Questões de Psicologia do ano 2010

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A respeito da ética e pesquisa em saúde, julgue os itens a seguir.

O Código de Nuremberg (1947) e a Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948) mudaram a história das relações entre pesquisadores e os participantes de pesquisa introduzindo normas que consagraram os direitos individuais e a autonomia. Esses instrumentos tratam, fundamentalmente, dos abusos da pesquisa científica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os aspectos psicológicos e culturais da morte, julgue os itens de 52 a 57.

Para o filósofo Schopenhauer, o homem é o único animal metafísico, e sua condição existencial lhe proporciona o privilégio de ser o único animal que sabe por antecipação da própria morte.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na concepção de Vygotsky, as bases psicológicas da aprendizagem ocorrem

  • A.

    primeiro no nível individual e, depois, no social.

  • B.

    na relação exclusiva entre professor-aluno.

  • C.

    no mundo exterior, sem a interiorização de atividades abstratas.

  • D.

    por meio de dialéticas externas de adaptação entre o organismo psicológico do indivíduo e seu mundo circundante ou contexto.

  • E.

    entre a combinação das curvas do aprendizado com as do desenvolvimento.

No caso de atendimento a crianças e adolescentes, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O psicólogo deve comunicar aos responsáveis o estritamente essencial para promoverem medidas em benefício da criança ou do adolescente.

  • B.

    Não é tarefa do psicólogo responsabilizar-se pelos encaminhamentos necessários.

  • C.

    Os arquivos de atendimento deverão estar disponíveis para professores e gestores da escola.

  • D.

    Nas reuniões com a equipe multiprofissional, o psicólogo deverá relatar o atendimento com o aluno/adolescente em dificuldade.

  • E.

    O atendimento não necessita de um representante legal nesses casos.

Considere a seguinte situação hipotética.

Um paciente do sexo masculino, com 45 anos de idade, é internado após tentar suicídio. Dizia que estava conectado telepaticamente com um sistema superior de comunicação e que sua morte salvaria o emprego de todos os seus colegas de trabalho. O paciente encontra-se nesta situação há cerca de 8 meses.

Segundo os critérios do DSM-IV, o diagnóstico possível para o caso apresentado seria o de

  • A.

    transtorno de personalidade histriônica.

  • B.

    transtorno bipolar do humor do tipo I.

  • C.

    parafilia.

  • D.

    esquizofrenia paranoide.

  • E.

    transtorno de personalidade antissocial.

Wallon, ao abordar o desenvolvimento infantil, divide-o em diferentes estágios. A transição entre esses estágios dá-se por mecanismos de alternância e preponderância funcional dos aspectos

  • A.

    emocionais e cognitivos.

  • B.

    psicomotores e estressores.

  • C.

    sociais e psíquicos.

  • D.

    psicossociais e sexuais.

  • E.

    psicossexuais e cognitivos.

Texto VI, para responder às questões 39 e 40.

Uma criança com 4 anos de idade está brincando, e sua mãe observa a seguinte cena: a criança tenta encaixar peças em um jogo de montar. Em uma primeira tentativa, ela não consegue encaixar todas as peças em seus devidos lugares. Após algumas tentativas, a criança finalmente consegue fazer todos os encaixes e sorri satisfeita para a mãe.

Se a mãe tivesse ajudado a criança a realizar os encaixes, ensinando-lhe os lugares corretos, estaria caracterizado, nessa situação prática, outro conceito importante sobre o desenvolvimento infantil. Esse conceito é o de

  • A.

    Inatismo, de acordo com a teoria de Wallon.

  • B.

    Esquema, de acordo com a teoria de Vygotsky.

  • C.

    Inatismo, de acordo com a teoria de Piaget.

  • D.

    Zona de desenvolvimento proximal, de acordo com a teoria de Vygotsky.

  • E.

    Zona de desenvolvimento real, de acordo com a teoria de Wallon.

Texto VI, para responder às questões 39 e 40.

Uma criança com 4 anos de idade está brincando, e sua mãe observa a seguinte cena: a criança tenta encaixar peças em um jogo de montar. Em uma primeira tentativa, ela não consegue encaixar todas as peças em seus devidos lugares. Após algumas tentativas, a criança finalmente consegue fazer todos os encaixes e sorri satisfeita para a mãe.

Segundo Piaget, a criança, ao aprender a fazer todos os encaixes corretamente, realizou um processo de

  • A.

    acomodação.

  • B.

    assimilação.

  • C.

    sincretismo

  • D.

    aperfeiçoamento.

  • E.

    composição.

A psicometria tradicional, baseada na Teoria Clássica dos Testes, define a qualidade de um teste psicológico em termos de um critério. Esse critério é representado por

  • A.

    narrativas acerca de situações estressantes.

  • B.

    comportamentos presentes ou futuros.

  • C.

    depoimentos coletados antes do teste.

  • D.

    aptidões que avaliam a qualidade do teste.

  • E.

    concepção dualista do ser humano.

Existem vários testes que podem ser utilizados para orientação profissional; entre eles, o Inventário de Interesses Angelini, que

  • A.

    arrola 128 itens acerca de atividades profissionais em oito áreas do conhecimento.

  • B.

    consiste em uma medida de um fator geral de inteligência.

  • C.

    avalia os interesses profissionais em nove áreas de conhecimento.

  • D.

    avalia aptidões cognitivas por meio de cinco provas diferentes.

  • E.

    avalia aptidões cognitivas em seis áreas de conhecimento.

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