Questões de Psicologia do ano 2012

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção INCORRETA.

  • A. O microssistema é um ambiente em que uma pessoa interage bidirecionalmente com os outros de forma direta e cotidiana.
  • B. O mesossistema é um sistema de ligação entre dois ou mais ambientes dos quais uma pessoa faz parte.
  • C. O exossistema é um sistema de ligação entre dois ou mais ambientes, diferenciando-se do mesossistema em função da dimensão temporal.
  • D. O macrossistema é o sistema de padrões culturais que envolve todos os microssistemas, mesossistemas e exossistemas de uma sociedade.
  • E. O cronossistema é o sistema que mostra os efeitos das condições temporais constituintes dos microssistemas, mesossistemas, exossistemas e macrossistemas.

Analise as assertivas a seguir e relacione-as às teorias respectivas.

(1). Cada estágio envolve uma “crise” na personalidade, uma questão de desenvolvimento que é particularmente importante naquele momento e que continuará a ter importância durante toda a vida. As crises, que vão surgindo de acordo com um cronograma de maturação, devem ser satisfatoriamente resolvidas para um saudável desenvolvimento do ego.

(2). Os seres humanos, em todas as idades, aprendem sobre o mundo da mesma forma que os outros organismos: reagindo a condições ou a aspectos de seu ambiente que acham agradáveis, dolorosos ou ameaçadores.

(3). A imitação de modelos é o elemento mais importante na forma como a criança aprende uma língua, lida com a agressividade e aprende o comportamento socialmente atribuído ao gênero a que pertencem.

(4). O desenvolvimento cognitivo ocorre em uma série de estágios qualitativamente diferentes. Em cada estágio, a mente da criança desenvolve um novo modo de operar. Esse desenvolvimento gradual ocorre através de três princípios inter-relacionados: organização, adaptação e equlibração.

( ) Teoria dos estágios cognitivos de Piaget.

( ) Teoria da aprendizagem social de Bandura.

( ) Teoria comportamentalista de Skinner.

( ) Teoria do desenvolvimento psicossocial de Erikson.

Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A. 4, 3, 1, 2
  • B. 1, 2, 3, 4
  • C. 2, 3, 4, 1
  • D. 3, 4, 2, 1
  • E. 4, 3, 2, 1

Leia as proposições e assinale a opção CORRETA.

I. Segundo Freud, um acontecimento fundamental no desenvolvimento psicossexual ocorre durante a fase fálica, quando a zona de prazer se desloca para os órgãos genitais;

II. A fase de latência se desenvolve na segunda infância e é caracterizada por uma grande curiosidade sexual;

III. O aparelho psíquico para Freud está dividido em três seguimentos: Es, Ich, Über Ich, cujo surgimento ocorre na sequência supramencionada;

IV. Os mecanismos de defesa do Ego são processos inconscientes que visam obstar a ameaça da ansiedade.

  • A. Somente as proposições I, II e III estão corretas.
  • B. Somente as proposições I, III e IV estão corretas.
  • C. Somente as proposições II, III e IV estão corretas.
  • D. Somente as proposições II e IV estão corretas.
  • E. Somente as proposições I e III estão corretas.

Assinale a opção que apresenta a proposição CORRETA.

  • A. São princípios da abordagem do desenvolvimento no ciclo vital de Bates: contextualidade, unidimensionalidade, multidirecionalidade e plasticidade.
  • B. Os estudiosos costumam classificar o desenvolvimento em três principais aspectos: físico, cognitivo e psicossocial.
  • C. De acordo com Papalia, a vida adulta se divide em três fases: juventude (25-40 anos), meia-idade (40-65 anos) e terceira idade (65 anos em diante).
  • D. Os fatores que influenciam o desenvolvimento podem ser classificados em genéticos, ambientais e maturacionais.
  • E. O modo como a família se organiza (nuclear ou extensa) é uma variável maturacional bastante influente.

Assinale a opção que apresenta a proposição INCORRETA.

  • A. A Psicologia Histórico-cultural tem sua gênese na compreensão da categoria atividade, reconhecendo-a como unidade das formas sensorial-prática e teórica, superando a dicotomia entre esses elementos presentes na ciência psicológica de base positivista.
  • B. Segundo a visão vigotskiana, os processos psíquicos humanos não se desenvolvem naturalmente, como se fossem estruturas internas amadurecendo com o passar do tempo. O tempo humano, a partir dessa teoria, deve ser compreendido como história concreta, como processo de desenvolvimento do homem e da sociedade, que se efetiva a partir da atividade produtiva, criadora e transformadora realizada por cada sujeito social. A atividade criadora do homem, ou seja, aquela que possibilita a transformação objetiva da natureza e, também, objetiva e subjetiva do próprio homem, tem como característica fundamental a mediação do instrumento, que se interpõe entre o sujeito e o objeto da atividade.
  • C. Para Vigotsky, o emprego de instrumentos materiais marca o início das possibilidades de desenvolvimento do gênero humano. Na ontogênese, a primeira utilização do signo marca o momento em que o sujeito se liberta de seus limites orgânicos e avança no sentido na construção simbólica da realidade.
  • D. A abordagem histórico-cultural, baseada na filosofia marxista, enfatiza a condição do sujeito produtor de conhecimento sobre o mundo através da linguagem, como tema central da Psicologia.
  • E. Partindo da construção histórico-social do psiquismo humano, Vigotsky enfatiza que o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, próprias dos seres humanos, se estruturam inicialmente como função compartilhada com outros sujeitos (interpsíquicas) e posteriormente como função do próprio sujeito (intrapsíquica).

