Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Laura, dona de casa, participa intensamente nas atividades escolares de seu filho Marcos, que vem apresentando um baixo rendimento acadêmico, com dificuldade em leitura. A mãe decepcionada aumenta sua exigência em relação ao filho, o qual se sente frustrado em não atendê-la. A opção de trabalhar no próprio lar traz satisfação à Laura, que mesmo tendo vontade de trabalhar fora, considera uma vantagem poder acompanhar de perto a educação e desenvolvimento do filho. Zélia, secretária executiva, participa nas atividades escolares de seu filho Carlos, que apresenta bom desempenho na aprendizagem, repercutindo em sua autoestima positiva. Apesar da insatisfação com a divisão de tarefas entre trabalho e família, a necessidade financeira obriga Zélia a sair para trabalhar, mas seu cargo muito lhe agrada. Portanto, além dos benefícios financeiros, o trabalho a faz sentirse útil.
A partir da situação hipotética acima apresentada, julgue os itens a seguir, a respeito da correlação entre a participação das mães nas atividades escolares e no desempenho escolar dos seus filhos.
A intensa participação de Laura nas atividades escolares de Marcos e a alta exigência em relação a ele podem provocar dificuldade de leitura, pelo fato de o filho não conseguir corresponder às altas expectativas da mãe.
Os elementos que caracterizam uma criança com dificuldade de aprendizagem incluem
hiperatividade, dificuldade de coordenação e baixa autoestima.
Os elementos que caracterizam uma criança com dificuldade de aprendizagem incluem
quociente intelectual superior à normalidade.
Quanto ao psicodiagnóstico e às técnicas de exame psicológico, julgue os seguintes itens.
Segundo o DSM-IV (SCID), a entrevista clínica estruturada é um dos instrumentos mais abrangentes para o diagnóstico de transtornos mentais. A SCID existe sob várias formas. Por exemplo, há versões adequadas para pacientes com transtornos mentais do Eixo I (DSM-IV), sujeitos normais, pacientes com transtornos de personalidade (Eixo II, DSMIV) e situações cuja probabilidade da existência de um quadro psicótico seja mínima.
Quanto ao psicodiagnóstico e às técnicas de exame psicológico, julgue os seguintes itens.
O psicodiagnóstico derivou da psicologia clínica e foi criado sob a tradição da psicologia acadêmica e da tradição médica. Atribui-se a Galton que introduziu o estudo das diferenças individuais , Cattell a quem se devem as primeiras provas designadas como testes mentais , e Binet, que propôs a utilização do exame psicológico como coadjuvante da avaliação pedagógica uma espécie de paternidade psicométrica do psicodiagnóstico.
Quanto ao psicodiagnóstico e às técnicas de exame psicológico, julgue os seguintes itens.
As Escalas Wechsler de Inteligência para Adultos (WAIS) foram elaboradas com a finalidade de auxiliar na avaliação do funcionamento intelectual de adolescentes e adultos, mas, embora constituam recurso diagnóstico para identificação de diferentes habilidades cognitivas, não permitem a investigação do impacto de problemas emocionais, psiquiátricos e neurológicos no funcionamento cognitivo.
Quanto ao psicodiagnóstico e às técnicas de exame psicológico, julgue os seguintes itens.
Os eixos estruturantes do psicodiagnóstico compreensivo/interventivo relativos à prevalência do uso de métodos e técnicas fundamentados na livre associação, que permitem a expressão de aspectos centrais envolvidos na dinâmica inconsciente promotora do sintoma, são compatíveis com as diretrizes que permeiam as abordagens qualitativas de investigação científica.
Quanto aos transtornos psicopatológicos, julgue os próximos itens.
O termo Síndrome de Münchhausen é utilizado para descrever indivíduos que intencionalmente produzem e apresentam sintomas físicos para receber tratamento hospitalar frequente. As características associadas a esse quadro incluem mentira patológica (pseudologia fantástica) e passagem por diversos hospitais para receber tratamento.
Quanto aos fundamentos do psicodiagnóstico, dos métodos e das técnicas psicológicas, julgue os itens a seguir.
O uso de instrumentos de avaliação verbal para diagnóstico psicopatológico, como o Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister (TPC), tem sido útil quando há comprometimento da expressão e da comunicação não-verbal, ou em situações de tentativa de simulação ou de distorção de resultados obtidos com instrumentos que dependem do autorrelato, passíveis de controle e manipulação.
Quanto aos fundamentos do psicodiagnóstico, dos métodos e das técnicas psicológicas, julgue os itens a seguir.
Denomina-se psicodiagnóstico interventivo a prática clínica que congrega, ao mesmo tempo, investigação e intervenção, incluindo o uso de assinalamentos e interpretações nas primeiras entrevistas, bem como durante as aplicações de técnicas projetivas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...