Questões de Psicologia do ano 2010

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A Revolução Industrial foi um fator muito importante para a transformação do papel do pai no ambiente familiar, porque

  • A. a visão do filho como potencial colaborador da receita da família reduziu a importância do pai como figura afetiva.
  • B. a responsabilidade do pai de assegurar o espaço privado como meio de transmissão do patrimônio material e moral rompeu os vínculos afetivos com a família.
  • C. o espaço do trabalho passou a ser fora de casa, o que aumentou a autoridade da mãe no ambiente familiar, restando ao pai o papel de provedor da família.
  • D. a autoridade patriarcal foi reforçada no lar, espelhando os regimes autoritários que se estabeleceram na Europa nesse período.
  • E. fomentou o capitalismo e o consequente individualismo exacerbado das forças de produção, levando o homem a desconsiderar a família.

Para D. W. Winnicott, a ausência de uma mãe suficientemente boa na fase de dependência absoluta terá como consequência

  • A. a tendência da criança a evitar o estabelecimento de vínculos afetivos profundos.
  • B. o comprometimento do próprio aparato psíquico da criança.
  • C. o estabelecimento de relações objetais marcadas pela ambivalência.
  • D. a ausência de integração das posições esquizoparanoide e maniacodepressiva pela criança.
  • E. a canalização dos impulsos agressivos da criança contra todo e qualquer objeto de amor.

Para René Spitz, as relações insuficientes do bebê com a mãe

  • A. terão efeitos que dependem principalmente das características da personalidade da mãe.
  • B. manifestam-se inicialmente por sintomas psicossomáticos como o eczema infantil e as cólicas.
  • C. têm efeitos deletérios somente nos casos em que a ausência da mãe for total e definitiva.
  • D. podem evoluir para uma depressão anaclítica e desta para o hospitalismo.
  • E. são particularmente observadas em mães ambivalentes em relação à maternidade.

Ao se comparar as ideias de Sigmund Freud com as de Melanie Klein, pode-se dizer que

  • A. Melanie Klein atribui maior importância à figura paterna do que a atribuída por Freud.
  • B. Freud e Melanie Klein defendem que as relações interpessoais constituem a motivação humana fundamental.
  • C. Melanie Klein atribui menor importância à experiência de amamentação na formação da personalidade do que a atribuída por Freud.
  • D. ao contrário de Freud, Melanie Klein não leva em conta as pulsões inconscientes na formação da personalidade.
  • E. Freud e Melanie Klein consideram que diferentes desejos podem ter alvos separados, mas o alvo subjacente sempre é a redução da tensão.

De acordo com a Psicanálise, o mecanismo defensivo básico predominante, ativado a partir do conflito edípico e do seu desfecho, determinará o tipo de estruturação psíquica:

  • A. esquizoparanoide, maniacodepressivo ou fronteiriço entre esses dois polos.
  • B. anedonista, hedonista ou ambivalente.
  • C. sádico, masoquista ou sadomasoquista.
  • D. neurótico, psicótico ou perverso.
  • E. histérico, coartado ou cindido.

Estudos realizados recentemente sobre a rebeldia dos adolescentes têm indicado que

  • A. como acreditava S. Freud, os conflitos com a família durante a adolescência são inevitáveis e universais.
  • B. os conflitos são menos frequentes e menos intensos em famílias afetuosas e compreensivas em relação ao adolescente.
  • C. os conflitos são menos frequentes e menos intensos em famílias mais críticas e autoritárias em relação ao adolescente.
  • D. um vínculo forte e estável entre os pais é o principal fator para a eliminação de conflitos com o adolescente.
  • E. não há relação entre a dinâmica familiar em qualquer nível e a intensidade dos conflitos com o adolescente.

O neologismo “adultescência”, surgido da junção das palavras adulto e adolescência, é cada vez mais usado pelos psicólogos. Refere-se a pessoas amadurecidas que, após os 40 anos, apresentam posturas típicas de um ser na puberdade. Para o desenvolvimento do adolescente, ter pais “adultescentes” pode ser considerado

  • A. positivo, pois haverá mais diálogo e compreensão entre o adolescente e seus pais.
  • B. indiferente, pois o adolescente sempre privilegiará o convívio com um grupo de sua idade.
  • C. negativo, pois dificulta que o adolescente se diferencie dos adultos.
  • D. negativo, porque os pais não motivarão o adolescente a conviver com grupos de sua idade.
  • E. positivo, porque isso ajudará a elaborar a moratória da adolescência.

Apesar dos avanços cognitivos alcançados na adolescência, alguns aspectos de pensamento imaturo podem ser observados no adolescente. Um desses aspectos imaturos é

  • A. o pensamento concreto: a incapacidade do adolescente de formular hipóteses abstratas a partir da experiência concreta.
  • B. o pensamento concreto: a incapacidade do adolescente de formular hipóteses abstratas a partir da experiência concreta.
  • C. o afunilamento: a incapacidade do adolescente de levantar e ponderar diversas possibilidades ao mesmo tempo.
  • D. a fábula pessoal: a convicção do adolescente de que é especial e não está sujeito às regras que regem o resto do mundo.
  • E. o egocentrismo: a incapacidade do adolescente de experimentar a empatia e de perceber visões de mundo diferentes das suas.

Os estudos de John Bowlby sobre o vínculo formado entre bebê e cuidador levaram-no a identificar padrões de apego derivados de “modelos de trabalho” que a criança constrói a partir de suas experiências com o cuidador, geralmente a mãe. Um padrão em que a criança chora quando o cuidador se ausenta, mas alegra-se e interage com ele quando de seu retorno caracteriza o apego

  • A. ansioso.
  • B. reparador.
  • C. ambivalente.
  • D. resistente.
  • E. seguro.

Para as questões abaixo (16 a 40), assinale a alternativa que melhor completa a ideia do enunciado.

A inteligência é considerada um mecanismo de adaptação, pois permite ao indivíduo construir noções sobre os objetos, as pessoas e as situações, conferindo atributos, qualidades e valores. Assim, contribui para construção do sujeito, sua identidade e visão de mundo. O afeto é, por outro lado, o regulador da ação, influenciando na escolha dos objetivos específicos e na valorização de determinados elementos. Segundo esses conceitos, pode-se afirmar que:

  • A.

    Amor, ódio, tristeza, alegria ou medo levam o indivíduo a procurar ou evitar certas pessoas ou experiências.

  • B.

    A cultura organizacional se constrói sobre aspectos predominantemente intelectuais.

  • C.

    A cultura das organizações rege normas, costumes, maneiras de comunicação e baseiam-se na cultura do dono da empresa, sofrendo influência de somenos importância de outros fatores ambientais.

  • D.

    Diversos níveis de exigências da vida em sociedade e das relações com outros seres humanos, seja a nível comunitário ou no trabalho, são capazes de gerar ansiedade e estresse, mas não atuam de modo significativo sobre a adaptação, considerando-se seus aspectos intelectuais.

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