Leia as proposições abaixo.

I. A pesquisa construcionista social ocupa-se principalmente de explicar os processos pelos quais as pessoas descrevem, explicam, ou, de alguma forma, dão conta do mundo em que vivem (incluindo-se a si mesmas);

II. O construcionismo constitui um desafio significativo à compreensão convencional, sendo uma orientação tanto em relação ao conhecimento quanto ao caráter dos constructos psicológicos;

III. Embora as raízes do construcionismo possam ser rastreadas há bom tempo nos debates entre as escolas de pensamento empirista e racionalista, o construcionismo busca ultrapassar o dualismo com o qual ambas as teorias estejam comprometidas e situar o conhecimento no interior dos processos de intercâmbio social;

IV. O construcionismo propõe o abandono da crença de que as categorias ou os entendimentos recebem seu aval através da observação. Convida, portanto, a desafiar as bases objetivas do conhecimento convencional.

Assinale a opção CORRETA.

  • A. Todas as proposições estão corretas.
  • B. Somente as proposições I, II e IV estão corretas.
  • C. Somente as proposições I, II e III estão corretas.
  • D. Somente as proposições II, III e IV estão corretas.
  • E. Todas as proposições estão incorretas.

Assinale a opção que apresenta a proposição CORRETA.

  • A. O comportamentalismo metodológico surge como uma proposta teórica da Psicologia que desconsidera, para efeito de estudo, a validade de estudos empíricos.
  • B. Para Skinner, a inacessibilidade de sentimentos e pensamentos à observação pública direta os exclui do campo de interesses de uma ciência do comportamento.
  • C. O behaviorismo radical admite o estudo de fenômenos como sentimentos e pensamentos (abordados com o conceito de “privados”), admite a interpretação como método para lidar cientificamente com problemas dessa ordem e adota um critério instrumental de verdade na avaliação de enunciados científicos sobre quaisquer fenômenos.
  • D. O comportamentalismo radical de Skinner adota os critérios verificacionistas do comportamentalismo metodológico.
  • E. Watson inaugura a Psicologia comportamental, superando a visão de comportamento reflexo presente no trabalho de Pavlov.

Charles Darwin e Francis Galton influenciaram o desenvolvimento da psicologia, principalmente da chamada psicologia funcionalista. Suas principais influências foram, respectivamente,

  • A.

    a avaliação das funções cognitivas de julgamento, compreensão e raciocínio; o estudo das motivações do comportamento humano.

  • B.

    a busca pela identificação dos modos pelos quais as mentes individuais diferiam e técnicas para medir essas diferenças; o desenvolvimento de testes de inteligência com bases na teoria eugenista.

  • C.

    o desenvolvimento de metodologias de estudo dos processos sensoriais e sua classificação; o aprofundamento de estudos sobre a psicologia da aprendizagem.

  • D.

    o destaque aos processos de desenvolvimento filogenético; as investigações sobre sistemas de necessidades e valores e sua determinação no desenvolvimento individual.

  • E.

    o estudo dos desvios das condições biológicas normais; o desenvolvimento de uma teoria da personalidade pautada nas capacidades e potencialidades humanas.

A Nova Psicologia tentou consistentemente adaptar os métodos das ciências naturais às suas necessidades, mas em nenhuma forma precedente essa tendência foi tão forte quanto no comportamentalismo de Watson. Para ele, a Psicologia devia restringir-se aos dados das ciências naturais, ao que podia ser observado, ou seja, ao comportamento. Portanto, foram métodos utilizados por Watson:

  • A.

    o associacionismo, o método do reflexo condicionado e a observação.

  • B.

    o método da introspecção, da observação contínua e do relato verbal.

  • C.

    a observação, o método de associação livre e o método do relato não verbal.

  • D.

    a observação, os métodos de teste, o método do relato verbal e o método do reflexo condicionado.

  • E.

    o método da introspecção, o método do relato verbal e o método do reflexo condicionado.

As perspectivas teóricas no campo da pesquisa qualitativa definem os pressupostos teóricos e metodológicos que devem ser respeitados na formulação de um projeto de pesquisa. Flick (2004) apresenta em Uma introdução à pesquisa qualitativa, as perspectivas teóricas e seus pressupostos. Qual opção abaixo está incorreta?

  • A.

    No Interacionismo Simbólico, “o ponto de partida consiste nos significados subjetivos que os indivíduos atribuem a suas atividades e a seus ambientes” (p. 33).

  • B.

    Nos modelos estruturalistas, “supõem-se que os sistemas culturais de significado, de alguma forma, componham a percepção e a elaboração da realidade subjetiva e social” (p. 39).

  • C.

    Na Psicologia Discursiva, os conteúdos e os procedimentos dos processos cognitivos são reconstruídos a partir dos discursos e restritos “à descrição do por que na elaboração da realidade social” (p. 38).

  • D.

    Nos modelos pós-estruturalistas, “os textos não são nem no mundo per se, nem uma representação objetiva de partes desse mundo (p. 40).

  • E.

    No estudo da Representação Social, os estudos consideram relevante a compreensão de “como esse conhecimento social e culturalmente compartilhado influencia os modos individuais de percepção, experiência e ação” (p. 40).

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...