Questões de Psicologia do ano 2013

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quando se fala de modelos organizacionais, entre os mais comuns está aquele que combina duas formas de departamentalização: a funcional e a por produto. Como ponto forte em determinado modelo, está a possibilidade de agrupar especialistas, o que minimiza o número necessário deles e tem como ponto fraco a dificuldade de coordenar as tarefas desses especialistas dentro dos prazos e orçamentos. O enunciado se refere à estrutura

  • A. simples
  • B. de equipe
  • C. matricial
  • D. burocrática

O Triângulo Letal de Schneiderman é composto por fatores predisponentes para o suicídio, entre os quais se verificam:

  • A. ódio de si mesmo, necessidade de barganha com outrem, ganhos secundários potenciais do ato de suicídio.
  • B. ódio de si mesmo, estado de extrema agitação, limitação das forças intelectuais ou percepção estreitada do problema.
  • C. rebaixamento cognitivo, narcisismo primário, estado de extrema agitação.
  • D. identificação com objetos perdidos, incapacidade de suportar frustrações, reveses existenciais reiterados.

A Síndrome de Burnout tem como diferencial diagnóstico:

  • A. alterações psicofisiológicas em situações de irritação, medo ou de imensa felicidade.
  • B. reações típicas da fase do alarme/alerta, fase de resistência, fase de exaustão.
  • C. exaustão emocional, despersonalização, reduzida satisfação pessoal no trabalho.
  • D. exposição a um evento traumático que a pessoa vivenciou, testemunhou ou foi confrontada.

Programas educativos de saúde mental para enfrentar o problema do abuso de álcool e drogas; desenvolvimento e utilização de sistemas de apoio social; programas de orientação antecipatória para assistir a pessoa na preparação em situações estressantes inesperadas; intervenção na crise. Essas ações são exemplos de intervenção em saúde mental na atenção

  • A. terciária
  • B. secundária
  • C. quaternária
  • D. primária

Em relação aos processos saúde/doença verifica-se que

  • A. a teoria humoral de Hipócrates foi a primeira teoria racional da doença, segundo a qual a saúde do corpo e da mente resultava do equilíbrio entre quatro fluidos corporais chamados de humores.
  • B. a visão de saúde baseada no modelo biopsicossocial pressupõe que a doença seja somente resultado de um vírus, bactéria ou algum elemento patogênico que invade o corpo.
  • C. após o Renascentismo acreditou-se que a doença resultaria de forças místicas e espíritos malignos que invadem o corpo.
  • D. na Idade Média a dissecação de cadáveres contribuiu para que nesse período a medicina pudesse avançar com os conhecimentos referentes à anatomofisiologia do corpo humano.

O pressuposto filosófico de René Descartes preconiza que

  • A. a doença tem multidimensionalidade de fatores inter-relacionados – biológicos, psicológicos, sociais, culturais e espirituais.
  • B. o trabalho em equipe interdisciplinar deve ser valorizado em função dos aspectos biopsicossociais inerentes ao adoecer.
  • C. mente e corpo são processos autônomos, portanto as doenças físicas independem dos processos mentais.
  • D. os aspectos psicológicos devem ser analisados como causas e/ou consequências das doenças físicas.

Sobre o desenvolvimento intelectual e aprendizagem, Piaget esquematizou:

A sequência está correta em

  • A. 3, 2, 5, 1, 4
  • B. 1, 3, 4, 5, 2
  • C. 2, 4, 1, 3, 5
  • D. 4, 5, 3, 2, 1
  • E. 5, 1, 2, 4, 3

Sobre grupos, Aroldo Rodrigues afirma que “o importante, pois, não é porque o grupo exerce atração sobre seus membros, mas, sim, que, uma vez presente, a coesão num grupo, o comportamento de seus membros assume peculiaridades próprias, decorrentes da coesão existente”. Conclui-se que, quanto maior a coesão do grupo, maior será, EXCETO:

  • A. Sua produtividade.
  • B. Satisfação experimentada por seus membros.
  • C. Quantidade de comunicação entre os membros.
  • D. Distorção da realidade desejada por seus membros.
  • E. Quantidade de influência exercida pelo grupo em seus membros.

“Um bebê possui o esquema de sucção; e não só o seio, ou o bico da mamadeira, mas qualquer objeto ou brinquedo é levado à boca. Não há modificação no esquema (sucção), mas todos os objetos servem para exercitá-lo. No entanto, quando a criança passa a receber alimento com a colher, observa-se que, inicialmente, o bebê tenta usar o esquema de sucção que aplicava à mamadeira. Como este não serve, o bebê modifica seu esquema, seus movimentos bucais, para se adaptar à alimentação com a colher.”

(Biaggio, 2007, p. 61.)

Relacionada à teoria piagetiana, a citação anterior se refere à

  • A. função.
  • B. elaboração.
  • C. assimilação.
  • D. formulação.
  • E. acomodação.

“No início, o treinador reforça positivamente um ato que o organismo é capaz de desempenhar, mas é apenas vagamente semelhante à resposta desejada. À medida que esse comportamento é fortalecido, o professor torna-se mais seletivo. Ele reforça a ação que mais se assemelha ao objetivo. Quando esta conduta está bem estabelecida, o treinador torna-se ainda mais exigente. O processo prossegue desta forma até que o objetivo seja atingido.” Na teoria S – R, a citação anterior se refere a

  • A. punição.
  • B. extinção.
  • C. modelagem.
  • D. consequência.
  • E. expontaneismo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...