Questões de Psicologia do ano 2012

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Caracteriza-se como um período do desenvolvimento humano onde ocorrem de modo marcante a evolução das capacidades mentais como memória, inteligência, linguagem e aprendizagem, e também das habilidades motoras, inclusive aquelas de natureza mais refinada como atar os sapatos, fechar botões ou comer sozinha, além do aprendizado da própria higiene oral e corporal.

Esse período corresponde aproximadamente à faixa etária dos:

  • A.

    seis meses a oito meses aos dois anos, comumente chamado de sensório motor.

  • B.

    doze a quinze meses aos dois anos, denominado comumente de primeira infância.

  • C.

    dezoito a vinte meses aos três anos, denominado comumente de percepto mental.

  • D.

    dois a três anos aos seis anos, denominado por alguns autores de segunda infância.

  • E.

    dois a três anos aos nove anos, chamado comumente de terceira infância.

Considere o texto abaixo:

O texto se refere à violência que sofrem crianças e adolescentes na forma especificamente de abuso:

  • A.

    social

  • B.

    sexual.

  • C.

    moral.

  • D.

    volitivo.

  • E.

    perceptivo.

Analise a frase abaixo, a respeito de um dos períodos do desenvolvimento concebidos por Piaget.

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto:

  • A.

    percepção ; linguagem ; afeto

  • B.

    cognição ; percepção ; corpo

  • C.

    linguagem ; linguagem ; ego

  • D.

    linguagem ; linguagem ; pensamento

  • E.

    linguagem ; consciência ; pensamento

A personalidade, enquanto objeto de estudo da Psicologia, refere-se de modo específico à(ao):

  • A.

    modo relativamente constante e peculiar de perceber, pensar, sentir e agir do indivíduo.

  • B.

    forma pela qual diferentes indivíduos reagem diante de distintas situações a partir de suas percepções.

  • C.

    conjunto de percepções e sentimentos que permitem ao indivíduo desenvolver sua socialização e identificação social.

  • D.

    modo relativamente variável de sentir e agir no mundo, demonstrando o grau de plasticidade atingido pelo indivíduo.

  • E.

    manejo adequado de situações cotidianas com as quais o indivíduo se confronta, demonstrando seu controle de ansiedade.

Assinale a alternativa que apresenta os quatro períodos ou fases do desenvolvimento humano, segundo Jean Piaget, corretamente nomeados e divididos.

  • A.

    1o período: Sensório concreto (0 a 2 anos); 2o período: Operatório (2 a 5 anos); 3o período: Operações concretas (5 a 14 ou 15 anos); 4o período: Operações formais (14 ou 15 anos em diante).

  • B.

    1o período: Sensório motor (0 a 2 anos); 2o período: Pré-operatório (2 a 7 anos); 3o período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos); 4o período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante).

  • C.

    1o período: Sensório motor (0 a 2 anos); 2o período: Pré-operatório (2 a 7 anos); 3o período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos); 4o período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante).

  • D.

    1o período: Sensório motor (0 a 1 ano); 2o período: Operatório (2 a 7 anos); 3o período: Pósoperatório (7 a 11 ou 12 anos); 4o período: Operações concretas (11 ou 12 anos em diante).

  • E.

    1o período: Sensório motor (0 a 4 anos); 2o período: Pré-operatório (4 a 7 anos); 3º período: Operações formais (7 a 11 ou 12 anos); 4º período: Operações concretas (11 ou 12 anos em diante).

Um importante princípio que tem marcado a Psicologia do Desenvolvimento na atualidade é o(a):

  • A.

    interesse exclusivo na compreensão daquilo que distingue o comportamento infantil em suas diferentes fases ou períodos.

  • B.

    necessidade de compreender o desenvolvimento humano no ciclo completo da vida (life-span), com ênfase para a plasticidade interindividual.

  • C.

    necessidade de compreender o desenvolvimento humano, tendo como referência o adulto, entendido como ponto de chegada no ciclo vital.

  • D.

    prioridade ao estudo das diferentes etapas evolutivas, buscando o entendimento da evolução psiconeurológica.

  • E. prioridade ao estudo das diferentes etapas evolutivas, buscando o entendimento da assimilação dos avanços tecnológicos pela criança.

Embora geralmente seja compreendido sob uma perspectiva global, o desenvolvimento humano, dependendo da teoria, é estudado com ênfase em um determinado aspecto.

Jean Piaget enfatiza o desenvolvimento:

  • A.

    ambiental.

  • B.

    hereditário.

  • C.

    psicossexual.

  • D.

    psicossocial.

  • E.

    intelectual.

A teoria do desenvolvimento humano de Piaget é dividida em períodos ou fases, sendo cada uma delas caracterizada por:

  • A.

    aquilo que já está sedimentado no comportamento de desenvolvimento proximal.

  • B.

    aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias.

  • C.

    aquisições novas e que pertencem a rigor à fase subsequente.

  • D.

    aquelas aprendizagens desenvolvidas nas fases anteriores.

  • E.

    reações afetivas, demonstrando a assimilação das condutas esperadas para a fase.

Sobre situações de abuso e maus tratos infantis, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A fragilidade das relações familiares torna a criança vulnerável tanto para a ocorrência de abuso ou maus tratos intrafamiliar como para a exposição a situações externas.

  • B.

    A fragilidade das relações familiares torna a criança vulnerável para a ocorrência de abuso ou maus tratos intrafamiliar, porém não influencia sua exposição à ocorrência de situações externas.

  • C.

    A fragilidade das relações familiares torna a criança vulnerável para a exposição a situações externas de ocorrência de abuso ou maus tratos, porém não tem implicações em sua vulnerabilidade a abusos ou maus tratos no contexto intrafamiliar.

  • D.

    A fragilidade das relações familiares torna a criança vulnerável à ocorrência de abuso ou maus tratos intrafamiliar ou para a exposição a situações externas apenas quando o vínculo entre pais e filhos não se estabeleceu adequadamente.

  • E.

    A fragilidade das relações familiares vulnerabiliza a criança tanto para a ocorrência de abuso ou maus tratos intrafamiliar como para a exposição a situações externas de abusos ou maus tratos unicamente se houver distúrbios na relação entre ela e as figuras parentais.

A personalidade é objeto de diversas concepções, elaboradas por diferentes autores na Psicologia.

Sobre essa questão, é correto afirmar:

  • A.

    Fatores culturais e biológicos, somados a aspectos inconscientes do psiquismo humano, são os formadores da personalidade, segundo a perspectiva de Erich Fromm.

  • B.

    Segundo Freud, as fases evolutivas do desenvolvimento têm pouca incidência e impacto nos primeiros seis anos de vida, ganhando destaque significativo após esse período.

  • C.

    O estilo de vida individual, tal qual concebido por Erikson, se constitui no caminho por meio do qual a pessoa tem possibilidade de voltar suas energias a propósitos construtivos.

  • D.

    Skinner concebeu estágios evolutivos de desenvolvimento do ego comportando cada qual um conflito a ser dirimido, para que a personalidade resulte em comportamentos adequados ao convívio social.

  • E.

    O conceito de “espaço vital” de Lewin abrange o conjuntos dos fatos determinantes do comportamento do indivíduo em um dado momento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...