Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à redução de danos, tratamento e prevenção da dependência química, julgue os itens que se seguem.
A distribuição de preservativos e a divulgação de informações sobre os riscos de contaminação pelo compartilhamento de seringas constituem alternativas de redução dos prejuízos associados ao consumo de drogas.
Julgue os itens a seguir acerca de iniciativas e procedimentos de um serviço de saúde e dos aspectos relacionados à doença e ao adoecimento.
A oferta de um serviço de assistência em grupo para tratamento do tabagismo é uma iniciativa de cuidados terciários que pode prevenir a ocorrência de câncer e doenças pulmonares.
Julgue os itens a seguir acerca de iniciativas e procedimentos de um serviço de saúde e dos aspectos relacionados à doença e ao adoecimento.
Embora as estratégias de enfrentamento a doenças sejam específicas para cada indivíduo, as pessoas reagem da mesma maneira diante de qualquer processo de adoecimento.
Julgue os itens a seguir acerca de iniciativas e procedimentos de um serviço de saúde e dos aspectos relacionados à doença e ao adoecimento.
Evidências clínicas apontam para a hipótese de que o estresse esteja associado ao funcionamento endócrino e imunológico e esteja relacionado, com frequência, ao processo de adoecimento.
Julgue os itens a seguir acerca de iniciativas e procedimentos de um serviço de saúde e dos aspectos relacionados à doença e ao adoecimento.
Fatores psicológicos agudos e crônicos são associados ao maior risco de doenças cardíacas e às manifestações agudas da doença, como o infarto do miocárdio.
Um funcionário público, de cinquenta e quatro anos de idade, procurou o serviço de saúde do órgão em que trabalhava por apresentar um quadro álgico importante, que o incomodava havia aproximadamente um ano. Realizados os exames, foi diagnosticada uma condição crônica que explicava os sintomas álgicos e indicada cirurgia que poderia minorar, mas não curar a dor, e atrasar a evolução da doença. O paciente entrou em processo de ansiedade, e a intensidade da dor aumentou. O médico responsável decidiu afastar o servidor do trabalho por trinta dias, em licença médica, e o encaminhou para o serviço de psicologia, solicitando intervenção complementar no tratamento da dor e auxílio psicológico para favorecer a decisão do paciente de se submeter ou não ao ato cirúrgico.
Considerando a situação hipotética acima apresentada, julgue os itens subsequentes com relação aos aspectos éticos e técnicos para assistência cognitivo-comportamental ao paciente em questão.
No caso em exame, a interdisciplinaridade seria especialmente benéfica ao paciente, porque ele contaria com a assistência do psicólogo, do médico responsável e de outros profissionais de saúde que poderiam discutir o caso em conjunto, oferecendo-lhe assistência integral.
Jeniffer, casada havia cinco anos com Mário, deu à luz, havia duas semanas, a Amanda, a segunda filha do casal, que já tinha um filho. Devido a complicações na gestação, a bebê nasceu prematura, com 26 semanas e, imediatamente após o parto, foi internada na UTI neonatal do hospital.
Com base no caso acima, julgue os próximos itens, relativos às intervenções do psicólogo no contexto hospitalar.
O apoio e a escuta do psicólogo a toda família (Jeniffer, Mário e filho mais velho do casal) poderão viabilizar a criação de pontos de referências e a ressignificação e elaboração desse contexto de internação por essa família.
No que diz respeito ao processo de adoecimento e ao enfrentamento da doença, julgue os itens a seguir.
Os pacientes na terceira idade, assim como os em estágio terminal, podem suscitar nos membros da equipe de saúde que os assiste sentimentos de angústia relacionados à morte.
Desde a identificação do vírus da AIDS, muitas questões foram colocadas para os profissionais de saúde. A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.
A mulher, muitas vezes, toma conhecimento de sua soro-positividade com os testes realizados durante a gravidez.
A questão de dar um tempo para a mulher se recompor x contar ao parceiro de imediato provoca discussões entre os membros da equipe multiprofissional.
A juvenilização da AIDS diz respeito ao aumento da epidemia entre os jovens no mundo inteiro.
As crianças soropositivas, apesar dos cuidados recebidos, não apresentam uma taxa importante de sobreviventes, o que dificulta a construção de laços pelos cuidadores.
As oficinas propostas para discussão de temas de sexualidade em projetos com jovens, assumem, muitas vezes, um caráter moralizante e pedagógico.
No contexto da saúde mental, uma estratégia assumida pelo Ministério da Saúde desde 1994, internacionalmente reconhecida como alternativa pragmática e eficaz no campo da prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS, vem sendo utilizada também no campo do tratamento para o usuário de álcool e outras drogas, busca resgatar o usuário em seu papel autorregulador, sem a exigência imediata e automática da abstinência, e incentivando-o à mobilização social.Essa estratégia vem permitindo que as práticas de saúde acolham, sem julgamento, as demandas de cada situação, de cada usuário, ofertando o que é possível e o que é necessário, sempre estimulando a sua participação e seu engajamento, reconhecendo cada usuário em suas singularidades, traçando estratégias voltadas para a defesa da vida, e aumentando o grau de liberdade e de corresponsabilidade daquele que está se tratando. Tal estratégia trata-se do (a):
Redução de danos.
Internação compulsória.
Psicodiagnóstico.
Serviços residenciais terapêuticos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...