Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação a grupos e equipes de trabalho, julgue os itens a seguir.
As identidades e percepções do papel social desejado podem ser reveladas em situações em que a pessoa é posta diante de diferentes expectativas sobre os papéis que ela desempenha.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação a grupos e equipes de trabalho, julgue os itens a seguir.
A quebra de sinergia e das responsabilidades compartilhadas em uma equipe de trabalho pode ocasionar retrocesso para o grupo.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os próximos itens, relativos à saúde do trabalhador nas organizações.
A mobilização e o engajamento de uma pessoa no trabalho, realizados com a finalidade de transformar as situações causadoras de sofrimento, consistem em uma estratégia denominada de ideologia defensiva para a busca da saúde.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os próximos itens, relativos à saúde do trabalhador nas organizações.
A valorização do esforço empreendido na realização do trabalho, bem como do sofrimento advindo desse processo, contribui para que as pessoas vivenciem o prazer e a autorrealização nas organizações.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito da negociação no contexto organizacional, julgue os itens que se seguem.
Um exemplo de tática coercitiva de negociação e solução de conflitos é a obtenção de sucesso por ataques pessoais e intimidações.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito da negociação no contexto organizacional, julgue os itens que se seguem.
O erro de projeção ocorre quando, em uma negociação, uma pessoa considera mais favoravelmente as pessoas com as quais ela se assemelha.
Considere as duas situações abaixo.
I. Um supervisor que busca afirmar-se violentamente como um chefe competente pode estar ocultando, de todos, uma dificuldade significativa em termos de liderança. II. O indivíduo que passa seu tempo de trabalho procurando planejar e organizar, impondo cegamente seu planejamento, pode estar sentindo-se seriamente comprometido quanto à sua real capacidade de planejamento, pois provavelmente já tenha falhado em relação a esse aspecto. Toda reação violenta, em geral, esconde um mecanismo de defesa do tipocompensação.
sublimação.
sublimação.
formação de reação.
esquiva.
Nos anos 90, questionou-se a mensuração do desenvolvimento a partir do CHA (conhecimento, habilidades e atitudes), e os modernos sistemas de gestão do desenvolvimento baseados em competências, passaram a utilizar, como referência, uma escala que traduz
o nível de inteligência emocional aplicado no trabalho.
o desempenho do profissional frente ao dos colegas de mesma função.
a singularidade de cada indivíduo na organização.
a complexidade das entregas esperadas pela empresa.
a rapidez com que um profissional atinge os objetivos propostos.
A cultura organizacional apresenta seis características principais: regularidades nos comportamentos observados, normas, valores dominantes, filosofia, regras e clima organizacional. As regularidades nos comportamentos observados, referem-se às interações entre os participantes caracterizadas por uma linguagem comum, terminologias próprias e
sentimento e estímulo transmitido pelo ambiente físico.
princípios e valores da organização.
rituais relacionados com condutas e deferências.
regras que os novos participantes devem aprender e aplicar.
processos e sistemas de trabalho.
Pessoas que possuem forte necessidade de realização desejam estabelecer objetivos de dificuldade moderada, mas que sejam atingíveis; gostam de solucionar problemas, em vez de deixar os resultados para o acaso; preferem situações nas quais recebam contrapartidas regulares e concretas em relação a seu desempenho; pensam positivamente e
valorizam o apoio psicológico de seus superiores.
valorizam o apoio psicológico de seus pares.
assumem uma forte responsabilidade pessoal por seu trabalho.
consideram que pacotes de benefícios diferenciados devam ser praticados pelas empresas.
preferem ser reconhecidas como formadores de opiniões.
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