Questões de Psicologia do ano 2013

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito do comportamento humano no ambiente de trabalho, julgue os itens subsequentes.

A situação de crise no trabalho desperta no indivíduo estados alterados de consciência, à medida que o trabalhador se defende das ameaças do ambiente externo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos à função das normas e das formas organizativas para a integração grupal.

No ambiente de trabalho, a desestruturação do coletivo e da cooperação evidencia um sistema organizativo perverso.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a relações humanas para psicologia institucional, julgue os itens seguintes.

A liderança constitui fator mobilizador de sofrimento nos casos em que seu exercício bloqueia a participação dos subordinados nas decisões e dificulta a integração grupal.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a relações humanas para psicologia institucional, julgue os itens seguintes.

O narcisismo secundário, por representar uma dificuldade de abandono da onipotência e resultar em um estilo de liderança autoritário, dificulta as relações humanas em equipes multiprofissionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao atuar em psicologia institucional, o psicólogo insere-se em equipes multiprofissionais e intervém em equipes de trabalho para promover a saúde mental de seus membros. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A prática de assédio moral em equipes multiprofissionais constitui estratégia para o fortalecimento do coletivo e da cooperação.

  • C. Certo
  • E. Errado

O líder tem um papel importante no desenvolvimento de equipes de trabalho. Existem cinco fases observáveis no desenvolvimento de equipes de trabalho: 1) Formação; 2) Confusão/Conflito; 3) Normatização; 4) Desempenho; 5) Desintegração. As tarefas dos líderes são distintas em cada uma destas fases.

Uma equipe de engenheiros de sistema da Empresa X foi formada para cumprir a tarefa de criar um software para a empresa. No final desse processo de trabalho, a equipe chega à fase de desintegração.

Nessa fase, o líder dessa equipe tem como uma de suas tarefas:

  • A.

    resolver questões suscitadas pela dinâmica do poder e da autoridade.

  • B.

    estabelecer um processo de transição, tratando a fase em que a equipe se encontra como um processo natural.

  • C.

    estimular os membros da equipe a trabalharem de forma cooperativa.

  • D.

    adaptar o papel da liderança com o objetivo de dar mais independência à equipe na realização do trabalho.

  • E.

    monitorar o progresso do trabalho, atualizando os métodos e procedimentos de trabalho coletivo.

O conceito de feedback migrou da eletrônica e ganhou sua importância nos estudos das relações interpessoais. Ele se coloca como uma ferramenta no desenvolvimento das competências interpessoais, ajudando nas mudanças comportamentais. Para o feedback ser uma ferramenta útil, deve ser usado de forma específica.

A partir dessa ideia, considere as situações de feedback relatadas abaixo.

Situação A: No meio de uma tarefa realizada em grupo, José diz a André: “Você é um péssimo chefe, pois é egocêntrico e grosseiro”.

Situação B: Josefina afirmou à sua colega de trabalho: “Novamente, você impôs sua opinião sem aceitar as críticas dos outros membros do grupo”.

Analisando essas situações, conclui-se pela possibilidade de ser útil o feedback da(s)

  • A.

    situações A e B, pois descreveram o comportamento dos sujeitos avaliados.

  • B. situações A e B, pois foram compatíveis com as necessidades de todos os envolvidos.
  • C.

    situações A e B, pois foram descritivas, gerais e dirigidas.

  • D.

    situação A, pois foi muito específica.

  • E.

    situação B, pois foi dirigida e específica.

As organizações que aprendem, devido à sua forma, pressupõem um estilo específico de liderança. Os líderes das organizações que aprendem

  • A.

    constroem uma missão oficial da organização para que seus liderados a sigam.

  • B.

    apostam na correção de erros mediante rotinas preestabelecidas pela organização e pelo reforço positivo.

  • C.

    apostam no aprendizado de círculo simples e na ideia de que os liderados devam realizar as tarefas prescritas pela organização.

  • D.

    incentivam o questionamento de padrões mentais vigentes.

  • E.

    são carismáticos e trabalham no nível dos eventos e da reatividade.

Uma organização sofre uma série de processos de pedidos de indenização por discriminação racial praticada por seus funcionários. A gerência avalia e, internamente, reconhece a incidência de uma atitude discriminatória e preconceituosa por parte de seus funcionários e está determinada a mudar tal atitude.

Qual a forma mais eficiente para a mudança de tais atitudes, considerando a necessidade imediata de evitar novos incidentes?

  • A.

    Modificando os valores subjacentes às atitudes a partir de programas de treinamento e intervenções na cultura organizacional.

  • B.

    Utilizando técnicas de modificação cognitiva, como o questionamento socrático das crenças dos envolvidos nos incidentes em questão.

  • C.

    Estabelecendo punições severas, públicas e retroativas para os envolvidos nos incidentes que geraram as indenizações.

  • D.

    Controlando o comportamento correspondente à atitude em questão, de preferência utilizando motivadores intrínsecos.

  • E.

    Gerando dissonância cognitiva nos envolvidos, a partir da confrontação de seus comportamentos com suas atitudes.

Em relação à formação de equipes interfuncionais nas organizações de alto desempenho, observam-se quatro etapas de transição de uma equipe: equipe inicial, equipe de transição, equipe experiente e equipe madura. Cada uma dessas etapas corresponde a uma relação específica da liderança com a sua equipe.

Na equipe de transição, o

  • A.

    líder não tem mais controle sobre o trabalho do grupo, cabendo a ele a coordenação e a coleta de dados sobre a produtividade para proporcionar o feedback de desempenho.

  • B.

    papel da liderança é ativo, pois o líder deve supervisionar o trabalho da equipe todos os dias do processo a ser realizado.

  • C.

    papel da liderança desaparece, fazendo com que a equipe assuma todas as responsabilidades do trabalho a ser feito.

  • D.

    papel da liderança é delegado a alguns membros da equipe, sendo que o líder ainda está disponível para ensinar técnicas de resolução de problemas e para ajudar a equipe a moldar propósitos, metas e abordagens comuns.

  • E.

    papel da liderança se modifica, pois o líder deixa de supervisionar a equipe para gerenciá-la, coordenando habilidades e atividades individuais e passando a assumir cada vez mais a tarefa de captação de recursos para a equipe e a administração de relacionamentos com grupos externos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...