Questões de Psicologia do ano 2013

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Assinale a opção correta com relação a conflitos grupais e cultura organizacional.

  • A.

    Cultura organizacional é fundamental para a psicologia dos grupos e para a resolução dos problemas vinculados aos processos organizacionais interdependentes.

  • B.

    Os conflitos grupais geralmente ocorrem porque a cultura organizacional é um conjunto de significados compartilhados e envolve, necessariamente, um jogo de poderes implícitos.

  • C.

    Os grupos constroem sua identidade com base nos padrões da cultura, evitando, assim, os conflitos intergrupais.

  • D.

    Por serem influenciadas pela cultura organizaconal, as equipes de alto desempenho geram mais conflitos.

  • E.

    Os conflitos grupais sempre refletem sintomas dos modos perversos de produção que a cultura organizacional pode reproduzir.

Julgue os itens subsequentes, relativos à função das normas e das formas organizativas para a integração grupal.

O atendimento em grupo deve ser realizado de acordo com o contrato estabelecido entre o profissional e os pacientes, observadas as normas de convivência favoráveis à integração do grupo, como, por exemplo, o sigilo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A violência moral no trabalho é um fenômeno internacional de acordo com levantamento da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Tanto a OIT quanto a Organização Mundial da Saúde consideram tenebrosas as perspectivas para as duas próximas décadas, que serão as décadas do “mal-estar na globalização” em que predominam danos psíquicos relacionados às novas políticas de gestão na organização de trabalho, vinculadas às políticas neoliberais.

De acordo com as análises críticas da clínica do trabalho, o neoliberalismo favorece o assédio moral, dentre outras causas, porque

  • A.

    denuncia a improdutividade, a ausência de investimento pessoal no trabalho e a falta de engajamento moral de alguns trabalhadores, favorecendo atitudes violentas em relação a eles.

  • B.

    promove o individualismo, a hipercompetitividade e o consequente isolamento do trabalhador, que perdura solitário diante do assediador, cuja atitude ainda é justificada pela exigência de excelência e qualidade.

  • C.

    favorece o surgimento de organizações coletivas de trabalhadores que acabam por reconhecer e questionar a impotência inevitável do trabalhador diante do trabalho, o que gera as respostas agressivas das gerências.

  • D.

    favorece a judicialização do comportamento moral, que tem por efeito colateral legitimar todo comportamento que não esteja interditado pela lei jurídica, dificultando que comportamentos imorais sejam percebidos como inaceitáveis.

  • E.

    favorece que se reconheça um quadro que até o momento não havia sido tematizado ou questionado, pois o discurso da qualidade total perpassa tanto as condições materiais quanto psicológicas e sociais.

Acerca de gestão do conhecimento e da gestão por competências, julgue os itens que se seguem.

A gestão do conhecimento fundamenta-se na técnica da espiral do conhecimento como ferramenta para identificar, tratar e compartilhar conhecimentos, habilidades, tecnologias e repertórios relevantes em toda a organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de gestão do conhecimento e da gestão por competências, julgue os itens que se seguem.

Os espaços de interação mostram os fluxos de conhecimentos e habilidades organizacionais, evidenciando os principais pontos de controle e registro de conteúdos relevantes para a organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a condições organizacionais e promoção de saúde no trabalho, julgue os itens subsequentes.

Organizações que têm características como centralização, formalização e política de tomada de decisão minimizam a pressão emocional no trabalho, gerando bem-estar para os trabalhadores.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a condições organizacionais e promoção de saúde no trabalho, julgue os itens subsequentes.

Características pessoais como o locus de controle e a afetividade pouco contribuem para a percepção de estresse no trabalho, pois as atividades de uma pessoa e os procedimentos necessários para executá-las apresentam exigências que vão além das características da personalidade da pessoa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de competência interpessoal, gerenciamento de conflitos, clima e cultura organizacionais, julgue os itens seguintes.

A capacidade que uma organização tem de mudar rapidamente seus valores em virtude de orientações claras da gestão do topo demonstra o caráter dinâmico de sua cultura organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de competência interpessoal, gerenciamento de conflitos, clima e cultura organizacionais, julgue os itens seguintes.

Todo estilo de gerenciamento de conflitos apresenta vantagens e desvantagens; de forma que a escolha, pelos gestores, do estilo a ser adotado depende, entre outros fatores, da situação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de competência interpessoal, gerenciamento de conflitos, clima e cultura organizacionais, julgue os itens seguintes.

Quando, em uma organização, o gestor organizacional procura satisfazer os interesses das duas partes em conflito, ele está adotando o denominado estilo acomodação do gerenciamento de conflito.

  • C. Certo
  • E. Errado
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