Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
"O delírio é uma crença que é de fato não verdadeira, mas é sustentada inabalavelmente diante de provas em contrário, e que não podem ser explicadas como permissíveis dentro dos limites normais do meio cultural do paciente." A respeito dessa afirmação é incorreto afirmar:
O delírio não é meramente um ponto de vista fortemente definido: é absolutamente mantido como parte da personalidade, uma convicção, de tal forma que renunciar a ele não é meramente intolerável, mas inconcebível.
Alucinações não ocorrem visualmente, mas por meio de odores e sensações da pele são muito comuns.
As crenças delirantes são falsas.
No começo o paciente pode ouvir pancadas ou ruídos indistintos quando está num ambiente quieto, e começa a observar cada vez mais atentamente estes sons.
A crença é um delírio devido à maneira característica como é mantida com segurança, diante da prova e não dependendo dela.
A respeito da esquizofrenia é incorreto afirmar:
A esquizofrenia é uma doença complexa que pode requerer um "triplo golpe".
Os fatores que levam uma vulnerabilidade ao transtorno são, entre outros, complicações obstétricas, fatores ambientais estressantes ou um processo de podagem agressivo na adolescência, ocorrendo uma disfunção hipocampal.
A esquizofrenia é uma doença transmitida geneticamente e o risco da doença nos descendentes é maior se o pai, em vez da mãe, tem a doença, devido à falha no cromossomo X.
Alguns dos sintomas dessa doença são: distúrbios de relacionamento e afeto, associações soltas (pensamento desorganizado) e dificuldade para determinar a realidade e a fantasia.
Alucinações e delírios são fatores que quase sempre aparecem nesse transtorno.
"A teoria de Piaget postula a seguinte sequência de estágios ou períodos do desenvolvimento cognitivo: (1) o período sensório-motor dos bebês; (2) o período pré-operatório do início da infância; (3) o período operatório-concreto posterior na infância; (4) o período operatório-formal da adolescência". A respeito da teoria cognitiva de Piaget, é incorreto afirmar:
A criança progride de uma forma de representação pela ação física para uma forma simbólica e daí para uma ação mental.
A criança do operatório-concreto acredita que o mundo foi criado para ela e a partir dessa suposição ela revela seu egocentrismo.
Os bebês têm sistemas cognitivos fundamentalmente diferentes, em alguns aspectos, daqueles dos humanos mais velhos.
As crianças mais velhas têm maior probabilidade de alcançar uma análise perspectiva mais equilibrada, "descentrada".
Na fase pré-operacional, a criança se baseia na contiguidade, denominando-se raciocínio sincrético.
Marque (V) verdadeiro ou (F) falso para as alternativas relacionadas às psicoterapias.
( ) O objetivo principal do tratamento é o alívio ou a melhora dos sintomas, sem que se esperem mudanças na estrutura subjacente do caráter ou na solução dos conflitos básicos.
( ) O objetivo da psicoterapia é sempre seguir a corrente e apoiar o paciente que atravessa aguda crise em sua vida, ou a exacerbação de sua doença, sem tentar modificar a perturbação psicológica crônica subjacente.
( ) A estratégia da terapia de apoio é permitir que o paciente conserve a repressão, trabalhando-se, no tratamento, apenas com elementos da vida mental, naquele momento, conscientes ou pré-conscientes.
( ) Tornando-se consciente alguns aspectos da vida mental com o tempo, o alívio rápido dos sintomas passa a ter importância secundária, na presunção de que se um conflito inconsciente causador de sintoma se torna consciente e for elaborado e resolvido, os sintomas não serão mais psicologicamente necessários e desaparecerão com o tempo.
( ) Na terapia dirigida ao insight, usa-se a técnica que auxilia a compreensão dos conflitos momentâneos, aumentando o alcance do conhecimento dos processos mentais do próprio paciente.
V, V, F, V, F.
F, V, V, V, V.
V, F, V, V, F.
V, F, V, F, V.
V, F, F, V, V.
A respeito da terapia em família, é incorreto afirmar:
Terapia familiar requer o uso de si mesmo.
O terapeuta da família não pode observar de fora. Ele tem que ser parte de um sistema de pessoas interdependentes.
A realidade só pode ser vista da perspectiva que o terapeuta tem de fora do sistema.
