Questões de Psicologia do ano 2010

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Os testes, tanto de inteligência quanto de personalidade, são importantes instrumentos para a prática clínica e diagnóstica do psicólogo. No processo de psicodiagnóstico, os testes devem

  • A.

    ser compilados e retomados como decisivos ao processo de diagnóstico.

  • B.

    traduzir os sintomas do sujeito, a fim de facilitar o encaminhamento.

  • C.

    ser entendidos como instrumentos auxiliares na coleta de dados.

  • D.

    compor o material de base para a intervenção psiquiátrica, se necessário.

  • E.

    traduzir os processos de subjetivação oriundos da patologia apresentada.

Para Piaget, o desenvolvimento infantil compreende vários estágios. O estágio no qual há a aquisição das primeiras noções — de eu, de permanência dos objetos, de espaço, de causalidade e primeiras séries temporais — é denominado de

  • A.

    pré-operacional.

  • B.

    operacional concreto.

  • C.

    impulsivo-emocional.

  • D.

    operacional formal.

  • E.

    sensório motor ou prático.

Para Freud, a infância é um período de esquecimento e, ao mesmo tempo, é determinante para a estruturação psíquica do sujeito. No livro Três ensaios sobre a teoria da sexualidade, publicado em 1905, Freud traz suas ideias acerca do(a)

  • A.

    desenvolvimento psicossexual da criança.

  • B.

    teoria das pulsões de vida e de morte.

  • C.

    introdução à segunda tópica: pré-consciente, inconsciente e consciência.

  • D.

    postulado de que o eu é fruto da interação do sujeito com seu inconsciente.

  • E.

    teoria sobre o desenvolvimento do pensamento sincrético.

Para o diagnóstico de distúrbios mentais, é necessária a avaliação de alterações, tais como: da atenção, da percepção do tempo e sensoperceptivas. Um exemplo de alteração da sensopercepção é

  • A.

    o sopor e o estado onírico.

  • B.

    a presença de alucinações.

  • C.

    o estado crepuscular.

  • D.

    a hipoprossexia.

  • E.

    a atomização do tempo.

Texto V, para responder às questões 29 e 30.

O tratamento do TDAH requer uma abordagem múltipla, englobando intervenções psicossociais e, também, psicofarmacológicas. A respeito da intervenção psicossocial, o primeiro passo a tomar deve ser dirigido ao âmbito

  • A.

    educacional, por meio de informações claras e precisas à família a respeito do transtorno.

  • B.

    clínico, com aplicação de escalas que diagnostiquem depressão.

  • C.

    psiquiátrico, a fim de se encaminhar tratamento farmacológico adequado.

  • D.

    psicopedagógico, por meio de exercícios de reforço escolar.

  • E.

    psicomotor, com aplicação de técnicas de relaxamento e redução de estresse.

Texto V, para responder às questões 29 e 30.

O DSM IV classifica o TDAH em três diferentes tipos, entre os quais o

  • A.

    TDAH com predomínio de sintomas de depressão.

  • B.

    TDAH combinado.

  • C.

    TDAH isolado.

  • D.

    TDAH com ausência de sintomas de estresse.

  • E.

    TDAH misto.

Entre as principais escolas psicopatológicas, estão a Psicopatologia Descritiva e a Psicopatologia Dinâmica. A Psicopatologia Descritiva interessa-se, fundamentalmente, pelo estudo

  • A.

    do conteúdo das vivências, dos movimentos internos dos afetos, dos desejos e dos temores do indivíduo.

  • B.

    das dificuldades do sujeito perante demandas do cotidiano, bem como das situações de estresse e da solução de conflitos.

  • C.

    dos sintomas e do conteúdo das vivências conflituosas do sujeito com o meio em que vive.

  • D.

    do conteúdo inconsciente e sintomas latentes que caracterizam quadros de patologia classificados por meio do DSM-IV.

  • E.

    das alterações psíquicas e daquilo que caracteriza a vivência patológica como sintoma mais ou menos típico.

A entrevista clínica contempla momentos distintos: inicial, intermediário e final. Um processo característico do momento inicial de entrevista é

  • A.

    o encaminhamento para equipe multiprofissional.

  • B.

    a indicação diagnóstica posterior à aplicação de teste.

  • C.

    a aplicação de testes projetivos.

  • D.

    a devolução diagnóstica.

  • E.

    o estabelecimento do rapport.

Nos últimos anos, a prática psicológica tem revisado seus paradigmas. Um modelo que entrou em questão foi o do psicodiagnóstico como simples etapa do processo psicoterápico. Pesquisas recentes apontam para novas formas de psicodiagnóstico; entre elas, o denominado psicodiagnóstico interventivo, que é entendido como

  • A.

    uma bateria de testes, entre os quais, escalas de habilidades sociais, com vistas ao diagnóstico psiquiátrico e à indicação de encaminhamentos a outros profissionais.

  • B.

    uma forma de avaliação psicomotora, de origem pedagógica, que apreende distúrbios do desenvolvimento visando a uma intervenção eficaz.

  • C.

    um conjunto de técnicas psicopedagógicas, originadas na Psicologia da Aprendizagem, que apreendem conflitos e incertezas do sujeito, buscando seu encaminhamento a serviços psiquiátricos.

  • D.

    uma forma de avaliação psicológica, subordinada ao pensamento clínico, para apreensão da dinâmica intrapsíquica, dos conflitos e dos desajustamentos, visando a uma intervenção eficaz.

  • E.

    um modo de intervenção de reforço das habilidades sociais do sujeito objetivando a melhoria de seu desempenho escolar e social.

Uma criança de seis anos de idade é encaminhada para a unidade básica de saúde, com as seguintes queixas: os professores reclamam que, no último ano, a criança não tem conseguido ficar sentada em sua cadeira e não consegue se concentrar nas atividades em sala de aula. A mãe relata que o filho não tem concentração, é desatento e desorganizado, que sua mochila sempre está desarranjada e que os cadernos são todos rabiscados e com folhas rasgadas. Enquanto aguardava atendimento, a criança ficou correndo pelos corredores. Sua mãe queixou-se ao psicólogo, dizendo que estava esperando atendimento durante quatro horas e que seria normal uma criança ficar impaciente.

Considerando o texto IV, é correto concluir que a atuação do psicólogo em unidades básicas de saúde é dificultada por limitações, tais como o(a)

  • A.

    destaque dado ao profissional no contexto de saúde.

  • B.

    grande número de pacientes encaminhados aos serviços de atendimento.

  • C.

    falta de queixas claras, o que deve levar a diagnósticos adequados.

  • D.

    trabalho em equipes que garantam uma intervenção multidisciplinar e complexa.

  • E.

    concepção da psicologia como intervenção inadequada.

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