Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As depressões crônicas com evolução superior a dois anos eram definidas de neurose depressiva e distúrbio de personalidade depressiva e hoje são denominadas como:
Hipomania.
Transtorno ansioso.
Melancolia.
Transtorno distímico
A estratégia clínica de orientação profissional foi desenvolvida por Bohoslavsky como alternativa ao modelo da teoria do traço e fator, chamado por ele de:
Mensuração da maturidade vocacional.
Estratégia estatística.
Diagnóstico de orientabilidade.
Desenvolvimento vocacional.
A teoria que concebe a aprendizagem como uma solução de problemas e foi elaborada inicialmente por John Dewey e depois por Jerome Bruner é a:
Teoria cognitiva.
Teoria de campo.
Teoria do condicionamento.
Teoria fenomenológica.
Ao nascer a criança não traz tendências inatas para amar, odiar, sentir raiva e medo, aproximar-se ou afastar-se das pessoas. O único comportamento emocional que a criança apresenta ao nascer, segundo Bridges, é uma excitação difusa que manifesta sempre que há mudanças bruscas no ambiente. Sobre excitação difusa assinale a alternativa correta.
Dessa excitação geral, diferenciam-se respostas de cólera, repugnância e medo a partir dos nove meses.
Dessa excitação geral, diferenciam-se a aflição por volta do fim do terceiro mês e a satisfação por volta do fim do primeiro mês.
Dessa excitação geral, diferenciam-se respostas de animação e afeição por adultos a partir da satisfação ou do prazer, entre o quarto e sexto mês.
Dessa excitação geral, diferenciam-se o desprazer por volta do fim do primeiro mês e o prazer, em torno dos três meses.
A ciência dedicada a estudar e compreender o comportamento humano em geral, que busca explicar comportamentos e funcionamentos mentais do ser humano sob a ótica da adaptação e da seleção natural é conhecida como:
Psicologia evolutiva.
Psicologia humanista.
Psicologia existencialista.
Psicologia cognitiva.
A internalização é uma definição ligada à identificação usada em psicopatologia e designa:
A atividade pulsional ligada à zona erógena oral, que psiquicamente expressa a fantasia de introduzir dentro do corpo alguma coisa do mundo exterior.
Um sentimento ou vivência de mesmeidade alcançado pelo sujeito através do tempo e das experiências pessoais, familiares e culturais, que lhe permitem manter um certo grau de coesão e de equilíbrio mais ou menos constante.
Um mecanismo psicológico que reconhece uma base no ato biológico da incorporação mediante a qual o aparelho mental se apropria dos objetos do mundo exterior.
O processo de tranformação psíquica consistente em transformar um vínculo externo em intrapsíquico.
A origem da psicologia ocidental remonta á Grécia, em torno de 500 a.C., surgindo entre os filósofos as reflexões que tentavam sistematizar esse conhecimento. Sobre as teorias em psicologia, apenas NÃO podemos afirmar que:
O criador da psicoterapia de grupo, além do psicodrama, do sociodrama, da sociatria e da sociometria largamente utilizada nos dias de hoje nas dinâmicas de grupos, em escolas e organizações empresariais foi Jacob Levy Moreno.
O dissidente de Freud que afirmava que além do inconsciente pessoal, havia também o inconsciente coletivo atuando e influenciando na manifestação da personalidade do indivíduo foi Carl G. Jung.
William James enfatizava nos seus estudos a consciência em seus aspectos estruturais, enquanto Titchener privilegiava os aspectos funcionais, buscando entender o que fazem os homens e porque o fazem.
Victor Frankl, Stanislav Grof, James Fadiman e Antony uniram-se a Maslow e oficializaram em 1968 a Psicologia Transpessoal.
A teoria que envolve a centralização na pessoa existente e concebe o ser humano como ser emergente, em transformação, bem como, possui como foco que o homem cria a essência, dentro da sua própria vida, enfatizando que somos o que escolhemos ser, é conhecida como:
Teoria Integrativa.
Teoria da Aprendizagem.
Psicologia Existencial.
Psicologia Reversa.
Os processos de ordem psíquica com consequências imediatas no "social", que levam ao menino a deixar os vínculos primários (pai e mãe), dirigindo-se aos vínculos secundários, são conhecidos como:
Movimento exogâmico.
Fixação de Vínculos.
Complexo de Édipo.
Relacionamento de Objeto Edipiano.
Algumas contribuições como aceitar a premissa de que o homem é um ser histórico, construído a partir de suas relações com o mundo natural e social; assinalar como questão central à visão dos fenômenos como objetos em permanente mudança e aceitar pressupostos de que as mudanças produzidas na sociedade e na vida material interferem diretamente na natureza humana, defendida por Marx, foram propiciadas por:
Vygostsky.
Piaget.
Skinner.
Freud.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...