Questões de Psicologia do ano 2009

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"O delírio é uma crença que é de fato não verdadeira, mas é sustentada inabalavelmente diante de provas em contrário, e que não podem ser explicadas como permissíveis dentro dos limites normais do meio cultural do paciente." A respeito dessa afirmação é incorreto afirmar:

  • A.

    O delírio não é meramente um ponto de vista fortemente definido: é absolutamente mantido como parte da personalidade, uma convicção, de tal forma que renunciar a ele não é meramente intolerável, mas inconcebível.

  • B.

    Alucinações não ocorrem visualmente, mas por meio de odores e sensações da pele são muito comuns.

  • C.

    As crenças delirantes são falsas.

  • D.

    No começo o paciente pode ouvir pancadas ou ruídos indistintos quando está num ambiente quieto, e começa a observar cada vez mais atentamente estes sons.

  • E.

    A crença é um delírio devido à maneira característica como é mantida com segurança, diante da prova e não dependendo dela.

A respeito da esquizofrenia é incorreto afirmar:

  • A.

    A esquizofrenia é uma doença complexa que pode requerer um "triplo golpe".

  • B.

    Os fatores que levam uma vulnerabilidade ao transtorno são, entre outros, complicações obstétricas, fatores ambientais estressantes ou um processo de podagem agressivo na adolescência, ocorrendo uma disfunção hipocampal.

  • C.

    A esquizofrenia é uma doença transmitida geneticamente e o risco da doença nos descendentes é maior se o pai, em vez da mãe, tem a doença, devido à falha no cromossomo X.

  • D.

    Alguns dos sintomas dessa doença são: distúrbios de relacionamento e afeto, associações soltas (pensamento desorganizado) e dificuldade para determinar a realidade e a fantasia.

  • E.

    Alucinações e delírios são fatores que quase sempre aparecem nesse transtorno.

"A teoria de Piaget postula a seguinte sequência de estágios ou períodos do desenvolvimento cognitivo: (1) o período sensório-motor dos bebês; (2) o período pré-operatório do início da infância; (3) o período operatório-concreto posterior na infância; (4) o período operatório-formal da adolescência". A respeito da teoria cognitiva de Piaget, é incorreto afirmar:

  • A.

    A criança progride de uma forma de representação pela ação física para uma forma simbólica e daí para uma ação mental.

  • B.

    A criança do operatório-concreto acredita que o mundo foi criado para ela e a partir dessa suposição ela revela seu egocentrismo.

  • C.

    Os bebês têm sistemas cognitivos fundamentalmente diferentes, em alguns aspectos, daqueles dos humanos mais velhos.

  • D.

    As crianças mais velhas têm maior probabilidade de alcançar uma análise perspectiva mais equilibrada, "descentrada".

  • E.

    Na fase pré-operacional, a criança se baseia na contiguidade, denominando-se raciocínio sincrético.

Marque (V) verdadeiro ou (F) falso para as alternativas relacionadas às psicoterapias.

(  ) O objetivo principal do tratamento é o alívio ou a melhora dos sintomas, sem que se esperem mudanças na estrutura subjacente do caráter ou na solução dos conflitos básicos.

(  ) O objetivo da psicoterapia é sempre seguir a corrente e apoiar o paciente que atravessa aguda crise em sua vida, ou a exacerbação de sua doença, sem tentar modificar a perturbação psicológica crônica subjacente.

(  ) A estratégia da terapia de apoio é permitir que o paciente conserve a repressão, trabalhando-se, no tratamento, apenas com elementos da vida mental, naquele momento, conscientes ou pré-conscientes.

(  ) Tornando-se consciente alguns aspectos da vida mental com o tempo, o alívio rápido dos sintomas passa a ter importância secundária, na presunção de que se um conflito inconsciente causador de sintoma se torna consciente e for elaborado e resolvido, os sintomas não serão mais psicologicamente necessários e desaparecerão com o tempo.

(  ) Na terapia dirigida ao insight, usa-se a técnica que auxilia a compreensão dos conflitos momentâneos, aumentando o alcance do conhecimento dos processos mentais do próprio paciente.

  • A.

    V, V, F, V, F.

  • B.

    F, V, V, V, V.

  • C.

    V, F, V, V, F.

  • D.

    V, F, V, F, V.

  • E.

    V, F, F, V, V.

A respeito da terapia em família, é incorreto afirmar:

  • A.

    Terapia familiar requer o uso de si mesmo.

  • B.

    O terapeuta da família não pode observar de fora. Ele tem que ser parte de um sistema de pessoas interdependentes.

  • C.

    A realidade só pode ser vista da perspectiva que o terapeuta tem de fora do sistema.

  • D.

