Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os testes, tanto de inteligência quanto de personalidade, são importantes instrumentos para a prática clínica e diagnóstica do psicólogo. No processo de psicodiagnóstico, os testes devem
ser compilados e retomados como decisivos ao processo de diagnóstico.
traduzir os sintomas do sujeito, a fim de facilitar o encaminhamento.
ser entendidos como instrumentos auxiliares na coleta de dados.
compor o material de base para a intervenção psiquiátrica, se necessário.
traduzir os processos de subjetivação oriundos da patologia apresentada.
Para Piaget, o desenvolvimento infantil compreende vários estágios. O estágio no qual há a aquisição das primeiras noções de eu, de permanência dos objetos, de espaço, de causalidade e primeiras séries temporais é denominado de
pré-operacional.
operacional concreto.
impulsivo-emocional.
operacional formal.
sensório motor ou prático.
Para Freud, a infância é um período de esquecimento e, ao mesmo tempo, é determinante para a estruturação psíquica do sujeito. No livro Três ensaios sobre a teoria da sexualidade, publicado em 1905, Freud traz suas ideias acerca do(a)
desenvolvimento psicossexual da criança.
teoria das pulsões de vida e de morte.
introdução à segunda tópica: pré-consciente, inconsciente e consciência.
postulado de que o eu é fruto da interação do sujeito com seu inconsciente.
teoria sobre o desenvolvimento do pensamento sincrético.
Para o diagnóstico de distúrbios mentais, é necessária a avaliação de alterações, tais como: da atenção, da percepção do tempo e sensoperceptivas. Um exemplo de alteração da sensopercepção é
o sopor e o estado onírico.
a presença de alucinações.
o estado crepuscular.
a hipoprossexia.
a atomização do tempo.
Texto V, para responder às questões 29 e 30.
O tratamento do TDAH requer uma abordagem múltipla, englobando intervenções psicossociais e, também, psicofarmacológicas. A respeito da intervenção psicossocial, o primeiro passo a tomar deve ser dirigido ao âmbito
educacional, por meio de informações claras e precisas à família a respeito do transtorno.
clínico, com aplicação de escalas que diagnostiquem depressão.
psiquiátrico, a fim de se encaminhar tratamento farmacológico adequado.
psicopedagógico, por meio de exercícios de reforço escolar.
psicomotor, com aplicação de técnicas de relaxamento e redução de estresse.
Texto V, para responder às questões 29 e 30.
O DSM IV classifica o TDAH em três diferentes tipos, entre os quais o
TDAH com predomínio de sintomas de depressão.
TDAH combinado.
TDAH isolado.
TDAH com ausência de sintomas de estresse.
TDAH misto.
Entre as principais escolas psicopatológicas, estão a Psicopatologia Descritiva e a Psicopatologia Dinâmica. A Psicopatologia Descritiva interessa-se, fundamentalmente, pelo estudo
do conteúdo das vivências, dos movimentos internos dos afetos, dos desejos e dos temores do indivíduo.
das dificuldades do sujeito perante demandas do cotidiano, bem como das situações de estresse e da solução de conflitos.
dos sintomas e do conteúdo das vivências conflituosas do sujeito com o meio em que vive.
do conteúdo inconsciente e sintomas latentes que caracterizam quadros de patologia classificados por meio do DSM-IV.
das alterações psíquicas e daquilo que caracteriza a vivência patológica como sintoma mais ou menos típico.
A entrevista clínica contempla momentos distintos: inicial, intermediário e final. Um processo característico do momento inicial de entrevista é
o encaminhamento para equipe multiprofissional.
a indicação diagnóstica posterior à aplicação de teste.
a aplicação de testes projetivos.
a devolução diagnóstica.
o estabelecimento do rapport.
Nos últimos anos, a prática psicológica tem revisado seus paradigmas. Um modelo que entrou em questão foi o do psicodiagnóstico como simples etapa do processo psicoterápico. Pesquisas recentes apontam para novas formas de psicodiagnóstico; entre elas, o denominado psicodiagnóstico interventivo, que é entendido como
uma bateria de testes, entre os quais, escalas de habilidades sociais, com vistas ao diagnóstico psiquiátrico e à indicação de encaminhamentos a outros profissionais.
uma forma de avaliação psicomotora, de origem pedagógica, que apreende distúrbios do desenvolvimento visando a uma intervenção eficaz.
um conjunto de técnicas psicopedagógicas, originadas na Psicologia da Aprendizagem, que apreendem conflitos e incertezas do sujeito, buscando seu encaminhamento a serviços psiquiátricos.
uma forma de avaliação psicológica, subordinada ao pensamento clínico, para apreensão da dinâmica intrapsíquica, dos conflitos e dos desajustamentos, visando a uma intervenção eficaz.
um modo de intervenção de reforço das habilidades sociais do sujeito objetivando a melhoria de seu desempenho escolar e social.
Uma criança de seis anos de idade é encaminhada para a unidade básica de saúde, com as seguintes queixas: os professores reclamam que, no último ano, a criança não tem conseguido ficar sentada em sua cadeira e não consegue se concentrar nas atividades em sala de aula. A mãe relata que o filho não tem concentração, é desatento e desorganizado, que sua mochila sempre está desarranjada e que os cadernos são todos rabiscados e com folhas rasgadas. Enquanto aguardava atendimento, a criança ficou correndo pelos corredores. Sua mãe queixou-se ao psicólogo, dizendo que estava esperando atendimento durante quatro horas e que seria normal uma criança ficar impaciente.
Considerando o texto IV, é correto concluir que a atuação do psicólogo em unidades básicas de saúde é dificultada por limitações, tais como o(a)
destaque dado ao profissional no contexto de saúde.
grande número de pacientes encaminhados aos serviços de atendimento.
falta de queixas claras, o que deve levar a diagnósticos adequados.
trabalho em equipes que garantam uma intervenção multidisciplinar e complexa.
concepção da psicologia como intervenção inadequada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...