Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito de psicopatia e sua avaliação, julgue os itens a seguir.
No Brasil, o PCL-R (psychopathy checklist-revised) é o único instrumento adaptado e publicado para a avaliação da psicopatia.
Quanto à ética profissional no psicodiagnóstico, julgue os itens subsequentes.
Uma exigência ideal do ponto de vista ético, mas que dificilmente é colocada em prática, é a atualização profissional em relação ao conhecimento científico, assim como a familiarização com as técnicas e suas respectivas potencialidades e limites interpretativos no psicodiagnóstico.
Julgue os itens a seguir, a respeito de psicopatologia e diagnóstico diferencial.
O comportamento de evitação e as compulsões são muito comuns nos casos de transtorno obsessivo-compulsivo; nas fobias, não se verifica ocorrência de obsessões ou compulsões.
Julgue os itens a seguir, a respeito de psicopatologia e diagnóstico diferencial.
A depressão e a melancolia, manifestações da mesma estrutura psíquica, apresentam os seguintes sintomas: negativismo, falta de ânimo, fantasias autodestrutivas e distúrbios somáticos.
Quanto ao sofrimento psíquico e suas relações com a intersubjetividade no contexto de saúde mental, assinale a alternativa incorreta.
As teorias psicodinâmicas consideram o sofrimento como estruturante da personalidade; logo, não é patológico em si mesmo.
O adoecimento mental depende do modo pelo qual o sujeito usa estratégias de mobilização psíquica e social para suportar e superar o sofrimento.
A frustração é um dos fatores que desencadeiam sofrimento; ela ocorre em função das dificuldades em se aceitarem as diferenças individuais mais do que da realidade imposta pelo contexto sociocultural.
A racionalização é um mecanismo de defesa apropriado ao enfrentamento do sofrimento psíquico.
O sofrimento grave é típico das psicoses.
Segundo a Associação Psiquiátrica Americana, o retardo mental pode ser classificado em
adaptável e não adaptável à vida com autonomia do indivíduo.
graus 1, 2 ou 3.
leve, moderado ou grave.
incial, intermediário e final.
passível de tratamento e não passível de tratamento.
Os pacientes bipolares
do tipo bipolar I podem apresentar sintomas psicóticos.
têm seu diagnóstico confundido mais com transtornos dissociativos que com transtorno depressivo maior.
não são tratáveis com psicoterapia.
não são tratáveis com psicoterapia.
têm, na psicoeducação, a forma mais adequada de tratamento.
Assinale a opção correta quanto à concepção psicanalítica acerca da dependência química.
Mesmo considerando a incurabilidade da toxicomania, o psicanalista trata as dependências químicas.
Segundo Freud, ao usar drogas o sujeito visa de forma masoquista aumentar a dor de existir.
O dependente químico visa preservar a incompletude humana desfazendo-se do objeto ideal.
As toxicomanias de suplemento referem-se à formação de uma prótese narcísica.
A droga assume uma função paradoxal na vida psíquica e na busca do sujeito por uma autodestruição.
A inclusão social de pessoas portadoras de deficiência apóia-se nos princípios de normalização e de igualdade de oportunidades. Ambos têm sido alavancas de importantes transformações nas políticas de atenção a essas pessoas, como educação, saúde e serviços sociais. Assinale a alternativa que apresenta o conceito de normalização.
Desenvolvimento da vida de forma tão igual quanto possível.
Atenção igual para todas as pessoas.
Apelo à caridade.
Adoção de medidas de discriminação negativa.
Desenvolvimento da dependência.
De acordo com alguns teóricos que discutem a problemática das drogas para as crianças e os adolescentes, os fatores de risco e proteção podem estar presentes neles mesmos, por meio de mecanismos ainda não totalmente esclarecidos e vinculados à singularidade de cada fase da vida e de cada um; ou na sociedade como um todo, dentro dos variados grupos de referência, entre os quais se destacam a família, a escola, o grupo de amigos, as áreas de saúde, a mídia, as políticas governamentais. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
O modelo familiar funciona como fator decisivo de proteção, em que estão presentes o amor, o compromisso, o respeito e também os limites que devem ser impostos por meio do autoritarismo.
No processo de construção do ser humano, outros grupos de referência vão se tornando importantes, destacando-se a escola dentro da proposta preventiva. Nesse sentido, a escola não pode acolher o aluno usuário de drogas, pois ele influencia negativamente os outros.
Em relação à adolescência, não há risco de vulnerabilidade, pois essa fase está muito ligada às características próprias do desenvolvimento psicoemocional.
A resposta do adolescente aos riscos da dependência será mais ou menos adequada à sua história de vida e ao seu grau de adaptação à sociedade em transformação.
A condição de risco nunca é pluricausal, e os desdobramentos para a sua prevenção também não o são. Portanto, o problema está na família ou está na sociedade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...