A espontaneidade do terapeuta é restringida pelo contexto da terapia. O terapeuta, cujo papel é influenciar e prover mudanças em pessoas, está dentro do campo, o qual observa e influencia. Suas ações, ainda que reguladas pelas metas da terapia, são o produto do seu vínculo com a família cliente.
O terapeuta tem liberdade para fazer tudo o que lhe parece certo, desde que se mantenha dentro da estrutura harmônica.
Considere as afirmações sobre os conceitos da Loucura e da Afetividade.
( ) A noção de loucura dos séculos XVII e XVIII estava intimamente conectado às idéias de perturbação da razão e deterioração intelectiva.
( ) Do ponto de vista do século XXI, pode-se dizer que o século XVIII apresentava uma noção pouco inteligível de loucura.
( ) A relação entre as emoções com a loucura começa a clarificar entre os alienistas: podia ser tanto a causa como a consequência da doença mental.
( ) A concepção dominante de depressão como equivalente à loucura persistiu durante toda a Idade Média até o inicio do Iluminismo, emergindo junto com as ideias unitárias do século XVII.
V, F, V, F
V, V, V, F
F, V, V, V
F, F, V, V
V, V, F, V
Em se tratando de Depressão Bipolar, é correto afirmar que:
O quadro clínico é semelhante ao do episódio depressivo maior, porém com sintomatologia atenuada e duração mais prolongada (pelo menos 2 anos). São comuns letargia, inércia (piores pela manhã), anedomia, dificuldades de concentração, sentimentos de inadequação e baixa autoestima.
Em depressão menos acentuada, o paciente pode negar sentimento de tristeza e concentrar suas queixas em dores e desconfortos físicos (cefaléia, epigastralgia, dor precordial), insônia ou inapetência na ausência de doença física.
Experimentam com maior frequência retardo psicomotor, sintomas atípicos (paralisia em chumbo, hirpersonia e hiperfagia) e sintomas psicóticos. História de resistência ou fracasso do tratamento com antidepressivos e sintomas hipo/maníacos.
Trata-se de depressão grave, na qual ocorrem sintomas psicóticos (delírios e/ou alucinações), os quais podem ser congruentes ou incongruentes com o humor. Os delírios comumente são de ruína financeira ou moral, doença, culpa, morte ou aniquilação.
Assim como a depressão, a mania é caracterizada por alterações no humor, na cognição, na psicomotricidade e nas funções vegetativas, porém com características opostas àquelas observadas na depressão.
Considerando o modelo topográfico de personalidade que compreende o consciente, préconsciente e inconsciente, é correto afirmar:
I. As qualidades de ser consciente, pré-consciente ou inconsciente aplicados aos fenômenos mentais não devem ser consideradas como um todo contínuo. Devem ser vistas como zonais, sofrendo gradações e sendo separadas por linhas divisórias pronunciadas.
II. O consciente é definido como aspecto da função mental que, no momento em que são observados, estão dentro da consciência do indivíduo, o que inclui grande variedade de pensamentos, sensações e sentimentos, mas o importante é o indivíduo deles ter conhecimento e nele focalizar parte de sua atenção.
III. A qualidade pré-consciente está relacionada àqueles processos mentais que estão num determinado momento, dentro do conhecimento consciente do indivíduo, mas a ele podem ser trazidos com o mínimo gasto de energia psíquica.
IV. O inconsciente é definido por todas as funções mentais que não fazem parte da percepção consciente do indivíduo e que não exigem grande quantidade de energia psíquica para serem trazidos à consciência.
Apenas I, II e III estão corretas.
Apenas I, II e IV estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
Apenas I e IV estão corretas.
Nenhuma alternativa está correta.
Rogers descreve três maneiras de conhecer, de verificar hipóteses, acessíveis ao indivíduo psicologicamente maduro, sendo a mais importante conhecida como:
Conhecimento subjetivo.
Conhecimento objetivo.
Conhecimento interpessoal.
Conhecimento fenomenológico.
A fobia de encontrar-se em um local onde a ocorrência de um ataque de pânico seria problemática: ou porque seria difícil ou socialmente bastante complicado sair da situação, ou porque se poderia ficar sem socorro caso o temido malestar seja grave é a definição atual de:
Agorafobia.
Astrapefobia.
Algofobia.
Acrofobia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...