Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto aos fundamentos do psicodiagnóstico, dos métodos e das técnicas psicológicas, julgue os itens a seguir.
A ambiguidade dos estímulos disponíveis em técnicas projetivas utilizadas em psicodiagnóstico permite que o paciente os organize segundo os seus referenciais pessoais e suas características mais íntimas.
Quanto aos fundamentos do psicodiagnóstico, dos métodos e das técnicas psicológicas, julgue os itens a seguir.
Embora o psicólogo necessite da coleta de informações bem estruturadas durante o processo de psicodiagnóstico, grande parte dos instrumentos que fornecem esse tipo de informação está relacionada a métodos não estruturados.
Acerca da psicologia institucional e desenvolvimento de atividades multidisciplinares e interdisciplinares, julgue os itens a seguir.
O diagnóstico psicológico pode ser realizado pelo psicólogo, pelo psiquiatra e, eventualmente, pelo neurologista ou psicanalista, com vários objetivos, exceto o de classificação simples, desde que seja utilizado o modelo médico apenas no exame de funções e(ou) identificação de patologias, sem uso de testes e técnicas privativas do psicólogo.
A função biológica do comportamento de apego é proteger o ser humano, quando pequeno, dos diversos perigos que podem ameaçá-lo.
Essa frase é de autoria de um(a) importante teórico(a) da psicologia:
Elisabeth Badinter.
Sigmund Freud.
Michel Foucault.
Melanie Klein.
John Bowlby.
Na avaliação do dano psíquico, o técnico deve sempre situá-lo em relação ao trauma sofrido, sendo que a parte mais delicada e complexa da questão é o estabelecimento do nexo causal. Assim, ao ser consultado sobre a causalidade de certos fatos, o profissional deveria
utilizar instrumentos psicológicos para quantificar o dano todas as vezes que for solicitado para avaliar tais situações.
afirmar que só é possível afirmar a causalidade dos fatos se a materialidade da situação puder ser constatada sempre.
indicar se o incidente de relevância legal demonstrou ter exercido um papel na produção do prejuízo psíquico trazido pelo reclamante ao juízo.
explicitar ao solicitante que nunca há relação entre o dano traumático e as sequelas psíquicas em um indivíduo.
demonstrar que a apuração dos prejuízos decorrentes de determinado fato danoso sempre produz na vítima uma desvalorização de seu papel.
Psicologia - Geral - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Quanto ao âmbito, a Psicologia _________________ supõe uma intervenção em nível dos grupos da instituição; isto, não só em termos da dinâmica intra, mas sobretudo, da intergrupal, a ponto do objeto do trabalho não serem necessariamente os grupos mas o organograma.
Clínico
Jurídico
Social
Educacional
Institucional
A escolha e o desenvolvimento de uma carreira profissional deixou de ser uma decisão momentânea, para se tornar um processo reflexivo contínuo, em que o jovem (ou o trabalhador) deverá conscientizar-se do compromisso que tem consigo mesmo e com o contexto social em que está inserido. Com relação à orientação profissional na perspectiva sócio-histórica, julgue os itens seguintes.
Os estudos sobre orientação profissional apontam para a necessidade de uma melhor capacitação dos profissionais da área e também de uma expansão da orientação profissional mediante políticas públicas que permitam o acesso da população a serviços qualificados de orientação de carreira ao longo da vida e em diferentes contextos.
Acerca de psicologia institucional e comunitária, julgue os itens de 57 a 62.
Em termos de promoção de saúde, o psicólogo pode atuar na organização de serviços de saúde recomendada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que é composto por unidades básicas de saúde, rede de ambulatórios e rede de hospitais cujos níveis incluem ações preventivas ou remediativas de baixa complexidade até ações especializadas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.
carreira/ processo/ puberdade
carreira/caminho/adolescência
profissão/caminho/puberdade
profissão/ processo/infância
profissão/aprendizado/adolescência.
O processo de ensino-aprendizagem, assim como o conhecimento de outras questões pedagógicas, faz-se necessário para os profissionais que atuam em interface com a educação. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
Ambientes escolares, com instalações adequadas ao pleno exercício de suas atividades curriculares não se constituem no pressuposto condicionante ao sucesso da aprendizagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...