Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Relacione a coluna dos sintomas com a dos diagnósticos e assinale a alternativa CORRETA:
1- Ingestão de grande quantidade de alimento em curto período de tempo.
2- Preocupação com detalhes, regras, listas, ordem, organização ou horários.
3- Rebaixamento do humor, redução da energia e diminuição da atividade;
4- Medo de morrer, de perder o autocontrole ou de ficar louco.
( ) Episódios Depressivos
( )T. Obsessivo Compulsivo
( ) Bulimia nervosa
( ) T. do Pânico
Desenvolvimento infantil, consiste numa seqüência ordenada de transformações progressivas resultando num aumento de grau de complexidade do organismo, distingue-se de crescimento por referir-se as alterações da composição e funcionamento das células (diferenciação celular), à maturação dos sistemas e órgãos e a aquisição de novas funções. Para efeito de estudo tanto pode-se considerar a sucessão de fases um sistema orgânico isolado, por exemplo o timo e/ou o sistema imunológico como o organismo como um todo, a capacidade de locomoção que depende tanto da maturação do sistema nervoso como músculo esquelético. O desenvolvimento do exame neurológico evolutivo é capaz de detectar precocemente desde os primeiros sinais de disfunções graves como paralisia cerebral e deficiência mental até as denominadas________________, possibilitando uma intervenção capaz de minimizar a progressão de danos.
Deve-se levar em consideração no processo psicodiagnóstico o(a)
Rejeição (Verwergung). Conflito "Ego x Mundo Externo". Delírios e Alucinações: Paranóia, Esquizofrenias, PMD, Hipocondrias, Autismo. "Tem certeza absoluta por que está acontecendo". Em resumo, estamos nos referindo a
"Desvio em relação ao ato sexual "normal", definido este como coito que visa à obtenção do orgasmo por penetração genital, com uma pessoa do sexo oposto (hoje a psicologia tem outra concepção com relação a este assunto). Diz-se que existe quando o orgasmo é obtido com outros objetos sexuais (homossexualidade, pedofilia, bestialidade, etc.) ou por outras zonas corporais (coito anal, por exemplo) e quando o orgasmo é subordinado de forma imperiosa a certas condições extrínsecas (fetichismo, sadomasoquismo); estas podem proporcionar por si sós o prazer sexual. De forma mais englobante, designa-se ___________ o conjunto de comportamento psicossexual que acompanha tais atipias na obtenção do prazer sexual".
Piaget, quando postula sua teoria sobre o desenvolvimento da criança, descreve-a, basicamente, em 4 estados, que ele próprio chama de fases de _____________ .Essas 4 fases são: o Sensório-motor (0 2 anos), a Pré-operatória (2 7 anos), as Operações-concretas (8 11 anos) e o Operatório-formal (8 14 anos.
psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, nas seguintes situações
Assinale a opção CORRETA.
Assinale a opção INCORRETA.
Leia as proposições a seguir.
I. A atenção psicossocial deve ser compreendida como um processo social complexo, que se desenvolve no bojo do processo paradigmático de transição da ciência na modernidade, e supõe a articulação de mudanças em várias dimensões simultâneas e inter-relacionadas, referentes aos campos epistemológico, técnico-assistencial, jurídico-político e sociocultural.
II. A 1ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM), ocorrida em 1987, salientou que era imprescindível a reforma curricular nos cursos de graduação, na área da saúde, e que as universidades deveriam assumir seu papel de formação e reciclagem dos profissionais e agentes de saúde;
III. A 2ª CNSM, que aconteceu em 1992, além de reafirmar as recomendações da 1ª CNSM sobre a formação dos profissionais, propôs: a inclusão, nos cursos formadores de profissionais, de temas de saúde mental da saúde coletiva e a obrigatoriedade de estágios acadêmicos nas redes pública e privada de saúde; a regulamentação do artigo constitucional que atribui ao SUS a ordenação da formação dos trabalhadores da saúde e a criação de programas de pós-graduação em saúde mental, na perspectiva da saúde coletiva;
IV. A 3ª CNSM, realizada em 2001, acrescentou que seria importante, além das propostas apontadas nas outras conferências: integrar assistência-ensino-pesquisa, de sorte que todos os serviços substitutivos fossem voltados para o ensino e a pesquisa de práticas inovadoras; rever os currículos, para que possibilitem uma capacitação interprofissional e generalista dos docentes e discentes acerca da saúde pública e saúde mental, e de uma prática profissional por meio da extensão universitária, especializações, residências e estágios para todos os profissionais da área;
V. A IV Conferência de Saúde Mental reafirma os princípios do SUS e foca sua atenção na questão da exclusão. Ocorreu em 2003 e expressou a nova política de saúde mental implantada no governo Lula.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...