Questões de Psicologia do ano 2014

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Na aplicação do Método de Rorschach, se por acaso, na fase de associação, o examinando não der resposta alguma a uma determinada prancha ou a mais de uma, devese

  • A. sugerir três respostas, para que o examinando escolha aquela que lhe convier.
  • B. estimular o examinando para que diga o que vê.
  • C. perguntar ao examinando se ele se sentiria melhor se a aplicação, do teste, fosse interrompida.
  • D. passar para a seguinte, sem insistir.
  • E. passar para a fase de inquérito, visando assim atestar a dificuldade encontrada pelo examinando.

A vinculação dos resultados da avaliação de desempenho a incentivos de curto prazo, tais como, remuneração flexível ou sistemas de incentivo, representa a tendência para relacioná-la com a noção de

  • A. competência.
  • B. expectância.
  • C. autoavaliação.
  • D. habilidades.
  • E. integração.

As provas aplicadas em processos de seleção que constam de testes de alternativas simples ou de múltipla escolha são classificadas como provas

  • A. simples.
  • B. diretivas.
  • C. objetivas.
  • D. de baixa complexidade.
  • E. mistas.

A entrevista de seleção é diferente da entrevista de triagem feita no estágio final

  • A. da identificação do perfil psicológico.
  • B. do recrutamento.
  • C. da análise dos requisitos da função.
  • D. da admissão.
  • E. do processo de socialização.

Uma das formas de compreender o processo de avaliação de desempenho de uma pessoa baseia-se na análise de perspectivas, que interagem entre si, a saber: desenvolvimento, esforço e

  • A. aptidão.
  • B. administração.
  • C. aplicação.
  • D. experiência.
  • E. comportamento.

As teorias de motivação, de Abraham Maslow, Fred Herzberg e David McClelland, são, essencialmente, teorias de

  • A. traços.
  • B. processo.
  • C. conteúdo.
  • D. desempenho.
  • E. percepção.

A grande maioria dos programas de avaliação de desempenho, na prática do dia a dia, recebe críticas relacionadas à centralização excessiva dos resultados que apresentam. Ou seja, com exceção de alguns métodos, como o de 360 graus, a crítica enfoca, principalmente, o sistema decisório do programa e a participação efetiva do

  • A. avaliado.
  • B. avaliador.
  • C. supervisor funcional.
  • D. comitê de recursos humanos.
  • E. revisor.

Quando, diante da pergunta:

− Qual é a melhor maneira para um gerente se comportar, de modo autocrático ou democrático?

O interlocutor tenta identificar um conjunto de condições em que um estilo de supervisão acarretasse resultados superiores se comparado a outro, trata-se do método

  • A. de qualidade.
  • B. das relações humanas.
  • C. da administração científica.
  • D. da contingência.
  • E. de incidentes críticos.

Acerca da educação corporativa e educação a distância, julgue os itens que se seguem. A parceria entre empresas e instituições de ensino superior caracteriza uma prática da educação corporativa para a formação de competências.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da educação corporativa e educação a distância, julgue os itens que se seguem. A gestão por competências é uma prática que contribui para o sucesso da educação coorporativa nas organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado
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