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Psicologia - Clima e cultura Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em relação a clima e cultura organizacional e gerenciamento de conflitos, julgue os itens a seguir.
Valores como a experiência subjetiva individual simbolismos e diversidade.
Psicologia - Clima e cultura Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em relação a clima e cultura organizacional e gerenciamento de conflitos, julgue os itens a seguir.
O jogo de dominação e resistências frente às mudanças voltadas a interesses individuais, grupais ou coletivos.
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Constituem fatores a serem considerados na análise da cultura organizacional
o processo de comunicação e o discurso que rege as relações profissionais entre os membros da organização.
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Constituem fatores a serem considerados na análise da cultura organizacional
valores, definição de papéis, normas e regras orientadoras das condutas sociais na organização.
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Constituem fatores a serem considerados na análise da cultura organizacional
as relações de poder, e dominação e servidão.
A globalização tem desencadeado mudanças significativas na cultura das organizações que, por sua vez, tentam se adequar às diferentes demandas tecnológicas e de mercado. Em relação ao conceito de cultura organizacional, analise.
I. A cultura organizacional significa um modo de vida, um sistema de crenças, valores e expectativas, uma forma de interação típica de determinada organização.
II. Cada organização é um sistema complexo com características próprias que delineiam a sua cultura.
III. A cultura organizacional influencia muito pouco o clima existente na organização.
Assinale
Alguns fatores no ambiente de trabalho podem afetar a saúde mental do trabalhador, tais como:
I. relações interpessoais e coletivas inerentes à própria organização.
II. ambiente físico: ruído, iluminação e temperatura.
III. forma do exercício do poder de comando na escala hierárquica da organização.
Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que
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No que se refere aos métodos cooperativos de solução de conflitos, assinale a opção correta.
Assim como o conciliador, o mediador explorara o conflito, a fim de identificar os interesses por trás das queixas imediatas.
Na mediação, não há interesse em perceber as motivações psíquicas e outras questões pessoais que culminaram no conflito.
A conciliação concentra-se no aspecto objetivo do conflito, ao passo que a mediação atua para viabilizar a solução do conflito, empenhando-se para que haja compreensão mútua.
A mediação, entendida como processo ideal na solução de conflitos, resulta no apaziguamento e, consequentemente, na reconciliação, como, por exemplo, nos casos de separações traumáticas e de adoção.
O objetivo da conciliação é o realinhamento das divergências entre as partes, de forma a finalizar o conflito.
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As cinco áreas de pesquisa em cultura organizacional são
gestão cultural, sistema adaptativo, cultura estrutural, cognição organizacional e simbolismo social.
valores individuais, valores organizacionais, simbolismo social, processos inconscientes e cognição social.
valores organizacionais, cultura corporativa, simbolismo social, cognição organizacional e processos inconscientes e de subjetivação.
administração corporativa, cultura comparada, simbolismo organizacional, cognição social e processos de subjetivação.
administração comparativa, cultura corporativa, simbolismo organizacional, cognição organizacional e processos inconscientes e organização.
A respeito da atuação do psicólogo em equipes de saúde do trabalho, julgue os itens a seguir.
O psicólogo que atua em clínica do trabalho deve atentar-se para a mobilização subjetiva dos trabalhadores, a qual se relaciona à ativação da pulsão de vida.
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