organismo, repudiando conceitos mentalistas tidos como impossíveis de serem apreendidos objetivamente, o que encaminha as ações do pesquisador para métodos de observação e registro do comportamento observável.
( ) Ao rever seu escrito e introduzir a expressão matriz disciplinar, Vygotsky esclareceu que seria preferível referir-se a conjuntos compostos por "crenças", "valores" e expressões que permitem "generalizações simbólicas" sobre o objeto em estudo, conjuntos estes que são compartilhados por diferentes grupos.
( ) O campo da Psicologia talvez possa ser mais bem caracterizado, portanto, como um campo em que os paradigmas surgem como inéditos e revolucionários, rompendo uns com os outros.
( ) Piaget apresenta uma teoria para explicar as formas elementares do conhecimento e o modo como estas formas se desenvolvem, da criança ao adulto, o que sugere ao cientista a necessidade de trabalhar com métodos de observação e entrevista clínica para apreender a mudança das estruturas cognitivas.
V, V, F, F, F
V, V, F, V, V
F, F, V, V, F
F, V, V, F, V
V, V, V, F, F
A respeito das psicopatologias é correto afirmar:
A psicopatologia está relacionada apenas com a presença e a intensidade do conflito.
É o resultado de distúrbios ou distensões nos processos mentais implicados no equilíbrio psicológico dinâmico.
Sintomas neuróticos aparecem sempre em forças e fatores internos do indivíduo, que não estejam originalmente relacionadas com o princípio da realidade e com o processo secundário.
É reconhecido como um ponto de fixação psíquica o conflito infantil não resolvido e que seja considerado maior que o normal.
Embora sejam muito variadas as mesclas de impulso e defesa nas proporções com que se apresentam no final do sintoma neurótico, a incidência dos processos do id, ego e superego não pode ser vista em todas essas formações de compromisso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...