Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto aos fatores internos e externos que influenciam o desenvolvimento humano, assinale a alternativa correta.
Fatores externos ou endógenos são os referentes ao ambiente, relações familiares e sociais e processos educativos.
Fatores internos ou exógenos são aqueles que envolvem características genéticas, neurobiológicas, afetivas e cognitivas.
Fatores externos ou endógenos são os referentes a elementos de ordem genética ou hereditária, relações familiares e sociais e processos educativos.
Fatores internos ou endógenos são aqueles relativos a características genéticas, neurobiológicas, afetivas e cognitivas.
Fatores internos ou exógenos são aqueles correspondentes a características genéticas sobre as quais incidiram fatores neurobiológicos, afetivos e cognitivos.
Considere o trecho a seguir, relativo ao campo da psicopatologia da criança e do adolescente:
São os sistemas de classificação mais utilizados na atualidade, não tanto porque são os mais capazes de descrever os transtornos psicopatológicos ( ), mas porque fornecem uma linguagem comum, sem a qual a comunicação e a aquisição de conhecimentos são quase impossíveis, sobretudo em uma escala internacional.
Dumas, 2011.
Os sistemas referidos são:
CID-7 e DSP-III
CID-10 e DSM-IV
DSM-III e APA-II
DSM-IV e CID-IV.
DSP-III e CID-10
Vários são os fatores que podem ser associados a mudanças comuns nas relações psicoterápicas. Mudanças estas que também provocam transformações. Como consequência do processo psicoterapêutico em geral, pode-se afirmar que ocorre mudança nas seguintes áreas, EXCETO:
Pessoa e vida do paciente.
Pessoa e vida do psicoterapeuta.
Sistemas de valores e crenças a sua volta.
Abordagem utilizada que é mais eficiente que outra.
Organização ou na comunidade da qual eles fazem parte.
Enumere os conceitos de psicoterapias apresentados de acordo com as suas definições.
Definições:
1. A exposição é a principal estratégia psicoterápica utilizada e sua principal contribuição para o tratamento dos transtornos mentais. O fenômeno da habituação, bem como a extinção, constituem a base teórica e empírica para explicar o desaparecimento dos sintomas.
2. Seu foco de atenção é a atividade mental consciente ou pré-consciente (pensamentos automáticos, crenças subjacentes e suas consequências: emoções, comportamentos ou reações físicas).
3. Alguns dos seus fatores terapêuticos são: altruísmo, catarse, comportamento imitativo, fatores existenciais, recapitulação corretiva, instalação da esperança, universalidade do problema.
4. A estratégia básica é mapear as principais áreas de dificuldade da vida do paciente e melhorá-las da maneira que for possível, em vez de tentar descobrir suas causas.
5. Usa método ou procedimento de investigação dos conteúdos mentais, especialmente os inconscientes (livre associação, análise dos sonhos, análise da transferência).
Conceitos:
( ) Psicoterapia de grupo.
( ) Psicanálise.
( ) Psicoterapia de apoio.
( ) Psicoterapia cognitiva.
( ) Psicoterapia comportamental.
A sequência está correta em
4, 5, 3, 1, 2
5 2, 1, 3, 4
3, 5, 4, 2, 1
2, 1, 5, 4, 3
1, 5, 4, 2, 3
Dentre as séries de transformações vividas pela criança no processo de apontar ilustrado e descrito na citação, pode-se afirmar que
os processos psicológicos, tal como aparecem nos animais, realmente permanecem existindo, são incorporados neste sistema de desenvolvimento humano.
uma operação sempre representa uma atividade interna; é expressa externamente e, assim, permanece no processo de desenvolvimento a partir dos domínios dos signos.
a transformação de um processo interpessoal num processo intrapessoal é o resultado de uma longa série de eventos ocorridos ao longo do desenvolvimento.
todas as funções no desenvolvimento da criança aparecem uma única vez, ou elas são do nível social e garantem as relações sociais ou elas são individuais.
o controle da natureza e o controle do comportamento deixam de estar ligados ao desenvolvimento, evidenciando um comportamento humano herdado.
A citação é um exemplo do processo de desenvolvimento estudado por Vygotsky e descreve o que ele chama de
função instrumental, necessária à produção da lembrança.
internalização, que é a reconstrução interna de uma operação externa.
atenção, que é meio de auxiliar na resolução de um dado problema.
memorização, que é a representação do estímulo posteriormente.
percepção, que se desenvolve como continuidade direta e aperfeiçoada.
Alguns conceitos são sustentadores da teoria Behaviorista. Enumere os conceitos apresentados de acordo com as definições.
Definições:
1. É o que usualmente chamamos de não voluntário e inclui as respostas que são eliciadas (ou produzidas) por estímulos antecedentes do ambiente.
2. Inclui todos os movimentos de um organismo, dos quais se pode dizer que, em algum momento, têm efeito sobre ou fazem o mundo ao redor.
3. É um procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforçada. Como consequência, a resposta diminuirá e até mesmo poderá deixar de ser emitida.
4. Procedimento que envolve a consequência de uma resposta quando há a apresentação de um estímulo aversivo ou a remoção de um reforçador positivo presente.
5. Um estímulo adquire controle sobre uma resposta devido ao reforço na presença de um estímulo similar, mas diferente. Frequentemente, depende de elementos comuns a dois ou mais estímulos.
Conceitos:
( ) Extinção.
( ) Generalização.
( ) Punição.
( ) Comportamento operante.
( ) Comportamento respondente.
A sequência está correta em
5, 4, 2, 1, 3
1, 2, 3, 5, 4
4, 3, 5, 1, 2
2, 1, 3, 4, 5
3, 5, 4, 2, 1
No que se refere ao desenvolvimento da socialização infantil, Piaget afirma que as crianças falam, mas não podemos saber se escutam. Acontece que vários se dedicam ao mesmo trabalho, mas não sabemos se realmente existe ajuda mútua. Observando os maiores, em seguida, fica-se surpreendido por um duplo progresso: concentração individual, quando o sujeito trabalha sozinho, e colaboração efetiva quando há vida comum. É visível com a citação a percepção do progresso na socialização da criança. Do ponto de vista das relações interindividuais, a criança depois dos sete anos, torna-se capaz de cooperar, porque
não confunde mais seu próprio ponto de vista com o dos outros, dissociando-os mesmo para coordená-los.
ainda não se tornou capaz de uma certa reflexão que resultaria em conseguir suas ações.
as explicações mútuas se desenvolvem no plano somente da ação material e não do pensamento.
a linguagem egocêntrica permanece orientando totalmente suas ações.
os propósitos espontâneos testemunham a desconexão entre ideias e justificativa lógica.
A que conceito Piaget se refere nesta citação?
Moralidade.
Afetividade.
Racionalidade.
Personalidade.
Intelectualidade.
A qual pensamento utilizado pela criança o autor se refere?
Formal.
Afetivo.
Dedutivo.
Primitivo.
Pré-operatório.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...