Questões de Psicologia do ano 2012

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação à evidência de uma necessidade segundo Murray, assinale a opção INCORRETA.

  • A. Pode ser inferida no efeito ou resultado final do comportamento.
  • B. O padrão específico do comportamento não evidencia uma necessidade.
  • C. A resposta à certa classe de estímulos, quando padronizada, permite inferir uma necessidade.
  • D. Na expressão de uma determinada emoção, evidencia-se uma necessidade.
  • E. A expressão de satisfação, quando se atinge um determinado efeito, permite que se infira a existência de uma necessidade atendida.

Leia as proposições abaixo e, a seguir, assinale a opção CORRETA.

I. A energia do ID está em um estado muito fluido. A qualidade deslocável dessa energia se deve à incapacidade de o ID fazer discriminações sutis entre os objetos;

II. Para Jung, a energia psíquica é uma manifestação da energia da vida, que é a energia do organismo como um sistema biológico, não se diferenciando assim de Freud no caráter sexual da libido;

III. Influenciados pelas Ciências Sociais, um grupo de estudiosos reformulou a concepção de ser humano original da psicanálise e enfatizou o caráter social da condição humana. Adler foi o primeiro desses teóricos;

IV. Nos Estados Unidos, o desenvolvimento da teoria psicanalítica resultou em uma nova teoria do ego, que influenciou o pensamento do pensador francês Jacques Lacan.

  • A. Apenas as proposições I e III estão corretas.
  • B. Apenas as proposições II e III estão corretas.
  • C. Apenas as proposições I e II estão corretas.
  • D. Apenas as proposições II e IV estão corretas.
  • E. Todas as proposições estão corretas.

Assinale a opção que apresenta a taxionomia dos objetivos cognitivos em ordem crescente de complexidade.

  • A. Avaliação, síntese, análise, aplicação, compreensão e conhecimento.
  • B. Síntese, compreensão, avaliação, análise, conhecimento e aplicação.
  • C. Compreensão, conhecimento, análise, aplicação, síntese e avaliação.
  • D. Síntese, avaliação, aplicação, conhecimento, compreensão e avaliação.
  • E. Conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação.

Leia as proposições abaixo e, a seguir, assinale a opção CORRETA.

I. Os fatores de medida de inteligência emocional são: empatia, sociabilidade, automotivação, autocontrole e autoconsciência;

II. Os estados afetivo-emocionais são: ânimo, autoestima e satisfação geral com a vida;

III. Os seis componentes da teoria de bem-estar de Ryeff e Keyes são: autoestima, autonomia, relacionamento positivo com pessoas, poder, crescimento pessoal e propósito de vida;

IV. De acordo com Lazarus, a insegurança afetiva no contexto organizacional é decorrente da percepção de injustiça e de conflitos interpessoais.

  • A. Apenas as proposições I e III estão corretas.
  • B. Apenas as proposições II e III estão corretas.
  • C. Apenas as proposições I e II estão corretas.
  • D. Apenas as proposições II e IV estão corretas.
  • E. Todas as proposições estão corretas.

Preencha a segunda coluna de acordo com a primeira.

Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A. 1, 3, 5, 2, 4, 6
  • B. 1, 4, 3, 2, 5, 6
  • C. 6, 4, 1, 3, 2, 5
  • D. 6, 3, 2, 1, 4, 5
  • E. 2, 4, 5, 6, 1, 3

Assinale a proposição INCORRETA.

  • A. Uma heurística é uma estratégia complexa para resolver um problema, sendo equiparada aos esquemas.
  • B. Uma heurística de disponibilidade se caracteriza como um julgamento de frequência ou probabilidade de ocorrência de um fenômeno a partir da facilidade com que o evento vem à mente.
  • C. Uma heurística de representatividade se caracteriza como uma tendência a julgar um evento como provável se ele apresentar características típicas de sua categoria.
  • D. A heurística de ajustamento é compreendida como a tendência a enfatizar a primeira informação que recebemos quando tomamos uma decisão.
  • E. Uma heurística pode ser contrastada com um conjunto mais detalhado de procedimentos.

Leia as proposições a seguir:

I. A teoria das necessidades de Maslow parte da premissa de que as necessidades humanas têm origem social e estão dispostas em uma hierarquia que deixa implícito o pressuposto antropológico de que o homem tem uma propensão para o autodesenvolvimento e o crescimento pessoal;

II. Alderfer afirmou, ao contrário de Maslow, que a motivação da conduta humana não obedeceria a um sentido apenas progressivo, mas também regressivo, descendente;

III. A teoria de McClelland afirma que há três tipos de necessidades: poder, afiliação e realização, que se inter-relacionam e se apresentam em níveis variados de intensidade nas pessoas, conforme seus perfis psicológicos e os processos de socialização aos quais estiveram submetidos;

IV. A teoria bifatorial de Herzberg foi construída afirmando haver dois contínuos independentes: o primeiro, dos fatores higiênicos, referentes a fatores internos, que variavam de satisfação à não-satisfação; o segundo, dos motivadores, referentes a fatores internos, variando da insatisfação à não-insatisfação.

Assinale a opção CORRETA.

  • A. Somente as proposições I e II estão corretas.
  • B. Somente as proposições II e III estão corretas.
  • C. Somente as proposições I e IV estão corretas.
  • D. Somente as proposições III e IV estão corretas.
  • E. Todas as proposições estão incorretas.

