Questões de Psicologia do ano 2012

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Relacione a coluna dos sintomas com a dos diagnósticos e assinale a alternativa CORRETA:

1- Ingestão de grande quantidade de alimento em curto período de tempo.

2- Preocupação com detalhes, regras, listas, ordem, organização ou horários.

3- Rebaixamento do humor, redução da energia e diminuição da atividade;

4- Medo de morrer, de perder o autocontrole ou de ficar louco.

( ) Episódios Depressivos

( )T. Obsessivo Compulsivo

( ) Bulimia nervosa

( ) T. do Pânico

  • A. 4 – 1 – 3 – 2
  • B. 4 – 2 – 1 – 3
  • C. 3 – 2 – 1 – 4
  • D. 3 – 1 – 2 – 4
  • E. 2 – 1 – 4 – 3

Desenvolvimento infantil, consiste numa seqüência ordenada de transformações progressivas resultando num aumento de grau de complexidade do organismo, distingue-se de crescimento por referir-se as alterações da composição e funcionamento das células (diferenciação celular), à maturação dos sistemas e órgãos e a aquisição de novas funções. Para efeito de estudo tanto pode-se considerar a sucessão de fases um sistema orgânico isolado, por exemplo o timo e/ou o sistema imunológico como o organismo como um todo, a capacidade de locomoção que depende tanto da maturação do sistema nervoso como músculo esquelético. O desenvolvimento do exame neurológico evolutivo é capaz de detectar precocemente desde os primeiros sinais de disfunções graves como paralisia cerebral e deficiência mental até as denominadas________________, possibilitando uma intervenção capaz de minimizar a progressão de danos.

  • A. disfunções anormais mínimas.
  • B. disfunções normais mínimas.
  • C. disfunções especiais mínimas.
  • D. disfunções cerebrais mínimas.
  • E. disfunções reflexivas mínimas.

Deve-se levar em consideração no processo psicodiagnóstico o(a)

  • A. sujeito como algo mutável e dinâmico, circunscrito num mundo maior que o da consulta psicológica, o qual é multideterminado e atua ativamente sobre sua realidade.
  • B. própria subjetividade do avaliador
  • C. a leitura dos dados de forma subjetiva e com deformações
  • D. sujeito que está sendo submetido a testes, bem como seu individualismo
  • E. nenhuma alternativa está correta

Rejeição – (Verwergung). Conflito "Ego x Mundo Externo". Delírios e Alucinações: Paranóia, Esquizofrenias, PMD, Hipocondrias, Autismo. "Tem certeza absoluta por que está acontecendo". Em resumo, estamos nos referindo a

  • A. Neurose.
  • B. Psicose.
  • C. Fobia.
  • D. Distúrbio.
  • E. nenhuma alternativa está correta.

"Desvio em relação ao ato sexual "normal", definido este como coito que visa à obtenção do orgasmo por penetração genital, com uma pessoa do sexo oposto (hoje a psicologia tem outra concepção com relação a este assunto). Diz-se que existe quando o orgasmo é obtido com outros objetos sexuais (homossexualidade, pedofilia, bestialidade, etc.) ou por outras zonas corporais (coito anal, por exemplo) e quando o orgasmo é subordinado de forma imperiosa a certas condições extrínsecas (fetichismo, sadomasoquismo); estas podem proporcionar por si sós o prazer sexual. De forma mais englobante, designa-se ___________ o conjunto de comportamento psicossexual que acompanha tais atipias na obtenção do prazer sexual".

  • A. por fetichismo
  • B. por perversão
  • C. por Recalque
  • D. por Ação
  • E. por Monitoramento

Piaget, quando postula sua teoria sobre o desenvolvimento da criança, descreve-a, basicamente, em 4 estados, que ele próprio chama de fases de _____________ .Essas 4 fases são: o Sensório-motor (0 – 2 anos), a Pré-operatória (2 – 7 anos), as Operações-concretas (8 – 11 anos) e o Operatório-formal (8 – 14 anos.

  • A. transição
  • B. oposição
  • C. maturação
  • D. identificação
  • E. focalização

psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, nas seguintes situações

  • A. A pedido do profissional responsável pelo serviço.
  • B. Em caso de emergência ou risco ao beneficiário ou usuário do serviço, quando dará imediata ciência ao profissional.
  • C. Quando informado expressamente, por qualquer uma das partes, da interrupção voluntária e definitiva do serviço.
  • D. Quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.
  • E. Todas as alternativas estão corretas

Assinale a opção CORRETA.

