Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma das grandes dificuldades em saúde é a clara definição e avaliação do que é normal e do que considerado patológico. Na prática da psicologia hospitalar, essa dificuldade é ampliada, pois há necessidade de se considerarem fatores adicionais para o diagnóstico. Dai os quadros que se apresentarem serem considerados sob quatro categorias: normais, patológicos, reativos e esperados. Dado esse contexto, é correto afirmar:
I. Agitação psicomotora, depressão, choro compulsivo que se seguem ao luto por perda de ente querido não são parâmetros para se identificar a insanidade mental.
II. Privação sensorial por si só não é potente o suficiente para desencadear desorientação temporo-espacial que, quando se apresenta, conduz a um diagnóstico de psicose.
III. Perda de apetite, distúrbios de sono, decorrentes de ansiedade, que antecedem uma cirurgia não são psicopatológicos.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente a afirmativa II.
Somente a afirmativa III.
Somente as afirmativas I e II.
Somente a afirmativa I.
Somente as afirmativas I e III.
O psicólogo no hospital:
Tem sua prática voltada para a avaliação e acompanhamento psicológico do paciente internado.
É um administrador da equipe de saúde.
É um conselheiro de pacientes e equipe de enfermagem.
Tem sua prática voltada para a organização do hospital.
Todas as alternativas estão corretas.
Sendo a saúde um campo transdisciplinar, a maioria das ações é realizada em equipe ou grupo. Uma das atividades do psicólogo é participar do desenvolvimento de equipes no contexto hospitalar. Muitos teóricos estudaram o desenvolvimento dos grupos. Porém, tornou-se clássica a concepção de que todos os grupos apresentam três zonas de necessidades interpessoais: inclusão, controle e afeição. O autor dessa teoria é:
Lewin.
Schutz
Lundgren.
Bennis
Alderfer.
Segundo Hersey e Blanchard existem quatro estilos ou formas de liderança. O Estilo 2 compreende
alto nível de comportamentos orientados para a tarefa e baixo nível de relacionamento.
alto nível de comportamentos orientados simultaneamente para a tarefa e relacionamento.
baixo nível de comportamentos orientados para a tarefa e baixo nível de relacionamento.
alto nível de comportamentos orientados para a tarefa e alto nível de produção.
baixo nível de comportamentos orientados para a tarefa e alto nível de relacionamento.
Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Todo educador deve ter em mente, como enfatiza Harvey (Condição pós-moderna, 1992, p. 151), que num mundo de rápidas mudanças de gostos e necessidades, e de sistemas de produção flexíveis, o saber torna-se
desnecessário para o mercado de trabalho.
uma mercadoria-chave a ser produzida e vendida.
um bem que não agrega valor aos indivíduos.
produto acadêmico de valor questionável.
ferramenta obsoleta para adaptação ao meio.
Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Uma das propostas de Chrispino (Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação, 2007, p. 24) para estimular a disciplina na escola, é a introdução da mediação de conflitos no currículo escolar. Segundo o autor, esta seria uma forma para que os alunos
deixem de explicitar suas divergências para se concentrarem nas aulas.
construam uma visão negativa dos conflitos e deixem de lado suas diferenças.
entendam que o conflito não precisa fazer parte da vida escolar e o evitem.
construam um sentimento mais forte de cooperação e fraternidade na escola.
aceitem mais naturalmente a autoridade dos professores e se comportem.
Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A partir de 2007, muitas mudanças foram introduzidas ao Saresp, de modo a torná-lo cada vez mais adequado tecnicamente às características de um sistema de avaliação em larga escala (Matrizes de referência para avaliação: documento básico, 2009, p.7). Uma dessas mudanças foi
desvincular as habilidades avaliadas no Saresp das avaliadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica Saeb.
definir, para cada região do território nacional, uma matriz básica de referência para a educação.
estimular que cada escola elabore, em conjunto com a comunidade, a sua Proposta Curricular de referência.
alterar o currículo do Ensino Fundamental e Ensino Médio com base nas necessidades de cada comunidade escolar.
pré-testar os itens das provas, para conseguir instrumentos dotados de mais qualidade métrica.
Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Castro (Sistemas Nacionais de Avaliação e de Informações Educacionais, 2000, p.126) aponta que as reformas desencadeadas pelo MEC, consoantes com a nova LDB, induzem mudanças nos currículos propostos, de modo a incentivar uma abordagem pedagógica mais voltada para
o raciocínio numérico.
a memória de reconhecimento.
a solução de problemas.
o caráter enciclopédico.
a leitura e vocabulário.
Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Considerando-se, como destaca o documento Matrizes de referência para avaliação: documento básico (2009, p.12), que o Saresp Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo é realizado em todo o Estado de São Paulo, e que as condições do exame, sua estrutura e o funcionamento das escolas são equivalentes, ao menos na maioria dos casos, o Saresp permite comparar, pelo desempenho individual dos alunos, o esforço coletivo da escola, o que identifica o quanto
os professores estão atuando dentro dos padrões exigidos.
as escolas estão cumprindo sua função social.
as famílias estão se beneficiando do programa bolsa escola.
os livros didáticos atendem às matrizes de referência para avaliação.
as instituições conhecem a proposta da avaliação de rendimento.
Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio: documento de apresentação (2008, p. 10), uma das razões para se optar por uma educação centrada em competências é a
democratização da escola.
formação de mão de obra qualificada.
preparação para a vida acadêmica.
manutenção do status quo.
extinção da evasão escolar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...