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Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Com os progressos da cooperação social entre crianças e os progressos operatórios correlativos, a criança chega a relações morais novas, fundadas no respeito mútuo. Segundo Piaget (Psicologia da criança, 1998, p. 107-108), o produto essencial do respeito mútuo é o sentimento de
justiça.
angústia.
dependência.
impotência.
posse.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A fase do desenvolvimento moral denominada por Piaget (A psicologia da criança, 1998, p. 105) de heteronomia, identificada até por volta dos 8 anos de idade, caracteriza- -se pelo fato de que, nesse período, a lei
inexiste e, portanto, não pode provocar qualquer reação.
promove fortes sentimentos de culpa e angústia.
perde sua ação na ausência de quem a determinou.
integra-se ao imaginário da criança de forma autônoma.
atua somente nas relações que envolvem respeito mútuo.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para que uma criança ou jovem aceite instruções de uma figura de autoridade, é preciso que exista entre eles, pelo menos um sentimento de respeito unilateral. Segundo Bovet, citado por Piaget, (A psicologia da criança, 1998, p. 111), esse sentimento
sustenta-se exclusivamente no temor, pois o respeito envolve submissão incondicional.
brota de uma relação afetiva e não necessita de nenhuma imposição para que ocorra.
compõe-se de afeição e temor, pois a afeição sozinha não basta para impor obrigações.
é capaz de eliminar todo e qualquer tipo de oposição às ordens ou instruções dadas.
revela o conhecimento e aceitação de que as figuras de autoridade sempre têm razão.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Piaget (A psicologia da criança, 1998, p. 111) destacou que a condição prévia e necessária para o desenvolvimento afetivo e social do adolescente é uma transformação do pensamento que possibilita o
controle sobre um universo prático e organizado a partir de objetos que se movimentam com a ação do sujeito.
manejo das hipóteses e o raciocínio sobre proposições destacadas da constatação concreta e atual.
relacionamento com um espaço heterogêneo, centrado no próprio corpo e que ainda não engloba os objetos e acontecimentos.
controle dos impulsos e o deslocamento da energia vital para a concretização de objetivos mais elevados.
equilíbrio entre as estruturas e a substituição de todas as construções lógicas e sensoriais anteriores por uma nova organização.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para Vigotsky (A formação social da mente, 2007, p. 103), o aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis de acontecer. O aspecto essencial da hipótese desse teórico é a noção de que os processos de desenvolvimento
não coincidem com os processos de aprendizagem.
ocorrem simultaneamente com os de aprendizagem.
progridem de forma mais acelerada que os de aprendizagem.
são independentes dos processos de aprendizagem.
substituem os processos de aprendizagem.
Sobre o período pré-operatório proposto por Piaget, é CORRETO afirmar:
Nesse período, fica evidente que o desenvolvimento físico acelerado é o suporte para o aparecimento de novas habilidades;
Nesse período, fica evidente a superação do egocentrismo intelectual e social e inicia-se a construção lógica;
Nesse período, o mais importante é o aparecimento da linguagem, que irá acarretar modificações nos aspectos intelectual, afetivo e social da criança;
Nesse período, ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal;
N.D.A.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Entendidos a partir de uma perspectiva desenvolvimental, os transtornos (distúrbios) da infância e adolescência são processos decorrentes:
de variáveis endógenas e exógenas que, juntas, influenciam o desenvolvimento humano.
da supremacia das variáveis endógenas sobre as exógenas no transcurso do desenvolvimento humano.
da supremacia das variáveis exógenas sobre as endógenas no transcurso do desenvolvimento humano.
exclusivamente de interações multifatoriais entre as variáveis exógenas e as variáveis sexo e faixa etária.
unicamente de interações multifatoriais entre as variáveis endógenas e as variáveis sexo e faixa etária.
Acerca dos processos de naturalização da dor e da vitimização, assinale a alternativa correta.
São vividos pelo sujeito como um estado transitório, com vias à superação.
O psicólogo deverá evitar a intencionalidade político-ética, mantendo a neutralidade técnica.
A singularização da vivência é um recurso terapêutico para a desnaturalização da dor.
Permitem a diversidade, ainda que excluindo e reforçando a condição das vítimas.
Apsicoterapia não se mostra eficaz, pois as forças sociais mimetizantes são mais fortes.
Doença assinalada por Balint como sendo produzida pelo médico, conforme o seu modo de fazer a história clínica, comentar, ouvir e examinar o paciente:
enfermidade apostólica.
enfermidade autógena.
doença compartilhada.
enfermidade iatrogênica.
doença projetada.
Julgue os itens a seguir, acerca da abordagem ao doente e da assistência psicológica em oncologia.
A abordagem religiosa e espiritual, em algumas circunstâncias, pode ser nociva e prejudicial ao paciente, representando fonte adicional de estresse.
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