Questões de Psicologia do ano 2014

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No cotidiano escolar, tem se tornado constante notícias sobre agressões físicas e psicológicas entre aluno-aluno, aluno-professor, aluno-direção etc. Embora a violência configure-se como um fenômeno complexo, tem se buscado uma série de intervenções especificas para inibir esse fenômeno crescente. O psicólogo escolar tem um papel fundamental dentro do combate à violência na escola, desenvolvendo ações, como

  • A. a valorização dos integrantes da comunidade escolar, possibilitando a abertura de um canal de expressão para alunos, professores, pessoal técnico e família.
  • B. a elaboração de materiais com conteúdos sobre violência, orientando e ressaltando as punições aos agressores.
  • C. a contribuição com o diálogo entre os participantes dos atos violentos, mas sem envolvimento com as questões políticas sobre violência.
  • D. o desenvolvimento de campanhas de prevenção da violência escolar valorizando e discutindo a violência como um problema específico da comunidade escolar.

Na atuação da psicologia escolar, é necessário que o psicólogo tenha conhecimentos que possam favorecer de forma significativa seu trabalho. Dentre esses temas, é essencial para a atuação do psicólogo escolar conhecer

  • A. o currículo escolar e psicopatologia da criança.
  • B. a aplicação de técnicas terapêuticas para os problemas de aprendizagem e o psicodiagnóstico.
  • C. as políticas educacionais e os projetos pedagógicos da instituição.
  • D. o planejamento pedagógico e a aplicação de técnicas terapêuticas para os problemas de aprendizagem.

A atenção é um processo mental que permite concentrar a atividade psíquica sobre um estímulo específico. Atualmente, muitas pesquisas têm demonstrado um aumento no número de pessoas que desenvolvem dificuldades nessa área. São transtornos de atenção

  • A. a Hipoestesia e a Hiperprosexia.
  • B. a Hipoprosexia e a Distrabilidade.
  • C. a Aprosexia e Hipermnésia.
  • D. a Distrabilidade e a Hiperestesia.

A Psicodinâmica do Trabalho, abordagem científica desenvolvida na década de 1980, consiste na análise psicodinâmica dos processos intra e intersubjetivos mobilizados pela situação de trabalho. Essa abordagem tem como elementos centrais

  • A. a psicodinâmica do reconhecimento e a gestão do trabalho.
  • B. as somatizações e o processo de intensificação do trabalho.
  • C. o sofrimento e os modos de subjetivação da classe trabalhadora.
  • D. as psicopatologias relacionadas ao trabalho e o nexo causal.

A crença que uma pessoa tem sobre suas capacidades de obter sucesso em uma atividade assume grande importância para o sucesso de um treinamento. Assinale a opção que apresenta o nome correto desse conceito.

  • A. Expectância.
  • B. Necessidade de Realização.
  • C. Teoria Y.
  • D. Auto-Eficácia.

Na temática comunicação, o feedback serve como um processo de ajuda para mudanças de comportamento. O processo auxilia um indivíduo ou grupo a melhorar seu desempenho e alcançar seus objetivos. O feedback deve ser, tanto quanto possível,

  • A. específico, ou seja, levando em consideração as necessidades do emissor.
  • B. oportuno, fazendo com que o receptor repita o que entendeu.
  • C. esclarecido, pois deve ocorrer imediatamente após o comportamento que se deseje modificar.
  • D. descritivo, ou seja, sem julgamentos e com apenas o relato de eventos.

A Empatia é uma habilidade dentro das relações humanas que se refere à capacidade de compreensão de sentimentos e pensamentos do outro, comunicando-lhe, de forma adequada, a compreensão desse sentimento. Essa habilidade envolve diversos componentes, entre os quais

  • A. o componente afetivo, que consiste em entender e interpretar pensamentos do interlocutor.
  • B. o componente cognitivo, que se refere a experienciar as emoções do interlocutor, mantendo controle sobre elas.
  • C. o componente comportamental, que consiste em expressar compreensão e sentimentos ao interlocutor.
  • D. o componente intelectual, que se refere ao conhecimento prévio da situação.

Ao analisarmos uma estrutura organizacional, podemos investigar os mecanismos básicos de divisão e integração das partes, do trabalho, ou das pessoas que compõe essa organização. Sobre esses mecanismos, é correto afirmar que

  • A. o mecanismo de hierarquia é um mecanismo de divisão.
  • B. o mecanismo de especialização é um mecanismo de integração.
  • C. o mecanismo de centralização é um mecanismo de integração.
  • D. o mecanismo de supervisão direta é um mecanismo de divisão.

A cultura de uma organização responde dois grandes desafios enfrentados pelas organizações: problemas de integração interna de natureza socioemocional de seus membros e problemas de adaptação externa e sobrevivência. Constitui-se como parte do primeiro desafio

  • A. definir a missão da organização.
  • B. decidir sobre metas para concretizar objetivos.
  • C. elaborar critérios de desempenho para os propósitos organizacionais.
  • D. discernir os que fazem e os que não fazem parte do grupo.

A perspectiva construcionista social ou construtivista parte do pressuposto de que as pessoas são sempre ativas e não reagem de forma mecânica aos eventos externos. A realidade não é fixa, mas muda o tempo inteiro. Por isso, um fenômeno deve ser estudado a partir da explicação dos sujeitos. Dentro dessa perspectiva, as organizações são vistas como

  • A. entidades concretas, um organismo vivo.
  • B. ativas e responsáveis pela constante mudança da realidade externa.
  • C. uma construção social e mudam de forma contínua porque é formada por pessoas.
  • D. o elemento central da perspectiva.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...