Questões de Psicologia do ano 2010

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Uma criança de seis anos de idade é encaminhada para a unidade básica de saúde, com as seguintes queixas: os professores reclamam que, no último ano, a criança não tem conseguido ficar sentada em sua cadeira e não consegue se concentrar nas atividades em sala de aula. A mãe relata que o filho não tem concentração, é desatento e desorganizado, que sua mochila sempre está desarranjada e que os cadernos são todos rabiscados e com folhas rasgadas. Enquanto aguardava atendimento, a criança ficou correndo pelos corredores. Sua mãe queixou-se ao psicólogo, dizendo que estava esperando atendimento durante quatro horas e que seria normal uma criança ficar impaciente.

Com base nos sintomas relatados no texto IV, o psicólogo aventa como hipótese diagnóstica tratar-se de transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Para confirmar seu diagnóstico, o psicólogo necessita, além da observação dos sintomas citados,

  • A.

    aplicar testes e encaminhar a criança ao psiquiatra.

  • B.

    acompanhar a criança em sua escola e aplicar testes aos pais dela.

  • C.

    ouvir os pais da criança e diagnosticar o transtorno apenas com base nesses relatos.

  • D.

    verificar os sintomas no DSM-IV para certificar o diagnóstico.

  • E.

    coletar informações com os pais e professores e fazer testagem psicológica com a criança.

No diagnóstico de transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH), a abordagem terapêutica inclui

  • A.

    a intervenção psicossocial e o acompanhamento psicoterápico da criança em casos de comorbidade.

  • B.

    a psicoterapia de família e a mudança de escola da criança.

  • C.

    o diagnóstico psiquiátrico e o encaminhamento da família à terapia de casal.

  • D.

    o tratamento medicamentoso e a inserção da criança em classes especiais.

  • E.

    a inserção da criança em classes especiais e o acompanhamento psicopedagógico.

Na abordagem de Vygotski, a motivação para a aprendizagem contempla

  • A.

    a atividade da criança no processo de desenvolvimento cognitivo.

  • B.

    a punição e o reforço.

  • C.

    apenas os processos inconscientes.

  • D.

    a dinâmica da ação infantil, seu imaginário e suas representações.

  • E.

    o desenvolvimento do meio ecológico.

O uso abusivo de drogas e a delinquência resultam de experiências desfavoráveis. Alguns fatores que ocasionam esses comportamentos são a relação inapropriada entre pais e filhos, punições parentais excessivas, ambiguidade na aplicação da disciplina e sensação de insegurança. Assinale a alternativa incorreta para a prevenção dessas condutas.

  • A.

    Tratamento terapêutico.

  • B.

    Educação social.

  • C.

    Diálogo entre educadores-familiares.

  • D.

    Punição física.

  • E.

    Orientação acerca da mudança de atitudes e valores.

De acordo com as teorias da motivação, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Para os cognitivistas, são as representações externas que impulsionam as motivações.

  • B.

    A psicanálise afirma que a libido não interfere nas motivações.

  • C.

    Segundo os behavioristas, o que motiva o comportamento são as consequências produzidas por comportamentos passados.

  • D.

    De acordo com a Teoria das Necessidades, as motivações são essencialmente sociais.

  • E.

    Para a fenomenologia, a motivação é um fenômeno inatingível.

Na década de 20 e início dos anos 30 do século XX, um teórico criticou as experiências psicológicas realizadas com animais, assim como as concepções que afirmavam que as propriedades intelectuais dos seres humanos são resultados da maturação do organismo. Para ele, as origens sociais estavam relacionadas com as capacidades humanas; por isso, utilizou as teorias de Marx como fonte para solução de grandes paradoxos da psicologia. Alguns pontos fortes de sua concepção psicológica são os seguintes: os fenômenos psicológicos devem ser estudados em sua origem e no curso de seu desenvolvimento; o fenômeno psicológico transforma-se no decorrer da história; o sistema de signos (a linguagem, a escrita, o sistema de números) é pensado como um sistema de instrumentos, criados pela sociedade ao longo de sua história. O teórico ao qual esse enunciado se refere é

  • A.

    Wallon.

  • B.

    Piaget.

  • C.

    Freud.

  • D.

    Vygotski.

  • E.

    Perrenoud.

Acerca das teorias de aprendizagem e desenvolvimento, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A construção do eu, na teoria de Piaget, depende essencialmente do outro, seja para ser referência, seja para ser negado. Isso ocorre principalmente a partir do instante em que a criança começa a viver a chamada crise de oposição, em que a negação do outro funciona como uma espécie de instrumento de descoberta de si própria. Tal fato se dá aos 3 anos de idade.

  • B.

    Estudos realizados por Vygotski com crianças entre 6 e 9 anos de idade em diversas escolas francesas mostram que o desenvolvimento da inteligência depende essencialmente de como cada uma faz as diferenciações com a realidade exterior.

  • C.

    Segundo a teoria de Wallon, as emoções dependem fundamentalmente da organização dos espaços para se manifestarem. A motricidade, portanto, tem caráter pedagógico tanto pela qualidade do gesto e do movimento quanto por sua representação.

  • D.

    Diferentemente dos métodos tradicionais (que priorizam a inteligência e o desempenho em sala de aula), a proposta de Piaget põe o desenvolvimento intelectual dentro de uma cultura mais humanizada. A abordagem é sempre a de considerar a pessoa como um todo. Elementos como afetividade, emoções, movimento e espaço físico encontram-se em um mesmo plano. Assim, as atividades pedagógicas e os objetos devem ser trabalhados de formas variadas.

  • E.

    O conflito entre situações antagônicas é prejudicial ao desenvolvimento da criança. A inteligência não evolui na solução dos confrontos. Wallon diz que o sincretismo (mistura de ideias em um mesmo plano), bastante comum na vida da criança, é fator prejudicial ao desenvolvimento intelectual.

Com relação à terapia comportamental-cognitiva (TCC), julgue os itens que se seguem.

A TCC, por meio de técnicas da terapia cognitiva e da terapia analítico-comportamental, tem sido uma forte aliada dos médicos, auxiliando pacientes a lidar com sua doença, mudar o estilo de vida e manter a motivação para aderir ao tratamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à terapia comportamental-cognitiva (TCC), julgue os itens que se seguem.

Por se focar no problema, a TCC também se orienta para um objetivo definido, como, por exemplo, a modificação do comportamento problemático, tornando-se útil em casos crônicos, como tabagismo, insônia, dor crônica, fibromialgia e síndrome do cólon irritável.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à terapia comportamental-cognitiva (TCC), julgue os itens que se seguem.

As orientações da TCC incluem a análise do problema ou o diagnóstico do transtorno mental para identificar os fatores de vulnerabilidade ou predisposições desencadeadores e mantenedores do problema.

  • C. Certo
  • E. Errado
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