Questões de Psicologia do ano 2010

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De acordo com a Organização Mundial de Saúde, “saúde” pode ser conceituada como

  • A. a ausência de doença física ou mental identificável.
  • B. o mais completo estado de bem-estar físico, mental e social.
  • C. o que é determinado por um saber técnico como “não doente”.
  • D. o aproveitamento integral dos recursos psíquicos e físicos do organismo na vida diária.
  • E. uma expressão cultural e social que não é passível de definição.

A entrevista psicológica não diretiva visa essencialmente a

  • A. discutir com o cliente as hipóteses levantadas a partir dos testes psicológicos aplicados.
  • B. compreender o cliente e o que se passa aqui e agora na própria relação.
  • C. estimular a transferência para identificar como o cliente vivencia as relações interpessoais.
  • D. usar estratégias que levem o cliente a expressar os sentimentos inconscientes.
  • E. obter o máximo de informações objetivas sobre o histórico do cliente.

Na entrevista psicológica não diretiva, fundamentada nas ideias de Carl Rogers, é muito importante favorecer a comunicação. Para isso, o entrevistador deve

  • A. permitir que o entrevistado defina o campo da entrevista.
  • B. explicitar para o entrevistado o tipo de informação que deseja obter.
  • C. solicitar ao entrevistado detalhes de temas que lhe pareçam mais interessantes.
  • D. propor algumas soluções concretas para dificuldades verbalizadas pelo entrevistado.
  • E. evitar o aumento da ansiedade do entrevistado usando estratégias que a atenuem.

Na visão dos adeptos do psicodiagnóstico psicodinâmico, na prática do psicodiagnóstico com crianças, após a entrevista inicial é recomendável aplicar

  • A. provas de habilidades cognitivas.
  • B. técnicas projetivas temáticas.
  • C. técnicas projetivas gráficas.
  • D. técnicas de terapia familiar.
  • E. inventários objetivos de personalidade.

Ao selecionar as técnicas que serão usadas na realização de um psicodiagnóstico, o psicólogo terá à disposição técnicas idiográficas e técnicas nomotéticas. As técnicas idiográficas caracterizam-se por

  • A. adotar uma abordagem psicométrica, na qual os resultados do examinando são avaliados em relação ao desempenho da população à qual pertence.
  • B. depender essencialmente da habilidade do profissional que as utiliza em articular o desempenho do examinando com informações obtidas de outras fontes.
  • C. fazer uso de técnicas gráficas em diferentes contextos, cada qual com exigências próprias de habilidade do profissional e atributos psicométricos de cada técnica.
  • D. dar destaque aos aspectos patológicos dos processos mentais revelados pelo examinando, em oposição às técnicas nomotéticas que se restringem ao espectro da normalidade.
  • E. dispor de melhores qualidades psicométricas do que as técnicas nomotéticas, o que assegura uma avaliação mais objetiva do desempenho do examinando.

A tendência antissocial, sob a perspectiva de D. W. Winnicott, pode ser entendida como

  • A. uma categoria diagnóstica, como neurose ou psicose.
  • B. uma manifestação exclusiva da personalidade borderline (fronteiriça).
  • C. uma organização da personalidade patológica e irreversível.
  • D. uma forma de descarregar uma raiva que se alimenta da situação de duplo vínculo.
  • E. um pedido de socorro que convoca uma mobilização do ambiente.

Para D. W. Winnicott, a origem da tendência antissocial reside

  • A. nas sucessivas e frequentes falhas da mãe, mesmo que subsequentemente corrigidas.
  • B. na instabilidade do sistema familiar, particularmente na relação entre os pais.
  • C. na ausência de uma figura paterna que opere como “lei” e limite ao princípio do prazer.
  • D. na experiência de abandono sofrida pela criança após um período de cuidados adequados.
  • E. na ausência de modelos de identificação positivos e adequados.

De acordo com a teoria sistêmica quanto às relações interfamiliares, a enfermidade psíquica de um paciente sinaliza

  • A. um distúrbio das relações objetais estabelecidas na infância precoce.
  • B. um transtorno transgeracional revelado por circunstâncias catalisadoras.
  • C. uma estruturação familiar de natureza rígida.
  • D. uma perturbação coletiva do meio em que o paciente foi criado.
  • E. problemas de comunicação em estruturas familiares assimétricas.

Para autores da abordagem sistêmica, a família pode ser entendida como

  • A. um sistema aberto que influencia e é influenciado por sistemas sociais mais amplos nos quais se insere.
  • B. um sistema fechado com regras e forças próprias que determinarão o modo como a criança se relacionará com o mundo externo.
  • C. uma rede de relações conscientes na qual, ao nascer, a criança ocupa um lugar que lhe é deliberadamente reservado.
  • D. um sistema organizado com vistas a tolerar um mínimo de mudanças, de modo a assegurar a seus membros a estabilidade necessária para a saúde mental.
  • E. uma organização social que atualmente deixou de ser relevante para a constituição psíquica dos membros que a compõem.

Na visão da Psicanálise, de modo geral, uma das principais funções do pai na família é

  • A. assegurar o desempenho adequado das funções de holding e handling por parte da mãe.
  • B. não intervir nas relações mãe-filho de modo a assegurar o desenvolvimento de relações objetais saudáveis.
  • C. impedir que os modelos das famílias de origem do casal sejam reproduzidos no sistema familiar em que se insere a criança.
  • D. estabelecer uma clara divisão de papéis que permita à criança desenvolver uma identidade sexual definida.
  • E. representar um princípio de realidade e de ordem na família que facilite, para a criança, passar do mundo da família para o mundo da sociedade.
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