  • A. O cuidado ambiental é um dos princípios do Código de Ética do Psicólogo.
  • B. Entre os deveres fundamentais do psicólogo, encontra-se a defesa dos princípios do SUS.
  • C. A greve é vetada aos psicólogos pelo código de ética profissional.
  • D. Para realizar atendimento não eventual de criança, adolescente ou interdito, o psicólogo deverá obter autorização de, ao menos, um de seus responsáveis, observadas as determinações da legislação vigente.
  • E. O sigilo do atendimento psicológico não poderá ser, em nenhuma hipótese, violado, de acordo com o Código de Ética.

Assinale a opção INCORRETA.

  • A. Acesso se refere a condições físicas do serviço de saúde, enquanto acessibilidade se refere à cultura organizacional, de acordo com Schmidt e Figueiredo.
  • B. O acesso pode ser abordado a partir de fatores geográficos, econômicos, organizacionais e socioculturais, além dos fatores individuais dos usuários de serviços de saúde.
  • C. Silva Júnior e Mascarenhas destacam três dimensões do acolhimento: postura, técnica e princípio de reorientação do serviço. A primeira dimensão implica a atitude humanizada e receptiva dos profissionais, ao receber, escutar e tratar as demandas dos usuários, implicando em relação de interesse mútuo, confiança e apoio.
  • D. O acompanhamento da clientela é um dos maiores desafios do trabalho na saúde mental. Junto com os eixos acesso e acolhimento, o acompanhamento é visto como um analisador da qualidade da assistência. Goldberg afirma que, dada a reabilitação psicossocial ser um processo, o serviço tem de prestar a continuidade do cuidado para que seus objetivos sejam possíveis. Não se trata de uma novidade no campo, mas de um princípio fundamental do cuidado.
  • E. O profissional que acolhe o paciente deve ocupar o papel de técnico de referência, ou seja, o profissional que o acolhe tem a prerrogativa de acompanhá-lo. Se o paciente for encaminhado a outra unidade de saúde, o técnico de referência deve realizar o seguimento. Para o paciente que permanece em tratamento no serviço (matriculado), a função de técnico de referência pode passar para outro profissional, na medida em que o paciente tem participação ativa na escolha do técnico de referência, a partir das relações terapêuticas e vínculos (transferências) que vão-se criando ao longo do tratamento: uma modulação entre preferências, referências e transferências na relação entre usuários e técnicos.

Leia as proposições a seguir.

I. A atenção psicossocial deve ser compreendida como um processo social complexo, que se desenvolve no bojo do processo paradigmático de transição da ciência na modernidade, e supõe a articulação de mudanças em várias dimensões simultâneas e inter-relacionadas, referentes aos campos epistemológico, técnico-assistencial, jurídico-político e sociocultural.

II. A 1ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM), ocorrida em 1987, salientou que era imprescindível a reforma curricular nos cursos de graduação, na área da saúde, e que as universidades deveriam assumir seu papel de formação e reciclagem dos profissionais e agentes de saúde;

III. A 2ª CNSM, que aconteceu em 1992, além de reafirmar as recomendações da 1ª CNSM sobre a formação dos profissionais, propôs: a inclusão, nos cursos formadores de profissionais, de temas de saúde mental da saúde coletiva e a obrigatoriedade de estágios acadêmicos nas redes pública e privada de saúde; a regulamentação do artigo constitucional que atribui ao SUS a ordenação da formação dos trabalhadores da saúde e a criação de programas de pós-graduação em saúde mental, na perspectiva da saúde coletiva;

IV. A 3ª CNSM, realizada em 2001, acrescentou que seria importante, além das propostas apontadas nas outras conferências: integrar assistência-ensino-pesquisa, de sorte que todos os serviços substitutivos fossem voltados para o ensino e a pesquisa de práticas inovadoras; rever os currículos, para que possibilitem uma capacitação interprofissional e generalista dos docentes e discentes acerca da saúde pública e saúde mental, e de uma prática profissional por meio da extensão universitária, especializações, residências e estágios para todos os profissionais da área;

V. A IV Conferência de Saúde Mental reafirma os princípios do SUS e foca sua atenção na questão da exclusão. Ocorreu em 2003 e expressou a nova política de saúde mental implantada no governo Lula.

  • A. Todas as proposições estão corretas.
  • B. Somente as proposições I, II e III estão corretas.
  • C. Somente as proposições I, II e IV estão corretas.
  • D. Somente as proposições,II, III e IV estão corretas.
  • E. Somente as proposições I, III e IV estão corretas.
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