Questões de Psicologia do ano 2012

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Uma das grandes dificuldades em saúde é a clara definição e avaliação do que é normal e do que considerado patológico. Na prática da psicologia hospitalar, essa dificuldade é ampliada, pois há necessidade de se considerarem fatores adicionais para o diagnóstico. Dai os quadros que se apresentarem serem considerados sob quatro categorias: normais, patológicos, reativos e esperados. Dado esse contexto, é correto afirmar:

I. Agitação psicomotora, depressão, choro compulsivo que se seguem ao luto por perda de ente querido não são parâmetros para se identificar a insanidade mental.

II. Privação sensorial por si só não é potente o suficiente para desencadear desorientação temporo-espacial que, quando se apresenta, conduz a um diagnóstico de psicose.

 III. Perda de apetite, distúrbios de sono, decorrentes de ansiedade, que antecedem uma cirurgia não são psicopatológicos.

Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Somente a afirmativa II.

  • B.

    Somente a afirmativa III.

  • C.

    Somente as afirmativas I e II.

  • D.

    Somente a afirmativa I.

  • E.

    Somente as afirmativas I e III.

O psicólogo no hospital:

  • A.

    Tem sua prática voltada para a avaliação e acompanhamento psicológico do paciente internado.

  • B.

    É um administrador da equipe de saúde.

  • C.

    É um conselheiro de pacientes e equipe de enfermagem.

  • D.

    Tem sua prática voltada para a organização do hospital.

  • E.

    Todas as alternativas estão corretas.

Sendo a saúde um campo transdisciplinar, a maioria das ações é realizada em equipe ou grupo. Uma das atividades do psicólogo é participar do desenvolvimento de equipes no contexto hospitalar. Muitos teóricos estudaram o desenvolvimento dos grupos. Porém, tornou-se clássica a concepção de que todos os grupos apresentam três zonas de necessidades interpessoais: inclusão, controle e afeição. O autor dessa teoria é:

  • A.

    Lewin.

  • B.

    Schutz

  • C.

    Lundgren.

  • D.

    Bennis

  • E.

    Alderfer.

Segundo Hersey e Blanchard existem quatro estilos ou formas de liderança. O Estilo 2 compreende

  • A.

    alto nível de comportamentos orientados para a tarefa e baixo nível de relacionamento.

  • B.

    alto nível de comportamentos orientados simultaneamente para a tarefa e relacionamento.

  • C.

    baixo nível de comportamentos orientados para a tarefa e baixo nível de relacionamento.

  • D.

    alto nível de comportamentos orientados para a tarefa e alto nível de produção.

  • E.

    baixo nível de comportamentos orientados para a tarefa e alto nível de relacionamento.

Todo educador deve ter em mente, como enfatiza Harvey (Condição pós-moderna, 1992, p. 151), que num mundo de rápidas mudanças de gostos e necessidades, e de sistemas de produção flexíveis, o saber torna-se

  • A.

    desnecessário para o mercado de trabalho.

  • B.

    uma mercadoria-chave a ser produzida e vendida.

  • C.

    um bem que não agrega valor aos indivíduos.

  • D.

    produto acadêmico de valor questionável.

  • E.

    ferramenta obsoleta para adaptação ao meio.

Uma das propostas de Chrispino (Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação, 2007, p. 24) para estimular a disciplina na escola, é a introdução da mediação de conflitos no currículo escolar. Segundo o autor, esta seria uma forma para que os alunos

  • A.

    deixem de explicitar suas divergências para se concentrarem nas aulas.

  • B.

    construam uma visão negativa dos conflitos e deixem de lado suas diferenças.

  • C.

    entendam que o conflito não precisa fazer parte da vida escolar e o evitem.

  • D.

    construam um sentimento mais forte de cooperação e fraternidade na escola.

  • E.

    aceitem mais naturalmente a autoridade dos professores e se comportem.

A partir de 2007, muitas mudanças foram introduzidas ao Saresp, de modo a torná-lo cada vez mais adequado tecnicamente às características de um sistema de avaliação em larga escala (Matrizes de referência para avaliação: documento básico, 2009, p.7). Uma dessas mudanças foi

  • A.

    desvincular as habilidades avaliadas no Saresp das avaliadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb.

  • B.

    definir, para cada região do território nacional, uma matriz básica de referência para a educação.

  • C.

    estimular que cada escola elabore, em conjunto com a comunidade, a sua Proposta Curricular de referência.

  • D.

    alterar o currículo do Ensino Fundamental e Ensino Médio com base nas necessidades de cada comunidade escolar.

  • E.

    pré-testar os itens das provas, para conseguir instrumentos dotados de mais qualidade métrica.

Castro (Sistemas Nacionais de Avaliação e de Informações Educacionais, 2000, p.126) aponta que as reformas desencadeadas pelo MEC, consoantes com a nova LDB, induzem mudanças nos currículos propostos, de modo a incentivar uma abordagem pedagógica mais voltada para

  • A.

    o raciocínio numérico.

  • B.

    a memória de reconhecimento.

  • C.

    a solução de problemas.

  • D.

    o caráter enciclopédico.

  • E.

    a leitura e vocabulário.

Considerando-se, como destaca o documento Matrizes de referência para avaliação: documento básico (2009, p.12), que o Saresp – Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – é realizado em todo o Estado de São Paulo, e que as condições do exame, sua estrutura e o funcionamento das escolas são equivalentes, ao menos na maioria dos casos, o Saresp permite comparar, pelo desempenho individual dos alunos, o esforço coletivo da escola, o que identifica o quanto

  • A.

    os professores estão atuando dentro dos padrões exigidos.

  • B.

    as escolas estão cumprindo sua função social.

  • C.

    as famílias estão se beneficiando do programa bolsa escola.

  • D.

    os livros didáticos atendem às matrizes de referência para avaliação.

  • E.

    as instituições conhecem a proposta da avaliação de rendimento.

Segundo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio: documento de apresentação (2008, p. 10), uma das razões para se optar por uma educação centrada em competências é a

  • A.

    democratização da escola.

  • B.

    formação de mão de obra qualificada.

  • C.

    preparação para a vida acadêmica.

  • D.

    manutenção do status quo.

  • E.

    extinção da evasão escolar.

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