Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Caracteriza-se como um período do desenvolvimento humano onde ocorrem de modo marcante a evolução das capacidades mentais como memória, inteligência, linguagem e aprendizagem, e também das habilidades motoras, inclusive aquelas de natureza mais refinada como atar os sapatos, fechar botões ou comer sozinha, além do aprendizado da própria higiene oral e corporal.
Esse período corresponde aproximadamente à faixa etária dos:
seis meses a oito meses aos dois anos, comumente chamado de sensório motor.
doze a quinze meses aos dois anos, denominado comumente de primeira infância.
dezoito a vinte meses aos três anos, denominado comumente de percepto mental.
dois a três anos aos seis anos, denominado por alguns autores de segunda infância.
dois a três anos aos nove anos, chamado comumente de terceira infância.
Considere o texto abaixo:
O texto se refere à violência que sofrem crianças e adolescentes na forma especificamente de abuso:
social
sexual.
moral.
volitivo.
perceptivo.
Analise a frase abaixo, a respeito de um dos períodos do desenvolvimento concebidos por Piaget.
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto:
percepção ; linguagem ; afeto
cognição ; percepção ; corpo
linguagem ; linguagem ; ego
linguagem ; linguagem ; pensamento
linguagem ; consciência ; pensamento
A personalidade, enquanto objeto de estudo da Psicologia, refere-se de modo específico à(ao):
modo relativamente constante e peculiar de perceber, pensar, sentir e agir do indivíduo.
forma pela qual diferentes indivíduos reagem diante de distintas situações a partir de suas percepções.
conjunto de percepções e sentimentos que permitem ao indivíduo desenvolver sua socialização e identificação social.
modo relativamente variável de sentir e agir no mundo, demonstrando o grau de plasticidade atingido pelo indivíduo.
manejo adequado de situações cotidianas com as quais o indivíduo se confronta, demonstrando seu controle de ansiedade.
Assinale a alternativa que apresenta os quatro períodos ou fases do desenvolvimento humano, segundo Jean Piaget, corretamente nomeados e divididos.
1o período: Sensório concreto (0 a 2 anos); 2o período: Operatório (2 a 5 anos); 3o período: Operações concretas (5 a 14 ou 15 anos); 4o período: Operações formais (14 ou 15 anos em diante).
1o período: Sensório motor (0 a 2 anos); 2o período: Pré-operatório (2 a 7 anos); 3o período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos); 4o período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante).
1o período: Sensório motor (0 a 2 anos); 2o período: Pré-operatório (2 a 7 anos); 3o período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos); 4o período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante).
1o período: Sensório motor (0 a 1 ano); 2o período: Operatório (2 a 7 anos); 3o período: Pósoperatório (7 a 11 ou 12 anos); 4o período: Operações concretas (11 ou 12 anos em diante).
1o período: Sensório motor (0 a 4 anos); 2o período: Pré-operatório (4 a 7 anos); 3º período: Operações formais (7 a 11 ou 12 anos); 4º período: Operações concretas (11 ou 12 anos em diante).
Um importante princípio que tem marcado a Psicologia do Desenvolvimento na atualidade é o(a):
interesse exclusivo na compreensão daquilo que distingue o comportamento infantil em suas diferentes fases ou períodos.
necessidade de compreender o desenvolvimento humano no ciclo completo da vida (life-span), com ênfase para a plasticidade interindividual.
necessidade de compreender o desenvolvimento humano, tendo como referência o adulto, entendido como ponto de chegada no ciclo vital.
prioridade ao estudo das diferentes etapas evolutivas, buscando o entendimento da evolução psiconeurológica.
Embora geralmente seja compreendido sob uma perspectiva global, o desenvolvimento humano, dependendo da teoria, é estudado com ênfase em um determinado aspecto.
Jean Piaget enfatiza o desenvolvimento:
ambiental.
hereditário.
psicossexual.
psicossocial.
intelectual.
A teoria do desenvolvimento humano de Piaget é dividida em períodos ou fases, sendo cada uma delas caracterizada por:
aquilo que já está sedimentado no comportamento de desenvolvimento proximal.
aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias.
aquisições novas e que pertencem a rigor à fase subsequente.
aquelas aprendizagens desenvolvidas nas fases anteriores.
reações afetivas, demonstrando a assimilação das condutas esperadas para a fase.
Sobre situações de abuso e maus tratos infantis, assinale a alternativa correta.
A fragilidade das relações familiares torna a criança vulnerável tanto para a ocorrência de abuso ou maus tratos intrafamiliar como para a exposição a situações externas.
A fragilidade das relações familiares torna a criança vulnerável para a ocorrência de abuso ou maus tratos intrafamiliar, porém não influencia sua exposição à ocorrência de situações externas.
A fragilidade das relações familiares torna a criança vulnerável para a exposição a situações externas de ocorrência de abuso ou maus tratos, porém não tem implicações em sua vulnerabilidade a abusos ou maus tratos no contexto intrafamiliar.
A fragilidade das relações familiares torna a criança vulnerável à ocorrência de abuso ou maus tratos intrafamiliar ou para a exposição a situações externas apenas quando o vínculo entre pais e filhos não se estabeleceu adequadamente.
A fragilidade das relações familiares vulnerabiliza a criança tanto para a ocorrência de abuso ou maus tratos intrafamiliar como para a exposição a situações externas de abusos ou maus tratos unicamente se houver distúrbios na relação entre ela e as figuras parentais.
A personalidade é objeto de diversas concepções, elaboradas por diferentes autores na Psicologia.
Sobre essa questão, é correto afirmar:
Fatores culturais e biológicos, somados a aspectos inconscientes do psiquismo humano, são os formadores da personalidade, segundo a perspectiva de Erich Fromm.
Segundo Freud, as fases evolutivas do desenvolvimento têm pouca incidência e impacto nos primeiros seis anos de vida, ganhando destaque significativo após esse período.
O estilo de vida individual, tal qual concebido por Erikson, se constitui no caminho por meio do qual a pessoa tem possibilidade de voltar suas energias a propósitos construtivos.
Skinner concebeu estágios evolutivos de desenvolvimento do ego comportando cada qual um conflito a ser dirimido, para que a personalidade resulte em comportamentos adequados ao convívio social.
O conceito de espaço vital de Lewin abrange o conjuntos dos fatos determinantes do comportamento do indivíduo em um dado momento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...