Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao atuar em psicologia institucional, o psicólogo insere-se em equipes multiprofissionais e intervém em equipes de trabalho para promover a saúde mental de seus membros. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
A falta de identificação com o trabalho e a de reconhecimento pelos colegas podem fomentar a competição e provocar conflitos entre os profissionais que integram equipes de saúde.
Julgue os itens subsecutivos acerca da assistência psicológica e do processo de adoecimento.
Quando um cônjuge adoece cronicamente e torna-se dependente dos cuidados do outro, é comum que o casal desenvolva maior união e perceba a relação conjugal como mais plena e satisfatória.
Julgue os itens subsecutivos acerca da assistência psicológica e do processo de adoecimento.
O impacto de uma doença crônica na vida do doente é maior quando a doença é mais grave do que quando implica limitações, demanda de tempo para tratamento e mudanças múltiplas na rotina diária.
Julgue os itens subsecutivos acerca da assistência psicológica e do processo de adoecimento.
Quando uma criança é hospitalizada, sua experiência pode ser mais positiva ao tratamento e a seu processo desenvolvimental se ela puder expressar suas emoções e medos, manipular brinquedos imitativos ou objetos utilizados nos diferentes procedimentos, desde que esteja sob supervisão psicológica.
Julgue os itens subsecutivos acerca da assistência psicológica e do processo de adoecimento.
A intervenção psicológica em paciente cardíaco enfartado e em sua família, durante a hospitalização e nos meses seguintes, favorece o controle da ansiedade e da depressão, que costumam se tornar permanentes no histórico clínico desses doentes e familiares.
Julgue os próximos itens, acerca de psicologia da saúde e comportamentos de saúde.
Um paciente diagnosticado como portador de HIV que começa a ingerir bebidas alcoólicas em excesso e manter relações sexuais mais frequentemente e sem proteção demonstra um estilo de enfrentamento proativo, centrado no problema.
José e Maria são casados há 12 anos. José é alcoolista e seu consumo de álcool aumentou e diminuiu ao longo dos anos de casado, sem nunca ocorrer um período de abstinência maior que dois meses, quando ele ingressava em um programa de Alcoólicos Anônimos. Maria, desgastada com o sofrimento decorrente da situação já pediu a separação, mas José não aceitou e propôs a realização de psicoterapia de casal, prometendo, também, deixar de beber. Maria aceitou o pedido, alertando que seria a última tentativa. Os dois, então, iniciaram a psicoterapia comportamental de casais.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens de 56 a 61.
O casal deve ser esclarecido de que fatores genéticos aumentam a vulnerabilidade individual à dependência química e que, por essa razão, as substâncias psicoativas afetam de modo diferenciado o cérebro e o comportamento dos indivíduos.
Acerca do impacto da doença sobre o paciente e sua família, assinale a opção correta.
Grupos de suporte para doentes crônicos e suas famílias costumam não evoluir devido à desistência dos participantes, pois a doença é de longa duração e demanda muito tempo do doente e do familiar.
Portadores de doenças crônicas desenvolvem mais confiança nos procedimentos médico-hospitalares do que pacientes com doenças agudas.
Doenças gastrointestinais estão entre aquelas com maior impacto na vida do paciente, se comparadas a outras doenças crônicas.
Doenças agudas têm menor impacto na vida de pacientes e de suas famílias do que as doenças crônicas, porque têm curta duração e são curáveis.
A doença crônica, qualquer que seja, tem um impacto maior na vida do paciente do que a dor crônica.
Assinale a opção que está relacionada à adesão ao tratamento, por parte do paciente adulto.
demora na marcação de consultas
nível educacional
rede de apoio social
gravidade da doença do ponto de vista médico
características de personalidade
Assinale a opção correta a respeito das doenças crônicas, sua evolução e implicações.
A adesão ao tratamento médico é sempre alta entre portadores de doenças crônicas, pois sem adesão, o óbito costuma ser iminente.
Depois de instalada a doença crônica, mudanças nos hábitos de vida do paciente acometido não modificam a evolução da doença.
Doenças crônicas podem ser afetadas por variáveis psicológicas e sociais tanto no surgimento quanto na evolução do quadro clínico.
O portador de uma doença crônica tem sua qualidade de vida comprometida, em função da doença, desde o surgimento dessa condição, até o óbito.
A doença crônica implica, também, a ocorrência da dor crônica, que pode variar de intensidade em diferentes momentos da evolução da doença.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...