Questões de Psicologia do ano 2013

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito das diversas abordagens teóricas em psicologia, julgue os próximos itens.

De acordo com a Gestalt, há uma diferenciação significativa entre o ambiente geográfico e o ambiente comportamental.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das diversas abordagens teóricas em psicologia, julgue os próximos itens.

Os teóricos comportamentais rejeitavam a existência da consciência e da introspecção, acreditando que a medição e a predição eram formas objetivas e coerentes para o estudo de fenômenos psicológicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do conhecimento humano como ferramenta fundamental para a compreensão do comportamento, julgue os itens subsequentes.

A maior contribuição de Piaget foi a análise de como o conhecimento humano se desenvolve para além de suas origens biológicas herdadas, por meio de um processo de autorregulação baseado na resposta (feedback) do ambiente, que leva a uma reestruturação interna.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do conhecimento humano como ferramenta fundamental para a compreensão do comportamento, julgue os itens subsequentes.

O racionalismo é uma doutrina fundamentada no pensamento e na razão como principais fontes do conhecimento humano. De acordo com essa doutrina, um conhecimento somente é considerado racional se realmente for necessário e tiver validade universal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às novas contribuições para o estudo do desenvolvimento humano, assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    As pessoas não podem ser estudadas sem que se leve em conta o meio ambiente, de acordo com os contextualistas.

  • B.

    O principal representante da corrente sócio-cultural é Yuri Brofenbrener.

  • C.

    A perspectiva etológica preocupa-se com as bases biológicas e evolutivas do comportamento.

  • D.

    A estampagem é um conceito que diz respeito à predisposição para aprendizagem.

  • E.

    A pesquisa etológica valoriza a observação naturalista, que pode ser combinada com outros métodos.

No diagnóstico de crianças com diferentes problemas de aprendizagem, os manuais sugerem a utilização de instrumentos de avaliação. Entre outros instrumentos, o WISC III tem sido bastante utilizado. A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    O WISC não deve ser utilizado no caso de avaliação neuro-psicológica.

  • B.

    A maioria das escalas do WISC são de execução verbal.

  • C.

    As dificuldades de aplicação do WISC podem ser contornadas pela aplicação coletiva das escalas.

  • D.

    O resultado final do WISC é proporcionado pelos Quocientes de Inteligência Verbal (QIV) e de Execução (QIE);

  • E.

    As formas reduzidas de aplicação, para obtenção de resultados em forma estimada, estão baseadas no uso de um menor número de subtestes.

“Visitando uma creche, para avaliar o que seria oferecido a seu filho de 2 anos, uma mãe foi convidada a observar o almoço das crianças da turma onde seu filho seria alocado. Para ajudar a esperar o almoço, cada criança recebeu um brinquedo: uma bola para os meninos e uma bonequinha para as meninas. Em certo momento, duas crianças quiseram trocar entre si os brinquedos: a menina queria a bola e o menino a boneca. A atendente não permitiu a troca, dizendo: “menino não brinca com boneca”.

O comportamento da atendente é explicado como

  • A.

    identidade de gênero.

  • B.

    tipificação sexual.

  • C.

    papéis sexuais.

  • D.

    estereótipos sexuais.

  • E.

    naturalização dos comportamentos sexuais.

Freud aborda a motivação de forma dinâmica, pressupondo forças internas que

  • A.

    são impulsionadas por comportamentos regredidos e devem ser controladas.

  • B.

    atraem os indivíduos e geram escolhas racionais.

  • C.

    são fonte de condutas antissociais e levam a comportamentos inadequados.

  • D.

    motivam o comportamento humano e são representadas pelos instintos.

  • E.

    estimulam comportamentos positivos e são representadas pelo superego.

A teoria freudiana propõe que o ego é originalmente criado pelo id na tentativa de enfrentar a necessidade de reduzir a tensão e aumentar o prazer, mas para fazer isto, o ego, por sua vez, tem de controlar ou regular os impulsos do id de modo que o indivíduo possa buscar soluções

  • A.

    mais rápidas e menos fantasistas.

  • B.

    mais imediatas e menos realistas.

  • C.

    menos rápidas e mais fantasistas.

  • D.

    menos imediatas e mais realistas.

  • E.

    nem realistas e nem demoradas.

De acordo com a teoria freudiana, é possível pensar a estruturação psíquica do sujeito como decorrente do comportamento tomado pelo indivíduo frente à ameaça de castração, que cursa com neurose, psicose e perversão. Portanto, frente à ameaça de castração, o indivíduo apresenta como resposta, respectivamente,

  • A.

    rejeição, denegação, recalque.

  • B.

    recusa, rejeição e negação.

  • C.

    negação, introjeção e rejeição.

  • D.

    recalque, negação e projeção.

  • E.

    recalque, rejeição e recusa.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...