Questões de Psicologia do ano 2014

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Dentro dos grupos de trabalho, costuma existir um fenômeno chamado de diversidade cultural, que é definido como a representação, em um sistema social, de pessoas com diferentes identidades grupais. Caso a diversidade cultural não seja bem trabalhada, alguns fenômenos prejudiciais podem ocorrer, tais como

  • A. a estereotipia, que é consequência do preconceito e refere-se a uma ação, ao comportamento em si.
  • B. os esquemas, que são redes de informações organizadas mentalmente e interconectadas, baseadas em experiências pessoais.
  • C. a discriminação, que são generalizações de crenças sobre características de um determinado grupo para todos os membros desse grupo.
  • D. o preconceito, uma atitude negativa com grande carga afetiva perante integrantes de um grupo.

Considerando os processos psicológicos básicos, a apreensão de uma situação objetiva baseada em sensações, acompanhada de representações e frequentemente de juízos, num ato único, o qual somente pode ser decomposto por meio de análise, denomina-se

  • A. Inteligência.
  • B. memória.
  • C. sensação.
  • D. percepção.

Segundo a teoria de mediação de Vygotski, as funções psicológicas superiores organizam a relação entre o homem e o mundo real por meio de mediadores denominados

  • A. pensamento e linguagem.
  • B. signo e símbolos.
  • C. instrumentos e signos.
  • D. instrumentos e símbolos.

A abordagem psicoterapêutica que se baseia em princípios e teorias da aprendizagem para explicar tanto o surgimento quanto a eliminação de sintomas psicopatológicos por meio da aplicação de suas técnicas chama-se

  • A. Psicoterapia de Orientação Analítica.
  • B. Psicoterapia Existencial.
  • C. Psicoterapia Gestalt.
  • D. Psicoterapia Comportamental.

Segundo Piaget, o processo de desenvolvimento cognitivo pode ser definido como um passo progressivo e continuado de níveis de equilíbrio inferiores a níveis superiores nos intercâmbios cognitivos entre os indivíduos e o meio. Esse mecanismo de equilibração é possível devido ao

  • A. jogo de assimilação e acomodação.
  • B. esquema de experiência com objetos físicos.
  • C. processo de interação com outras pessoas.
  • D. nível de competência intelectual.

A liderança estratégica pode ser definida como a habilidade de influenciar outras pessoas a tomar, de forma voluntária e rotineira, decisões que aumentem a viabilidade em longo prazo da organização, ao mesmo tempo em que mantém a estabilidade financeira em curto prazo. É característica dos líderes estratégicos:

  • A. são especialistas na sua área funcional.
  • B. enfatizam o comportamento ético e decisões baseadas em valores.
  • C. influenciam os atos e as decisões das pessoas com quem trabalham.
  • D. influenciam atitudes e opiniões das pessoas dentro da organização.
  • E. trabalham para aprimorar estratégias e novas abordagens para problemas antigos.

No Brasil, Seligmann-Silva (1994) identifica a existência de um campo de estudo interdisciplinar voltado para a análise das conexões entre saúde mental e trabalho, mediante a integração de “olhares” distintos, apresentando o conceito de desgaste como opção conceitual integradora. O desgaste psíquico foi associado, pelo autor, à imagem de “mente consumida” reunindo as seguintes abrangências:

I. quadros clínicos relacionado são desgaste orgânico da mente;

II. oscilações do humor associadas à transtornos de personalidade;

III. as variações do “mal-estar”, das quais a fadiga é uma das analisadas;

IV. desgastes que afetam a identidade do trabalhador, ao atingir valores e crenças, que podem ferir a dignidade e a esperança.

Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I e IV, apenas.
  • E. I, III e IV, apenas.

Dentre os modelos de explicação das relações entre saúde mental e trabalho, podemos definir duas principais correntes: a psicodinâmica do trabalho e os estudos que tratam da relação entre estresse e trabalho. Esta última vertente preocupa-se com a determinação dos fatores potencialmente estressantes em uma situação de trabalho; nessa perspectiva, Karasek e Theorell (1990) propõem um modelo com uma abordagem tridimensional, contemplando os seguintes aspectos:

  • A. exigência/influência; tensão/aquisição e suporte social.
  • B. cobrança/controle; conflito/aprendizagem e apoio social.
  • C. exigência/controle; tensão/aprendizagem e suporte social.
  • D. exigência /monitoramento; tensão/aquisição e apoio social.
  • E. cobrança/monitoramento; conflito/aprendizagem e suporte social.

No processo de diagnóstico e de intervenção do psicólogo do trabalho, a noção de carga de trabalho está intrinsecamente relacionada com o conceito de trabalho prescrito (tarefa) e trabalho real (atividade), pois a passagem do que foi prescrito pela organização do trabalho para sua realização propriamente dita implica um maior ou menor custo humano do trabalho. Nessa ótica, Ferreira e Freire (2001) classificam as duas dimensões do trabalho (o prescrito e o real) como:

  • A. fatores de risco no trabalho.
  • B. condutores prescritos e reais.
  • C. vetores da carga de trabalho.
  • D. condutores de exigências de trabalho.
  • E. vetores de acomodação e aceleração de trabalho.

Durante décadas acreditou-se na figura do líder nato. Atualmente é mais aceita a posição da liderança como fenômeno decorrente da interação entre os participantes, com acentuada dependência dos objetivos e clima do grupo. Kurt Lewin (1892-1947), um dos psicólogos pioneiros nos estudos sobre grupo, identificou três tipos de liderança:

  • A. Imperativa, cortês e visionária.
  • B. Autoritária, democrática e visionária.
  • C. Autocrática, carismática e visionária.
  • D. Autoritária, carismática e permissiva (ou Laissez-faire).
  • E. Autocrática, democrática e permissiva (ou Laissez-faire).
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