Questões de Psicologia do ano 2012

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Com os progressos da cooperação social entre crianças e os progressos operatórios correlativos, a criança chega a relações morais novas, fundadas no respeito mútuo. Segundo Piaget (Psicologia da criança, 1998, p. 107-108), o produto essencial do respeito mútuo é o sentimento de

  • A.

    justiça.

  • B.

    angústia.

  • C.

    dependência.

  • D.

    impotência.

  • E.

    posse.

A fase do desenvolvimento moral denominada por Piaget (A psicologia da criança, 1998, p. 105) de heteronomia, identificada até por volta dos 8 anos de idade, caracteriza- -se pelo fato de que, nesse período, a lei

  • A.

    inexiste e, portanto, não pode provocar qualquer reação.

  • B.

    promove fortes sentimentos de culpa e angústia.

  • C.

    perde sua ação na ausência de quem a determinou.

  • D.

    integra-se ao imaginário da criança de forma autônoma.

  • E.

    atua somente nas relações que envolvem respeito mútuo.

Para que uma criança ou jovem aceite instruções de uma figura de autoridade, é preciso que exista entre eles, pelo menos um sentimento de respeito unilateral. Segundo Bovet, citado por Piaget, (A psicologia da criança, 1998, p. 111), esse sentimento

  • A.

    sustenta-se exclusivamente no temor, pois o respeito envolve submissão incondicional.

  • B.

    brota de uma relação afetiva e não necessita de nenhuma imposição para que ocorra.

  • C.

    compõe-se de afeição e temor, pois a afeição sozinha não basta para impor obrigações.

  • D.

    é capaz de eliminar todo e qualquer tipo de oposição às ordens ou instruções dadas.

  • E.

    revela o conhecimento e aceitação de que as figuras de autoridade sempre têm razão.

Piaget (A psicologia da criança, 1998, p. 111) destacou que a condição prévia e necessária para o desenvolvimento afetivo e social do adolescente é uma transformação do pensamento que possibilita o

  • A.

    controle sobre um universo prático e organizado a partir de objetos que se movimentam com a ação do sujeito.

  • B.

    manejo das hipóteses e o raciocínio sobre proposições destacadas da constatação concreta e atual.

  • C.

    relacionamento com um espaço heterogêneo, centrado no próprio corpo e que ainda não engloba os objetos e acontecimentos.

  • D.

    controle dos impulsos e o deslocamento da energia vital para a concretização de objetivos mais elevados.

  • E.

    equilíbrio entre as estruturas e a substituição de todas as construções lógicas e sensoriais anteriores por uma nova organização.

Para Vigotsky (A formação social da mente, 2007, p. 103), o aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis de acontecer. O aspecto essencial da hipótese desse teórico é a noção de que os processos de desenvolvimento

  • A.

    não coincidem com os processos de aprendizagem.

  • B.

    ocorrem simultaneamente com os de aprendizagem.

  • C.

    progridem de forma mais acelerada que os de aprendizagem.

  • D.

    são independentes dos processos de aprendizagem.

  • E.

    substituem os processos de aprendizagem.

Sobre o período pré-operatório proposto por Piaget, é CORRETO afirmar:

  • A.

    Nesse período, fica evidente que o desenvolvimento físico acelerado é o suporte para o aparecimento de novas habilidades;

  • B.

    Nesse período, fica evidente a superação do egocentrismo intelectual e social e inicia-se a construção lógica;

  • C.

    Nesse período, o mais importante é o aparecimento da linguagem, que irá acarretar modificações nos aspectos intelectual, afetivo e social da criança;

  • D.

    Nesse período, ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal;

  • E.

    N.D.A.

Entendidos a partir de uma perspectiva desenvolvimental, os transtornos (distúrbios) da infância e adolescência são processos decorrentes:

  • A.

    de variáveis endógenas e exógenas que, juntas, influenciam o desenvolvimento humano.

  • B.

    da supremacia das variáveis endógenas sobre as exógenas no transcurso do desenvolvimento humano.

  • C.

    da supremacia das variáveis exógenas sobre as endógenas no transcurso do desenvolvimento humano.

  • D.

    exclusivamente de interações multifatoriais entre as variáveis exógenas e as variáveis sexo e faixa etária.

  • E.

    unicamente de interações multifatoriais entre as variáveis endógenas e as variáveis sexo e faixa etária.

Acerca dos processos de naturalização da dor e da vitimização, assinale a alternativa correta.

  • A.

    São vividos pelo sujeito como um estado transitório, com vias à superação.

  • B.

    O psicólogo deverá evitar a intencionalidade político-ética, mantendo a neutralidade técnica.

  • C.

    A singularização da vivência é um recurso terapêutico para a desnaturalização da dor.

  • D.

    Permitem a diversidade, ainda que excluindo e reforçando a condição das vítimas.

  • E.

    Apsicoterapia não se mostra eficaz, pois as forças sociais mimetizantes são mais fortes.

Doença assinalada por Balint como sendo produzida pelo médico, conforme o seu modo de fazer a história clínica, comentar, ouvir e examinar o paciente:

  • A.

    enfermidade apostólica.

  • B.

    enfermidade autógena.

  • C.

    doença compartilhada.

  • D.

    enfermidade iatrogênica.

  • E.

    doença projetada.

Julgue os itens a seguir, acerca da abordagem ao doente e da assistência psicológica em oncologia.

A abordagem religiosa e espiritual, em algumas circunstâncias, pode ser nociva e prejudicial ao paciente, representando fonte adicional de estresse.

  • C. Certo
  • E. Errado
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