Relacione as teorias abaixo às respectivas caracterizações:

(I) Teoria Psicogenética de Piaget

(II) Teoria Histórico-Cultural de Vigostsky

( ) As principais ideias referem-se: (1) à relação dialética entre indivíduo e sociedade, nas quais se originam as características tipicamente humanas. O homem transforma o seu meio e, ao mesmo tempo, transforma-se a si mesmo; (2) às funções psicológicas superiores, que se originam nas relações entre o indivíduo e seu contexto sociocultural, ou, em outras palavras, têm uma origem cultural; (3) à relação com o mundo, que seria mediada por “ferramentas” criadas pelo homem; (4) ao cérebro como a base biológica de tais funções mentais. Mas o cérebro não seria imutável ou fixo, podendo-se falar em "plasticidade cerebral".

( ) A ideia de construção do conhecimento proposta defende que é na interação com o meio que o sujeito se depara com situações diferenciadas, as quais o levam a construir hipóteses, através dos processos de assimilação e acomodação, visando explicar os fenômenos que ocorrem no seu mundo.

( ) O conceito de equilibração mostra como uma criança é capaz de resolver uma situação de conflito suscitada pela presença simultânea de esquemas cognitivos contraditórios. Este processo, que levaria a criança para um equilíbrio superior, é considerado como um processo de autorregulação estritamente interno ao sujeito. O mecanismo da equilibração se explica pelo fato de que cada uma das etapas sucessivas apresenta uma probabilidade crescente em função dos resultados obtidos na precedente.

( ) O conhecimento não se dá a partir da interação direta sujeito-objeto. Essa interação é, em essência, mediada. Os instrumentos são objetos do mundo físico, aqueles que mediam a ação (e transformação) do homem sobre a natureza. A possibilidade de transformação desta pelo homem seria infinitamente menor, se ele não houvesse desenvolvido e aprimorado os instrumentos que auxiliariam a sua intervenção no mundo.

Os signos aparecem como os instrumentos psicológicos, pois eles mediam o próprio pensamento. Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A. II, I, I, II
  • B. II, II, I, I
  • C. I, II, II, I
  • D. II, I, II, I
  • E. I, I, II, II

Assinale a opção INCORRETA.

  • A. O projeto de sua psicogenética é o estudo da pessoa em sua totalidade, considerando suas relações com o meio (contextuada) e em seus diversos domínios (integrada). Contrário ao procedimento de se privilegiar um único aspecto no desenvolvimento da criança, Wallon o estudou em seus domínios afetivo, cognitivo e motor, procurando mostrar quais são, nos diferentes momentos do desenvolvimento, os vínculos entre cada um e suas implicações com o todo representado pela personalidade.
  • B. O enfoque psicogenético enfatiza a gênese das funções psicológicas, considerando o desenvolvimento como uma construção progressiva resultante da inter-relação indivíduo-meio e que apreende o desenvolvimento através de estágios. É característica de Wallon definir o desenvolvimento da pessoa em campos funcionais. O movimento, a afetividade e a inteligência constituem a tríade que o autor toma como referência constante para buscar compreender a construção do Eu, da personalidade e do homem enquanto ser biológico e social.
  • C. A primeira função do movimento, apontada por Wallon em sua psicogenética no estágio tônico-emocional, é a de promotora do vínculo social. O autor vê, na agitação e choro do bebê, um recurso que mobiliza o adulto emocionalmente a fim de que as necessidades da criança sejam seguramente atendidas. Este é um mecanismo bem primitivo do neonato, que, dada a imperícia inicial de sua motricidade, apela ao outro para garantir o elo e os cuidados necessários à sua sobrevivência.
  • D. Para Wallon, ocorre uma alternância dos campos funcionais no decorrer dos estágios entre a afetividade e a cognição. A primeira, especialmente implicada na construção do sujeito, predomina nos estágios impulsivoemocional, tônico-emocional, personalística e na puberdade e adolescência. Já a cognição, especialmente implicada na construção do mundo, apresenta-se predominantemente nos estágios sensitivo-motor e escolar ou categorial.
  • E. Ao fato de os recursos alternarem-se entre si durante o processo dá-se o nome de alternância funcional. Essa alternância significa que as aquisições e construções de cada uma das etapas não se perdem mas vão sendo incorporadas e vão-se integrando, trazendo inúmeras e novas possibilidades para as relações da criança com o outro e com o mundo físico dos objetos. As funções recentemente adquiridas têm supremacia sobre as mais antigas, mas não as fazem desaparecer, apenas exercem controle sobre eles, integrando-os. Essa é a chamada integração estrutural.

Leia as proposições abaixo.

I. Para Kohlberg, nossa maneira de pensar sobre as questões morais reflete nosso desenvolvimento afetivo e expressa a constituição de uma moralidade heterônima;

II. A moralidade pré-convencional é o estágio em que o controle é externo e as regras são respeitadas para evitar punição ou por interesse próprio;

III. Na moralidade convencional, os padrões das figuras de autoridade são internalizados;

IV. Na moralidade pós-convencional, as pessoas seguem princípios morais internalizados de correção, imparcialidade e de justiça a partir dos quais podem escolher entre padrões morais conflitantes.

Assinale a opção CORRETA.

  • A. Todas as proposições são corretas.
  • B. Somente as proposições I, II e III estão corretas.
  • C. Somente as proposições I, II e IV estão corretas.
  • D. Somente as proposições II, III e IV estão corretas.
  • E. Todas as proposições estão incorretas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...