Questões de Psicologia do ano 2012

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Edgar Morin, em Os sete saberes necessários para a educação do futuro, propõe que dois desses saberes devem ser

  • A.

    a pontualidade e a racionalidade.

  • B.

    o conhecimento e a compreensão humana.

  • C.

    a lógica e o conhecimento.

  • D.

    a compreensão humana e o capitalismo.

  • E.

    a racionalidade e o conhecimento.

O autor que contrapôs o paradigma da simplicidade ao paradigma da complexidade foi:

  • A.

    Umberto Eco.

  • B.

    Sigmund Freud.

  • C.

    Erik H. Erikson.

  • D.

    Edgard Morin.

  • E.

    Donald Winnicott.

Marlene Guirado, ao pensar a atuação do psicólogo na área da Psicologia Institucional, afirma que, uma vez numa equipe (multidisciplinar) de uma instituição concreta, o psicólogo estará sempre muito distante daquela posição privilegiada de assessor ou consultor, para garantir a especificidade em sua intervenção, pois tudo que pode compreender ou analisar das relações instituídas estará sendo crivado pelo lugar que ocupa como

  • A.

    agente institucional.

  • B.

    supervisor organizacional.

  • C.

    ex-partícipe interno.

  • D.

    instrutor externo.

  • E.

    mediador estrutural.

O termo Psicologia Institucional tem sido usado para nomear diferentes tipos de práticas psicológicas em instituições, uma variedade de formas de atuação. Quando a Psicologia Institucional inclui a abordagem psicanalítica, trata-se de um trabalho na esfera

  • A.

    do campo das competências compartilhadas e grupais.

  • B.

    das crenças diretas destacadas no comportamento organizacional.

  • C.

    da criatividade pessoal dos colaboradores na empresa.

  • D.

    do consciente coletivo e de suas múltiplas manifestações.

  • E.

    das representações e do inconsciente.

Em uma concepção pós-moderna, o conhecimento psicológico pertence ao domínio do intersubjetivo, no qual os significados são construídos nos espaços comuns de pessoas em

  • A.

    hierarquia.

  • B.

    oposição.

  • C.

    relação.

  • D.

    competição.

  • E.

    alternância.

Com relação a violência sexual na infância e na adolescência, assinale a opção correta.

  • A.

    Após a revelação de abuso, os sentimentos de raiva e desgosto, frequentemente apresentados pelos pais, são positivos, no que tange ao enfrentamento, para o tratamento e restabelecimento emocional da vítima.

  • B.

    O grau de afinidade com o agressor e a frequência do abuso são características pouco relevantes no tratamento das vítimas.

  • C.

    Diferentemente das vítimas, os agressores não devem ser indicados para tratamento, devido aos traços comuns de personalidade perversa e ao caráter irreversível da patologia.

  • D.

    Sintomas de transtorno pós-traumático, baixa autoestima e comportamento sexualizado podem ser sinais indicativos apresentados pelas vítimas de abuso sexual.

  • E.

    Sentimentos de culpa e vergonha são comuns em casos de violência sexual, mas não são relevantes no acolhimento de crianças e adolescentes sexualmente abusados.

Dentre as diversas possibilidades de intervenção nas organizações, o reprojeto estrutural consiste

  • A. em uma série de atividades projetadas para ajudar gerentes a analisar como os grupos de trabalho funcionam e como podem funcionar mais eficazmente, sendo feito geralmente fora do ambiente da organização e podendo durar alguns dias.
  • B. em uma tentativa de aumentar a autoconsciência das pessoas e sua sensibilidade para com as demais por meio de uma reunião em que os participantes compartilham suas preocupações e sentimentos.
  • C. com uma amostra representativa dos membros da organização, inclusive da alta administração, de onde deve advir uma lista de ações, sugeridas individualmente, que a administração possa implementar imediatamente.
  • D. na equalização entre as demandas de um determinado cargo para que seja possível alcançar um equilíbrio ideal, além de envolver a análise das características da tarefa, dos trabalhadores dos cargos sobre os quais se intervém e a intervenção propriamente dita.
  • E. na retirada de uma série representativa de trabalhadores da estrutura formal da organização, de modo temporário, para a participação em pequenos grupos de solução de problemas, envolvendo o realinhamento da estrutura da organização.

Existem autores especialistas em aprendizagem organizacional que afirmam que o incremento na quantidade de informações disponíveis em uma organização, por si só, não promove a aprendizagem corporativa.

Essa afirmação se sustenta porque a(o)

  • A. relação entre aprendizagem e aquisição de novas informações não existe, podendo haver aprendizagem sem modificação das informações existentes ou acréscimo de novas informações.
  • B. aprendizagem implica modificação na forma de ver a realidade e alterações significativas das capacidades pessoais, e o aumento de informações não gera necessariamente esse efeito.
  • C. fator que determina a aprendizagem pessoal deriva de características imutáveis, como a inteligência e a memória, que não são determinadas ou influenciadas pelo fluxo de informações a que a pessoa tem acesso.
  • D. campo da tecnologia da informação se ocupa da disponibilização e do trânsito de informações no seio da organização, não se responsabilizando pelo uso desta para atividades de treinamento.
  • E. aumento de informações serve para abastecer colaboradores que não influenciam o rumo da organização como um todo, ou seja, existe aprendizagem pessoal, mas não existe aprendizagem corporativa.

Um psicólogo é chamado a colaborar na implantação de um programa de gestão por competências.

Das etapas desse processo, o mapeamento das competências organizacionais é definido

  • A. como a localização das competências necessárias, em cada cargo, para que seu ocupante assuma atribuições que favoreçam a busca da missão e da visão da empresa.
  • B. como a fase em que se promove a compreensão do programa, seus objetivos e suas etapas, angariando o envolvimento da direção, sanando dúvidas e discutindo as resistências ao processo.
  • C. como a fase em que os próprios trabalhadores localizam as competências de que a organização precisa e dispõe para alcançar sua missão e visão, acrescido daquelas competências identificadas pela diretoria como essenciais.
  • D. pela realização da tarefa de elencar, objetivamente, os comportamentos de cada trabalhador, associando-os às competências correlatas e relacionando-os aos resultados alcançados ou não no exercício de sua função.
  • E. pela implantação de programas de desenvolvimento das competências necessárias a cada colaborador, em cada função, para que o exercício de suas atribuições colabore para a realização da visão e da missão da empresa.

Ao conduzir uma avaliação psicológica, é preciso que o psicólogo considere que

  • A. a escolha de um teste psicológico se justifica quando esse teste capta, exaustivamente, o construto/fenômeno psicológico a ser avaliado, não sendo adequado o uso de testes diferentes para avaliar um mesmo construto/fenômeno.
  • B. a utilização de testes psicológicos caracteriza uma abordagem da psicologia que é epistemologicamente incompatível com a utilização de outras formas de avaliação, como entrevistas, devendo o psicólogo evitar tal ecletismo ingênuo.
  • C. os instrumentos psicológicos têm limitações e vantagens que não são absolutas; são relativas à população a que se destinam, às condições em que serão utilizados e aos objetivos da avaliação, tornando obrigatória uma análise crítica.
  • D. o contratante da avaliação tem direito, assegurado por lei, à totalidade das informações produzidas no processo de avaliação, cabendo ao psicólogo garantir este direito.
  • E. se seu trabalho está sendo contratado/remunerado por uma pessoa distinta do avaliado, ele está desobrigado a apresentar os objetivos da avaliação, bem como os resultados desta ao avaliado.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...