Questões de Psicologia do ano 2012

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Em relação a clima e cultura organizacional e gerenciamento de conflitos, julgue os itens a seguir.

Valores como a experiência subjetiva individual simbolismos e diversidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação a clima e cultura organizacional e gerenciamento de conflitos, julgue os itens a seguir.

O jogo de dominação e resistências frente às mudanças voltadas a interesses individuais, grupais ou coletivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Constituem fatores a serem considerados na análise da cultura organizacional

o processo de comunicação e o discurso que rege as relações profissionais entre os membros da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Constituem fatores a serem considerados na análise da cultura organizacional

valores, definição de papéis, normas e regras orientadoras das condutas sociais na organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Constituem fatores a serem considerados na análise da cultura organizacional

as relações de poder, e dominação e servidão.

  • C. Certo
  • E. Errado

A globalização tem desencadeado mudanças significativas na “cultura” das organizações que, por sua vez, tentam se adequar às diferentes demandas tecnológicas e de mercado. Em relação ao conceito de cultura organizacional, analise.

I. A cultura organizacional significa um modo de vida, um sistema de crenças, valores e expectativas, uma forma de interação típica de determinada organização.

II. Cada organização é um sistema complexo com características próprias que delineiam a sua cultura.

III. A cultura organizacional influencia muito pouco o “clima” existente na organização.

Assinale

  • A. se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B. se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C. se todas as afirmativas estiverem corretas.
  • D. se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

Alguns fatores no ambiente de trabalho podem afetar a saúde mental do trabalhador, tais como:

I. relações interpessoais e coletivas inerentes à própria organização.

II. ambiente físico: ruído, iluminação e temperatura.

III. forma do exercício do poder de comando na escala hierárquica da organização.

Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que

  • A. apenas o item I está correto.
  • B. todos os itens estão corretos.
  • C. apenas os itens I e II estão corretos.
  • D. apenas os itens II e III estão corretos.

No que se refere aos métodos cooperativos de solução de conflitos, assinale a opção correta.

  • A.

    Assim como o conciliador, o mediador explorara o conflito, a fim de identificar os interesses por trás das queixas imediatas.

  • B.

    Na mediação, não há interesse em perceber as motivações psíquicas e outras questões pessoais que culminaram no conflito.

  • C.

    A conciliação concentra-se no aspecto objetivo do conflito, ao passo que a mediação atua para viabilizar a solução do conflito, empenhando-se para que haja compreensão mútua.

  • D.

    A mediação, entendida como processo ideal na solução de conflitos, resulta no apaziguamento e, consequentemente, na reconciliação, como, por exemplo, nos casos de separações traumáticas e de adoção.

  • E.

    O objetivo da conciliação é o realinhamento das divergências entre as partes, de forma a finalizar o conflito.

As cinco áreas de pesquisa em cultura organizacional são

  • A.

    gestão cultural, sistema adaptativo, cultura estrutural, cognição organizacional e simbolismo social.

  • B.

    valores individuais, valores organizacionais, simbolismo social, processos inconscientes e cognição social.

  • C.

    valores organizacionais, cultura corporativa, simbolismo social, cognição organizacional e processos inconscientes e de subjetivação.

  • D.

    administração corporativa, cultura comparada, simbolismo organizacional, cognição social e processos de subjetivação.

  • E.

    administração comparativa, cultura corporativa, simbolismo organizacional, cognição organizacional e processos inconscientes e organização.

A respeito da atuação do psicólogo em equipes de saúde do trabalho, julgue os itens a seguir.

O psicólogo que atua em clínica do trabalho deve atentar-se para a mobilização subjetiva dos trabalhadores, a qual se relaciona à ativação da pulsão de vida.

  • C. Certo
  • E. Errado
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