    A espontaneidade do terapeuta é restringida pelo contexto da terapia. O terapeuta, cujo papel é influenciar e prover mudanças em pessoas, está dentro do campo, o qual observa e influencia. Suas ações, ainda que reguladas pelas metas da terapia, são o produto do seu vínculo com a família cliente.

  • E.

    O terapeuta tem liberdade para fazer tudo o que lhe parece certo, desde que se mantenha dentro da estrutura harmônica.

Considere as afirmações sobre os conceitos da Loucura e da Afetividade.

(  ) A noção de loucura dos séculos XVII e XVIII estava intimamente conectado às idéias de perturbação da razão e deterioração intelectiva.

(  ) Do ponto de vista do século XXI, pode-se dizer que o século XVIII apresentava uma noção pouco inteligível de loucura.

(  ) A relação entre as emoções com a loucura começa a clarificar entre os alienistas: podia ser tanto a causa como a consequência da doença mental.

(  ) A concepção dominante de depressão como equivalente à loucura persistiu durante toda a Idade Média até o inicio do Iluminismo, emergindo junto com as ideias unitárias do século XVII.

  • A.

    V, F, V, F

  • B.

    V, V, V, F

  • C.

    F, V, V, V

  • D.

    F, F, V, V

  • E.

    V, V, F, V

Em se tratando de Depressão Bipolar, é correto afirmar que:

  • A.

    O quadro clínico é semelhante ao do episódio depressivo maior, porém com sintomatologia atenuada e duração mais prolongada (pelo menos 2 anos). São comuns letargia, inércia (piores pela manhã), anedomia, dificuldades de concentração, sentimentos de inadequação e baixa autoestima.

  • B.

    Em depressão menos acentuada, o paciente pode negar sentimento de tristeza e concentrar suas queixas em dores e desconfortos físicos (cefaléia, epigastralgia, dor precordial), insônia ou inapetência na ausência de doença física.

  • C.

    Experimentam com maior frequência retardo psicomotor, sintomas atípicos (paralisia em chumbo, hirpersonia e hiperfagia) e sintomas psicóticos. História de resistência ou fracasso do tratamento com antidepressivos e sintomas hipo/maníacos.

  • D.

    Trata-se de depressão grave, na qual ocorrem sintomas psicóticos (delírios e/ou alucinações), os quais podem ser congruentes ou incongruentes com o humor. Os delírios comumente são de ruína financeira ou moral, doença, culpa, morte ou aniquilação.

  • E.

    Assim como a depressão, a mania é caracterizada por alterações no humor, na cognição, na psicomotricidade e nas funções vegetativas, porém com características opostas àquelas observadas na depressão.

Considerando o modelo topográfico de personalidade que compreende o consciente, préconsciente e inconsciente, é correto afirmar:

I. As qualidades de ser consciente, pré-consciente ou inconsciente aplicados aos fenômenos mentais não devem ser consideradas como um todo contínuo. Devem ser vistas como zonais, sofrendo gradações e sendo separadas por linhas divisórias pronunciadas.

II. O consciente é definido como aspecto da função mental que, no momento em que são observados, estão dentro da consciência do indivíduo, o que inclui grande variedade de pensamentos, sensações e sentimentos, mas o importante é o indivíduo deles ter conhecimento e nele focalizar parte de sua atenção.

III. A qualidade pré-consciente está relacionada àqueles processos mentais que estão num determinado momento, dentro do conhecimento consciente do indivíduo, mas a ele podem ser trazidos com o mínimo gasto de energia psíquica.

IV. O inconsciente é definido por todas as funções mentais que não fazem parte da percepção consciente do indivíduo e que não exigem grande quantidade de energia psíquica para serem trazidos à consciência.

  • A.

    Apenas I, II e III estão corretas.

  • B.

    Apenas I, II e IV estão corretas.

  • C.

    Apenas II e III estão corretas.

  • D.

    Apenas I e IV estão corretas.

  • E.

    Nenhuma alternativa está correta.

Rogers descreve três maneiras de conhecer, de verificar hipóteses, acessíveis ao indivíduo psicologicamente maduro, sendo a mais importante conhecida como:

  • A.

    Conhecimento subjetivo.

  • B.

    Conhecimento objetivo.

  • C.

    Conhecimento interpessoal.

  • D.

    Conhecimento fenomenológico.

A fobia de encontrar-se em um local onde a ocorrência de um ataque de pânico seria problemática: ou porque seria difícil ou socialmente bastante complicado sair da situação, ou porque se poderia ficar sem socorro caso o temido malestar seja grave é a definição atual de:

  • A.

    Agorafobia.

  • B.

    Astrapefobia.

  • C.

    Algofobia.

  • D.

    Acrofobia.

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