Questões de Psicologia do ano 2014

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À medida que o interesse pela experiência de grupo e pela sua realização cresceu no campo da Psicologia, desenvolveuse uma vasta gama de modalidade de grupos. A definição “grupo que pretende acentuar o crescimento pessoal e o desenvolvimento e aperfeiçoamento da comunicação e relações interpessoais, através de um processo experiencial”, refere-se a

  • A. grupo-T.
  • B. grupo de encontro.
  • C. grupo centrado na tarefa.
  • D. grupo de treino de sensibilidade.
  • E. grupo de desenvolvimento da organização.

Para Martín-Baró (1989) a identidade do grupo; o poder de que dispõe o grupo em suas relações com os demais grupos; e a atividade grupal são dimensões para diferenciar três tipos de grupos:

  • A. primários, funcionais e estruturais.
  • B. primários, funcionais e operacionais.
  • C. inatos, socializadores e organizativos.
  • D. inatos, socializadores e segregadores.
  • E. primários, secundários e organizativos.

O método preconizado em Psicodinâmica do Trabalho é construído a partir de uma série de etapas que servem de norteadores para o trabalho de campo. No livro A Loucura do Trabalho, Cristhophe Dejours (1987) descreve exaustivamente as principais etapas previstas nesse método. A etapa onde se busca, a partir das elaborações, interpretações, hipóteses, temas e comentários registrados durante cada encontro, formar um relatório a ser discutido com os trabalhadores, denomina-se

  • A. pré-enquete.
  • B. interpretação.
  • C. validação ampliada.
  • D. análise da demanda.
  • E. validação e refutação.

Sabemos que no campo da Psicologia Organizacional há uma variedade de métodos para avaliar o desempenho humano. O método que consiste em avaliar o desempenho das pessoas através de blocos de frases descritivas que focalizam determinados aspectos do comportamento, denomina-se

  • A. escolha forçada.
  • B. escalas gráficas.
  • C. listas de verificação.
  • D. pesquisa de campo.
  • E. métodos dos incidentes críticos.

As doenças do trabalho referem-se a um conjunto de danos ou agravos que incidem sobre a saúde dos trabalhadores, causados, desencadeados ou agravados por fatores de risco presentes nos locais de trabalho. Tradicionalmente, os riscos presentes nos locais de trabalho são classificados em:

  • A. agentes químicos, agentes psicológicos, agentes biológicos e carga de trabalho.
  • B. agentes físicos, agentes químicos, agentes psicológicos e agentes territoriais.
  • C. agentes biológicos, agentes psicopatológicos, agentes físicos e agentes territoriais.
  • D. agentes físicos, agentes químicos, agentes biológicos e organização do trabalho.
  • E. agentes químicos, agentes físicos, agentes psicopatológicos e organização do trabalho.

A proposta de Martín-Baró (1989) de uma teoria dialética sobre o grupo humano se constrói a partir de uma análise crítica sobre as teorias grupais. O autor compreende que na sociedade atual, o grupo na sua singularidade expressa múltiplas determinações e as contradições presentes no capitalismo; ele aponta três grandes problemas da maioria dos modelos utilizados pela psicologia social tradicional:

  • A. a perspectiva generalista, a ideia de neutralidade científica e o a-historicismo.
  • B. a perspectiva universalista, a ideia de neutralidade científica e o a-historicismo.
  • C. o a-historicismo, a pseudoneutralidade científica e política e a perspectiva universalista.
  • D. a parcialidade dos paradigmas predominantes, a perspectiva individualista e o a-historicismo.
  • E. a parcialidade dos paradigmas predominantes, a perspectiva generalista e a ideia de neutralidade científica.

De acordo com Borges-Andrade e Abbad (1996), uma das características essenciais do conceito de “Treinamento” (T) é a noção de que ele representa um esforço despendido pelas organizações para propiciar oportunidades de aprendizagem aos seus integrantes. O conceito de “Desenvolvimento” (D), na literatura clássica da área, é compreendido como mais abrangente, incluindo ações organizacionais que estimulam o livre crescimento pessoal de seus membros, que não visam necessariamente à melhoria de desempenhos atuais ou futuros. Atualmente T & D podem ser vistos como um sistema, integrado por três elementos:

  • A. avaliação de necessidades; planejamento do treinamento e sua execução; e avaliação do treinamento.
  • B. diagnóstico organizacional; planejamento do treinamento e sua execução; e avaliação do treinamento.
  • C. levantamento de necessidades; planejamento e execução do treinamento; e avaliação da progressão funcional.
  • D. avaliação da progressão funcional; planejamento e execução do treinamento; e avaliação do clima organizacional.
  • E. avaliação do clima organizacional; planejamento da progressão funcional; execução e avaliação do treinamento.

A Psicodinâmica do Trabalho compreende que o trabalho é um elemento central na construção da saúde e identidade dos indivíduos e que sua influência transcende o tempo da jornada de trabalho propriamente dita; por isso, utiliza um método específico que liga a intervenção à pesquisa e é pautado nos princípios da pesquisa-ação, devido às suas características específicas. Tal método é intitulado

  • A. terapia funcional.
  • B. clínica do trabalho.
  • C. clínica ocupacional.
  • D. psicoterapia laboral.
  • E. abordagem psicossocial do trabalho.

A modelagem de cargos é um tema importante na abordagem do desenvolvimento e treinamento de pessoal nas empresas. Sua definição envolve a especificação do conteúdo de cada cargo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos da empresa ou organização. Atualmente, existem três modelos de desenho de cargos:

  • A. o clássico, o holístico e o tradicional.
  • B. o clássico, o mecanicista e o holístico.
  • C. o clássico, o humanístico e o contingencial.
  • D. o tradicional, o holístico e o comportamental.
  • E. o clássico, o humanístico e o comportamental.

Assinale a alternativa INCORRETA quanto aos conceitos e passos operacionais que o terapeuta de grupos deve seguir na tarefa corretora, segundo Pichon-Rivière.

  • A. Análise dos mecanismos de splitting.
  • B. O conceito de porta-voz.
  • C. Análise das fantasias de onipotência e impotência.
  • D. A análise do mal-entendido básico.
  • E. O conceito de esquizotipia grupal.
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